quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cientistas criam vacina que corta efeito do crack e cocaína.






Uma ótima notícia para quem sofre da dependência criada pelo crack e cocaína, e que pode revolucionar as políticas de combate às drogas.

Imagem relacionada


Cientistas da Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York, EUA, criaram uma vacina capaz de cortar o efeito do crack e cocaína. Os testes da vacina tiveram sucesso em ratos e macacos.

Os pesquisadores manipularam um vírus que causa a gripe comum. Depois, o mesmo vírus foi injetado nas cobaias. E algo inesperado aconteceu: o sistema imunológico dos ratos criou uma defesa contra a molécula, que tem o mesmo formato da molécula de cocaína.


Imagem relacionada

“Nós ensinamos o organismo a ver a molécula de cocaína como intrusa”, explica o geneticista Ronald Crystal, líder do estudo.

Então, os pesquisadores descobriram que se o animal consumisse cocaína, ela seria destruída pelo organismo. A vacina não causou efeitos colaterais, mas a eficácia nos ratos foi de apenas 13 semanas.

Não se sabe por quanto tempo ela será eficaz em humanos. Além disso, a vacina não elimina a dependência química e psíquica, quando o dependente sente falta da droga e continua tendo vontade de consumi-la. Sendo assim, o tratamento não descarta o acompanhamento psicológico do paciente para vencer a luta contra o vício.

Nenhum comentário: