segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A CULINÁRIA ITALIANA,QUARTA POSTAGEM POSTAGEM DA SÉRIE " SEGUNDA POSTAGEM DA SÉRIE "A CULINÁRIA DE ALGUNS PAÍSES MAIS COMENTADAS" DICAS E RECEITAS... Veja alguns pratos típicos!


A culinária italiana é muito difundida pelo mundo, poucos resistem ao sabores e opções típicos da Itália.

A comida é cultura na Itália

Comida para italiano é assunto sério. Todo italiano sabe fazer algum prato típico ou a mamma sabe prepará-lo como ninguém. Na Itália come-se muito bem e isso acontece principalmente pela qualidade dos produtos gastronômicos do país. A culinária aqui é toda baseada em ingredientes frescos e da estação, tudo feito com muito cuidado e respeito às tradições.
Apesar de ser uma culinária bem difundida no mundo todo, nem só de pizza e gelato vivem os italianos. Por isso, eis aqui uma lista com 10 comidas típicas da Itália.
Olive Ascolane



São grandes azeitonas verdes, recheadas, empanadas e fritas. O recheio é feito com uma mistura de carnes (gado, frango e porco), temperinhos, farinha de rosca e queijo parmesão. É um prato típico da região de Marche, e é tão comum no país que em todo supermercado é possível encontrá-las no setor de congelados.

Nas festas e feiras que possuem barraquinhas de comidas típicas da Itália sempre tem olive ascolane, que são vendidas em cones de papel.
Cotoletta alla milanese


É um bife de bisteca de vitelo, obviamente com osso, empanado e frito na manteiga. Prato típico da região da Lombardia, é servido com batatas assadas e rodelas de limão.

É muito gostoso, mas bem diferente do bife a milanesa que conhecemos, até porque, esse bifinho empanado, de italiano só tem o nome, já que é uma criação da culinária de imigração ítalo-argentina.
Porchetta


Típica da região do Lazio, a Porchetta é uma das comidas de rua italiana. Consiste num porco inteiro, desossado e muito bem temperado, assado num espeto de 2 a 5 horas.
Brasil ✈ Itália a partir de R$ 1000 Confira passagens do seu aeroporto e economize até 37% »

Depois de pronta é cortada em finas fatias e servida com pão. Em toda feira de comidas típicas da Itália que se preze tem Porchetta. É paixão nacional e meu marido ama!
Arancino (ou arancina e no plural arancini/arancine)


É o bolinho de arroz italiano. Prato típico da Sicília, é um bolinho de risotto, recheado normalmente com molho vermelho de carne e queijo, empanado com uma massa de farinha e água (pastella) e frito.

É delicioso e pode ser recheado de presunto e queijo, entre outros sabores. Tem esse nome por causa do formato que lembra uma laranjinha (arancia em italiano é laranja).

Veja como é a Torre de Pisa e se vale a pena visitar.
Trippa alla Romana


Uma das comidas típicas da Itália mais populares e antigas. É a dobradinha (ou tripada) dos italianos, típica de Roma e é costume comê-la aos sábados.
É feita com estômago de boa procedência (ou bucho, como preferirem), molho de tomate, queijo pecorino, cebola, alho, cenoura e é perfumada com menta romana. Dizem que é muito gostosa, mas esse prato, eu passo.
Piadina Romagnola


A piadina é um pão fininho, feito com farinha de trigo, água, sal, fermento e frito na frigideira. Típico da região da Emilia Romagna, é servido como um “sanduíche“, recheado com o que a imaginação permitir.

É super popular aqui no País da Bota e você encontra “piadinerias” em todo lugar, além de achar em qualquer supermercado pacotes de piadina para fazer em casa. Aqui costumamos fazer um recheio de atum, cebola e queijo que fica maravilhoso.
Bistecca alla Fiorentina


É a bisteca de gado típica de Firenze. Na verdade, é um suculento bife grande de bisteca (T-bone), de 4 a 6 cm de altura, grelhado. É servida com salada. Um verdadeiro espetáculo para quem gosta de carne.

Bucatini all’amatriciana


Eu sei, você chegou até aqui pensando: E cadê a macarronada? Aqui está: bucatini all’amatriciana. Prato típico de Amatrice, cidade da região central da Itália, é super tradicional.

O bucatini é um tipo de massa longa com um buraco no meio, que parece um spaghetti grosso. O molho é a base de tomates, guanciale (tipo um bacon feito com a bochecha do porco) e queijo pecorino. Melhor impossível!
Cannolo


Acho que este é o doce italiano mais famoso no mundo todo. O cannolo é um canudo de massa crocante recheado com creme doce de ricota de leite de ovelha, que pode ter cerejas, pistache, gostas de chocolates…É pura perdição!

Da próxima vez que você vier à Itália, que tal fugir do óbvio e experimentar alguma das comidas típicas da lista acima, que são veramente italianas?



Confira alguns dos pratos típicos.

A culinária italiana é famosa em todo mundo, difícil alguém que resista às irresistíveis massas entre outras opções típicas da Itália. A massa e a pizza são os mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos dos pratos.

O cardápio típico à italiana, começa com os antipasti (antes da comida), são pratos leves, como saladas, verduras, entre outros. Depois serve-se o primeiro prato de massa, arroz ou polenta, e carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar a sobremesa ou frutas da estação. Conheça alguns pratos e especialidades dessa incrível culinária:





Risoto

O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.

Tortellini de Bolonha



O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappellettis. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes.

Lasagna




Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.

Carpaccio




Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.

Bruschetta



O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados. Aprenda 5 receitas diferentes de Bruschetta.

Gnocchi




Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.

Alcachofras à moda romana



Este legume originário do Oriente é muito valorizado na cozinha regional italiana. A alcachofra típica romana redonda e carnuda pode ser preparada de duas maneiras distintas. Na receita à moda romana, o ingrediente cozinha lentamente em caldo suave, com alho e salsa. Macio como manteiga, o resultado final proporciona uma satisfação gastronômica divina. A alcachofra inteira pode ser fatiada e comida.

Ciabatta



A ciabatta é um pão branco de origem italiana. Normalmente a sua receita inclui a preparação da biga ou esponja, que é uma mistura de farinha, fermento e água algumas horas antes do preparo da massa propriamente dita. O seu nome vem do italiano para chinelo, em alusão ao seu formato achatado. Como na sua composição existe uma grande porcentagem de água, este pão apresenta um miolo bem mole e aerado.

Gellato




O tipo de sorvete mais comum da Itália, o Gelatto é bem semelhante ao sorvete tradicional, porém com menos açúcar e com menos gordura. Mas possui os mesmos sabores de um sorvete comum.

Tiramisù


Sobremesa italiana super conhecida e tradicional a base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone. Sua origem é complicada, e até existe uma disputa entre o Veneto, Friulli-Venezia Giulia e a Toscana pela maternidade do doce.



O Tiramisù é um doce típico italiano que leva como principal ingrediente o queijo tipo Marcarpone que possui de 60% a 75% de gordura, mas o gosto que se acentua na sobremesa é o do café. 


O nome Tiramisù vem do dialeto veneto e a tradução é algo como levanta-me e dizem as más línguas que é porque o doce é afrodisíaco. Se é verdade eu não sei, mas é a minha sobremesa italiana preferida.

Que tal fazer uma festa temática com pratos italianos? Aqui no GetNinjas você encontra cozinheiros especializado em preparar refeições para casamentos, festas, aniversários, infantil, recepção empresarial, coffee-break, debutante e formaturas. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.

Nenhum comentário: