sábado, 22 de julho de 2017

Conheça 15 curiosidades sobre a banana.

Conheça 15 curiosidades sobre a banana


O mais famoso fruto tropical vem ganhando a cada dia mais espaço nas dietas. Conheça 15 curiosidades sobre a banana:

1. Origem da Banana

A banana é uma fruta originária do Sudeste Asiático, e costuma ser cultivada em regiões de clima tropical.


Imagem relacionada

2. Banana como fonte de nutrientes

De acordo com a Organização da Comida e da Agricultura – FAO em inglês -, a fruta é uma grande fonte de vitaminas C e B6. Rica em sacarose, frutose, glicose, fibras e sais minerais, como cálcio, ferro, sódio, zinco, potássio, magnésio, fósforo, e vitaminas, como a A, B1, B2 e C; possui poucos lipídios, sendo, portanto, de fácil digestão.



3. Cultivo da banana

São cultivadas em diversas regiões do planeta, sobretudo em regiões de clima tropical, onde há calor e chuvas constantes, ideais para seu cultivo.

4. Tipos

Há cerca de mil tipos de banana que estão distribuídos no planeta. As mais populares no Brasil são banana-nanica, banana-prata, banana-ouro, banana-maçã e banana-da-terra.tipos de bananas

5. Experimentos científicos

A universidade australiana de Queensland realizou um estudo com bananas que durou 9 anos. A fruta foi geneticamente modificada, e ao ser ingerida estimulava o corpo humano a produzir vitamina A, que está associada a benefícios no campo da visão e desenvolvimento/ fortificação dos ossos.

6. Banana como calmante

Atua como calmante intestinal, estimula a produção de serotonina – hormônio que afeta o humor-, melhora a circulação sanguínea e pressão arterial, e também previne câimbras. Assim, a banana tem um efeito antidepressivo, fato que foi descoberto pelo Instituto de Pesquisa de Alimentação e Nutrição das Filipinas.



7. Banana como causa de escorregões

Você já deve ter visto em algum lugar, principalmente em desenhos animados, que a banana é constantemente a causa de um belo escorregão. Partindo dessa curiosidade, um professor da universidade japonesa de Kitasato decidiu medir os coeficientes de atrito da casca da fruta, o que lhe rendeu o prêmio Ig Nobel de Física.

(Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário