sexta-feira, 3 de junho de 2016

1000 FACES DO VINAGRE! Muito bom, fiquei impressionado!





O vinagre branco é um ótimo ingrediente para se limpar a casa. À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares.



Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza (por isso tira manchas de mofo e suor, por exemplo) e conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. Não irrita a pele e não agride o meio ambiente. Hoje vamos conhecer o poder e as 1000 faces do vinagre na limpeza do nosso lar, quanto ao vinagre como amaciante de roupas já falamos aqui: vinagre para lavar a roupa.

Vinagre na cozinha: Fica tudo brilhando e esterilizado. Nada melhor que o vinagre para limpar fogão. O fogão fica como um espelho, sem manchas e sem aquele aspecto opaco para limpar o Microondas também é excelente e tira o mau cheiro de comidas fortes, já que absorve odores. Basta colocar um copo pequeno, com 1/4 de vinagre, completar com água e deixar 5 minutos, depois passar um pano limpo. O microondas fica limpinho e sem cheiro. O cheiro do vinagre, apesar de não ser muito agradável, some rapidamente e leva com ele o cheiro ruim também. (Falando em cheiro, tira muito bem o cheiro de cigarro e por isso é ótimo para limpar cinzeiros).

Para lavar cristais e deixá-los com mais brilho, basta lavar normalmente com detergente, enxaguar bem e depois colocar de molho em água morna com um pouco de vinagre. Depois de uns 15 minutos, retire e seque com um pano limpo.


Uma coisa que acontece muito na Hungria é a calcificação em eletrodomésticos como a cafeteira e a máquina de ferver água. Para deixá-las como novas, basta deixar passar por elas água com bastante vinagre. Isso a dona de casa húngara sabe muito bem e vem de geração para geração o truque para se livrar daquele empedramento que entope tudo.

Vinagre na sala: Esfregue os tapetes com escova, água e vinagre (além das cores mais vivas, há a proteção bactericida, dica importante para alérgicos). O vinagre tira mancha de café ou ketchup no carpete, basta aplicar uma esponja com água e vinagre e depois passar um pano seco. Repita isso até que a mancha saia.

Para limpar piso frio também é muito bom, misture com água e deixe o piso desinfetado e brilhando. A dona de casa com criança pequena, principalmente engatinhando, mantém dessa forma o chão facilmente limpo.

Para quem tem animais em casa, o vinagre retira muito bem os odores e em caso de xixi, tirar o excesso e aplicar puro no local, depois secar.



Vinagre no quarto: Para limpar colchão de criança com xixi é ótimo! Aplique-o puro no local e deixe absorver um pouco. Se puder levar o colchão ao sol, fica ainda melhor, se não é possível, apenas deixe o colchão em pé para ventilar e secar com mais rapidez.

Para colchões e travesseiros do dia a dia, borrife misturado com água e se possível, leve ao sol. Para pessoas com alergia é uma dica preciosa, pois travesseiros e colchões são vilões na hora de juntar ácaros, o vinagre mantém esterilizado.

Vinagre no banheiro: Como o vinagre esteriliza e tira odores, é algo que sempre uso para limpar o banheiro também. Um pano umedecido com vinagre, depois da limpeza pesada, deixa seu banheiro impecável e os azulejos brilhando.

O acúmulo de minerais da água pode entupir a saída de água do chuveiro. Para desentupir retire o bocal do chuveiro e ponha de molho em uma solução de duas partes de vinagre para uma de água por meia hora.

Para limpar a porta de vidro do box, aqueça o vinagre e aplique com uma esponja. Espere secar e passe de novo o vinagre quente com a esponja e a seguir com um pano sem felpas. O mesmo serve para os azulejos manchados pelo calcário.



Vinagre na lavanderia: Já mostramos o poder do vinagre branco para lavar e amaciar roupas no texto Vinagre para lavar a roupa (se ainda não viu vai lá, é ótimo), mas vamos complementar o que foi falado no post. Vinagre é ótimo para lavar roupas brancas ou coloridas. Ou seja, é seguro lavar qualquer tipo de roupa com ele. O vinagre esteriliza as roupas e algumas manchas acabam saindo melhor com ele do que com alvejante. Acontece de alguns alvejantes não tirarem manchas tão bem quanto o vinagre, mas não pelo fato de o vinagre ser um alvejante mais forte, mas pelo fato de esterelizar.

Como teste, lavei uma peça de roupa branca aqui em casa (moro na Hungria, mas venho lá de vez enquando ao Brasil, onde estou agora, e algumas roupas minhas ficam por aqui, o que quer dizer que sempre encontro manchinhas de mofo) que não queria ficar branquinha, havia uma mancha amarelada, causada por ficar guardada muito tempo. Alvejantes não tiraram a mancha, então parti para deixar de molho no vinagre. E não é que a roupa voltou a ficar branca? Porém, não foi descolorindo a roupa, coisa que os alvejantes à base de hipoclorito de sódio fazem, que saiu a mancha e sim a esterelizando. Aí a diferença.

Vinagre para limpar vidros: Retire o pó do vidro com um pano macio, dissolva três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna, umedeça na mistura um pano macio e limpo que não solte felpas, torça muito bem e passe no vidro. Passe outro pano seco, que não solte felpas e use um jornal amassado para dar aquele brilho.

Na tela do computador e da TV também pode ser usado, basta colocar um pouco de vinagre num papel toalha macio e passar na tela.

Vinagre contra mofo e cheiro de tinta: Basta colocar um pouco de vinagre num pano úmido e limpar armários, banheiros, pisos de madeira… No caso de armário, você pode colocar um pedaço de giz depois da limpeza, para absorver a umidade. Deixe as portas abertas para arejar bem e sair o cheiro.

Para tirar cheiro de tinta fresca, molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local.



Como você pode ver, o vinagre é um maravilhoso aliado da dona de casa e muitas de nós não sabemos disso. Eu não sabia muita coisa até começar a pesquisar seus poderes. Isso significa muita economia e saúde para seu lar, já que é muito mais barato que os produtos químicos e não agride nem aos moradores e nem à natureza.

Tenha pés macios com ingredientes da sua casa.
Em uma bacia adicione uma xícara de água quente ou morna, meio copo de Listerine azul (antisséptico bucal) e meia xícara de vinagre branco. Deve cobrir a planta do pé e o calcanhar. Deixe seus pés na solução por 15 minutos e a pele morta começará a descascar.

OUTRA SUGESTÃO,

USE O VINAGRE COM UMA COLHER DE BICARBONATO DE SODIO EM UMA BACIA DE AGUA MORNA E MERUGULHE OS PES, DEIXAR POR UNS 30 MINUTOS, PASSE A LIXA DE PES, FICARA MARAVILHOSO, SEUS PES, SUPER FINOS...

Se você tem mais dicas sobre vinagre, compartilhe com a gente nos comentários!

29 comentários:

Unknown disse...

Show. Vou adotar algumas das dicas.

João Eli Cassab disse...

Massa!

Unknown disse...

Sempre usei e faço uso na limpeza da casa diariamente. Uso TB na podologia para assepsia dos pés é um excelente ácido e bactericida.

Unknown disse...

Eu sempre usei o vinagre é gosto muito e aqui aprendi novas experiências não sabia esta dos pés e gostei muito.

Regi disse...

Eu uso o vinagre branco com detergente neutro para dar banho em meus cachorros acaba com as pulgas e não causa
alergia neles... a mesma medida dos dois misturados

Unknown disse...

Muito útil.amei.

João Eli Cassab disse...

Perfeito, valeu!

João Eli Cassab disse...

Isso aí!

João Eli Cassab disse...

Excelente! valeu!

João Eli Cassab disse...

Obrigado ... Valeu!

Anônimo disse...

Eu já utilizava o vinagre na limpeza da casa,mas aprendi várias coisas que não sabia. Como pra os pés

Unknown disse...

Gostei muito de saber como o vinagre e útil.

Unknown disse...

Adorei a dica obg

Unknown disse...

Uso o vinagre branco pra lavar roupas de cama e toalhas fica muito macio além de ser ótimo para limpar a máquina.

Vanessa disse...

Em época de corona vírus uso para tudo aqui! Mas hora e diretamente nas fugas dos pisos e depois uma estragada de leve deixa elas como nova!

Eliene disse...

Essa medida de meio copo de listerine azul são mais ou menos quantos ML , a quantidade?

Unknown disse...

Eu muito bom vinagre pra mim es como sal não poje fatal em casa eu amo

Unknown disse...

USE O VINAGRE COM UMA COLHER DE BICARBONATO DE SODIO EM UMA BACIA DE AGUA MORNA E MERUGULHA OS PES E DEIXA POR UNS 30 MINUTOS,PASSE A LIXA DE PES,FICARA MARAVILHOSO SEUS PES, SUPER FINO....

Unknown disse...

Pode ser qualquer vinagre

Unknown disse...

Vinagre na minha casa é indispensável, uso em tudo, na lavagem das roupas, na cozinha, quando meu gato faz xixi coloco o vinagre, pronto o mal cheiro some, enfim são inúmeras as utilidades.

Anônimo disse...

Adoroooooooooo.Uso na limpeza de casa, na pia, no chão ,na roupa.
Tira o cheiro de fritura������

Anônimo disse...

eu uso vinagre em tudo aqui em casa....

Unknown disse...

Realmente o vinagre é maravilhoso e indispensável na minha casa


Unknown disse...

Adorei as dicaa.

Jack Soares disse...

Amei as dicas. Parabéns!

Anônimo disse...

Usar o vinagre puro, para limpar o rejunte, esfregando um pouco, com uma escovinha de dente velha, principalmente o da cozinha e lavanderia, não tem igual. Sem falar, que o rejunte dura bastante tempo limpo. É uma benção!!!

flavio lucio disse...

EITA!!!!! QUE COISA BOA HEM . OBRIGADA PELAS DICAS PARABENS PAGINA MARAVILHOSA...

Unknown disse...

Amei

Unknown disse...

Dicas preciosas.