quarta-feira, 5 de novembro de 2014

QUANDO A COMIDA NÃO CAI BEM, você deve ficar alerta.





Quando a comida não cai bem, você deve ficar alerta

Guaira 6 de dezembro de 2017 +Saúde Deixe um comentário 1,011 Visualizações

Pare e pense: tão importante quanto o que você come, é a maneira como você come
Por Su_Monteiro (@su_cozinhavegetal )

Comer é algo tão rotineiro que às vezes não nos damos conta da importância deste ato. Comer implica em fazer digestão. E uma digestão bem feita é o primeiro passo para uma boa saúde. Órgãos do sistema digestivo como estômago e intestino e também órgãos anexos como fígado e pâncreas, precisam estar funcionando bem para que a digestão ocorra de forma que os nutrientes que você ingere consigam ser absorvidos.

Alguns pontos que pode-se observar para saber se está com boa digestão:

Observe a sua fome. Falta de fome ou fome em excesso, quando se está aparentemente saudável, pode ser sinal de que algo não vai bem. Procure regular isso adicionando alimentos mais picantes na comida para estimular a fome (gengibre, pimenta, canela) ou deixando de ingerir esses alimentos se estiver com excesso de fome. Água morna 

com limão pela manhã em jejum também ajuda a regular.


Você sente azia após comer? Até duas horas depois da refeição é aceitável ter um pouco de azia dependendo do que tiver comido. Se essa azia permanecer por mais tempo e virar uma rotina não comece a achar que é normal. É bom ficar de olho e investigar.

O ambiente faz diferença. Para ajudar a digestão é preciso transformar o momento da refeição em um momento de concentração. Nada de comer em lugares agitados e barulhentos, televisão ligada, conferindo mensagens no celular, conversando demais e com emoções como raiva, tristeza, impaciência. Tudo isso faz com que os ácidos e enzimas presentes no estômago sejam alterados e prejudica a formação do bolo alimentar e consequentemente todo o processo até chegar ao intestino e evacuação. Mastigue bem, preste atenção nos sabores, nas cores e na textura do que está comendo.

Preste atenção no resultado final 😉 Nada de ficar com nojinho! É preciso observar nossas fezes porque elas dão ótimas informações sobre como está nossa saúde e digestão. Elas não devem afundar, desmanchar ou ter muco. Se estiverem assim é hora de prestar atenção a sua alimentação.

Nenhum comentário: