sexta-feira, 9 de maio de 2014

EXTINÇÃO, ESTE MAL NOS PERSEGUE. Animais em perigo de extinção.



Animais em perigo de extinção...

No mundo perdem-se centenas de espécies, muitas delas ainda antes de serem descobertas pela própria ciência. Deste modo não só se perde a variabilidade biológica, como também a diversidade genética, fontes de sustento para as gerações futuras.

Uma espécie em perigo de extinção, é uma espécie que corre sério risco de desaparecer. Através da história da evolução, milhões de espécies desapareceram devido a processos naturais. Nos últimos 300 anos, os Humanos multiplicaram a taxa de extinção por mil!

Este nosso trabalho pretende dar a conhecer um pouco mais sobre alguns animais em perigo de verem a sua espécie terminar por completo. Muitos deles não estão assim tão distantes de nós, mesmo que o seu habitat se encontre do outro lado do planeta.

O mais importante é termos consciência que juntos ainda estamos a tempo de salvar algumas destas espécies. Para isso basta que, no nosso dia a dia, não façamos agressões e respeitemos o nosso meio ambiente.









Lista dos animais em extinção no Brasil:



Onça pintada



Cervo-do-pantanal



Arara-azul



Peixe-boi



Surucucu



Macaco-aranha



Pirarucu



Flamingo



Ararinha-azul



Urubu-rei



Tatu-canastra



Tamanduá-bandeira



Jabuti



Jacaré-de-papo-amarelo




Mico-leão-de-cara-dourada



Preguiça-de-coleira



Mico-leão-dourado



Falcão



Lobo-guará



Anta



Mico-leão-preto



Tartaruga

Um animal é considerado em extinção quando sua população vem diminuindo de número em conseqüência da perseguição do homem, uso de agrotóxico ou mesmo falta de alimentação por sua presa já ter sido extinta.

Infelizmente no Brasil a preocupação com o meio-ambiente não é prioridade para boa parte da população, graças a essas pessoas a lista de animais em extinção no Brasil está cada vez maior. Vale lembrar que o processo de extinção de animais na natureza é lento, porém o homem acelerou esse processo através da caça predatória e principalmente através do desmatamento das florestas, deixando os animais sem espaço para sobreviver.

Nenhum comentário: