sábado, 1 de fevereiro de 2014

Uma bolha gigante e misteriosa apareceu na costa de Cuba.

COLABORAÇÃO


Raquel Lima



Uma bolha gigante e misteriosa apareceu na costa de Cuba



 


Uma estranha formação cilíndrica viva, transparente e às vezes rosada, apareceu serpenteando no mar de Cuba, para surpresa de alguns mergulhadores.

Os mergulhares que encontraram a “coisa” não sabiam do que se tratava. Eles tiraram dezenas de fotos e levaram para especialistas em biologia marinha na Universidade de Brown, para tentar identificá-la.



A identificação não foi uma tarefa fácil e levou muito tempo. A resposta veio através da pesquisa da doutoranda Rebecca Helm, que buscou informações em mais de 247 aquários espalhados pelo mundo, além de artigos em revistas científicas japonesas.

“Senhoras e senhores, eu apresento a vocês a maior massa de ovos que já vi em toda minha carreira”, em declaração ao portal Deep Sea News.


Trata-se de um tubo com milhares de ovos de lula da espécie Thysanoteuthis rhombus. Essa massa gelatinosa pode ultrapassar 2 metros de comprimento.



Massa de ovos vista de perto

Embora esquisito, o recurso para enganar os predadores não é tão raro. As lulas da espécie diamante conseguem crescer até mais de 1 metro e pesar até 30 quilos cada uma.



Exemplo de lula diamante.

Nenhum comentário: