quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fotos espetaculares da maior caverna do mundo fazem humanos parecerem minúsculos...


Fotos espetaculares da maior caverna do mundo fazem humanos parecerem minúsculos



Está vendo aquela coisinha no canto inferior direito da imagem acima? Aquilo é uma pessoa,dentro da enorme caverna Son Doong no Vietnã – a maior do mundo. O fotógrafo Ryan Deboodt se aventurou lá dentro para conseguir estas fotos sensacionais.

Surpreendentemente, Son Doong só foi descoberta por moradores locais em 1991. Cientistas britânicos inspecionaram ​​a caverna com quase 9 km de extensão em 2009, revelando uma câmara principal com quase 5 km de comprimento, 200 m de altura e 150 m de largura, ultrapassando de longe a segunda maior caverna do mundo.






As visitas guiadas começaram em 2013, mas de forma bem limitada: este ano, apenas 224 pessoas poderão entrar na caverna. Os visitantes deslizam 75 m por rapel até a base, e passam três noites acampando lá dentro.

O fotógrafo Ryan Deboodt diz ao Gizmodo que tirar fotos na Son Doong era como estar em um local alienígena. “Eu sempre quis explorar outros planetas, e acho que isto foi o mais próximo que poderia chegar dessa experiência”, diz ele.






Fotografar em uma paisagem tão diferente e inalcançável tem seus desafios. “O ambiente é difícil em cavernas, e nada parece seguir como planejado”, disse Deboodt. “É preciso resolver muitos problemas por lá, e há muitos pontos que podem dar errado: a câmera, o disparador, o flash, a iluminação etc.”

O ambiente é difícil, mas Deboodt usa esses desafios para criar imagens magníficas. “Além da luz que vem através das entradas e buracos no teto, ao fotografar cavernas você tem que criar toda a sua própria luz, o que pode levar a fotografias fora deste mundo”, diz ele.
Confira mais fotos sensacionais de Ryan Deboodt no site dele e em sua página no Facebook.








Nenhum comentário: