domingo, 1 de setembro de 2013

Diferente, proprio de um dia chovoso mas que será de grande proveito... Como aprender com a tristeza...

Como seguir em frente... Administrar e tirar proveito da tristeza.

Submetido em Crescimento Pessoal por Beth Proença Bonilha.



Tristeza é um sentimento que o ser humano expressa através do desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. Segundo o dicionário Wikipédia, “É o oposto da alegria, a tristeza pode causar reações físicas como depressão, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais como o arrependimento”.

Todos nós passamos ou passaremos por uma situação que provoque tristeza em nossa vida, é um sentimento que queremos evitar. Ninguém deseja ficar triste, sentir-se fora das coisas, é como se estivéssemos vazios, anestesiados e sem vontade; mas quando algo acontece que provoca esse sentimento, o melhor é aprender com ele ao invés de tentar sufocar e simplesmente ignorar.

O psicólogo Miguel Lucas explica que “O objetivo da tristeza é fazer o sofredor sentir (lembrar e alertar) que algo foi perdido ou aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar”. Com esse sentimento que tanto incomoda, a pessoa que está sofrendo tem a função de descobrir qual é o problema para enfrentá-lo e não para desistir de tudo e abandonar...

O que fará diferença na vida da pessoa que passa por um momento de tristeza é saber que precisa aprender que esse sentimento deve ser visto como um alerta para reagir e sanar o que está causando o mal. É como quando o corpo fica com febre, uma sensação desagradável, mas necessária para alertar que há algo de errado com o corpo, provavelmente uma infecção e que deve ser combatida.

Deve-se nos momentos de tristeza se lembrar de que é o momento de reagir, de combater o mal que assola o corpo e a mente.
Transforme a tristeza em vantagem

Se a pessoa que sofre de tristeza tenta se proteger abafando a causa, guardando como se não estivesse acontecendo nada, só estará alimentando a sensação ruim. Por vezes, achar que se livrou ou que está tudo bem, na verdade só está internalizando o que pode, muitas vezes, somatizar o sentimento que ressurgirá em forma de doenças físicas ou psíquicas.



Segundo conselhos do Dr. Miguel Lucas, alguns passos são importantíssimos para vencer a tristeza:

Permita-se ficar triste. Se precisa chorar, chore. Negar esse sentimento só irá criar mais recalque, dores e doenças.
Aproveite a tristeza. Não se deixe abater, mas aproveite os momentos de tristeza para fazer uma introspecção, autoavaliação e para ressignificar suas ações na vida.
Identifique a causa da dor. Procure compreender as causas da tristeza com o objetivo de resolver o que pode ser resolvido, afastar-se, caso necessário, mas se não estiver a seu alcance a resolução do problema, simplesmente aceite a condição e enfrente a tristeza com novas estratégias e formas de ver a situação.












A tristeza pode ser resultado de uma mudança de vida, ou pode sinalizar a necessidade de uma mudança. Normalmente será um momento estressante, mas é necessário para o crescimento ao longo da vida.







Aprender a perder, aprender a ficar longe de quem se ama ou mesmo aprender que nem todos os desejos serão realizados como havíamos programado.





Beth Proença Bonilha


Nenhum comentário: