sexta-feira, 20 de março de 2020

NOVO... COVID-19 Novo coronavírus: perguntas e respostas.

 




Covid 19



No final de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na República Popular da China. Tratava-se de um novo tipo de coronavírus.

Inicialmente haviam poucos casos. Hoje, a doença causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 – já atingiu mais de 100 mil pessoas. No Brasil, 200 casos da doença foram registrados.

Em março de 2020, a COVID-19 foi classificada como uma pandemia uma vez que, no momento, existem surtos em várias regiões do mundo. Acompanhe o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre a doença.

O que é COVID-19?




COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maior parte das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. No entanto, 14% evolui para a forma grave. A letalidade da doença é de 0,3% a 1%.
Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas da COVID-19 são semelhantes aos de uma gripe. Os mais frequentes incluem febre, cansaço e tosse. A doença pode evoluir para a forma grave. Os sinais de gravidade são febre alta, tosse e dificuldade para respirar.

Todos os pacientes evoluem para a forma grave?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maior parte dos pacientes infectados terão apresentação clínica leve da doença.
Quem corre mais risco?

Pessoas idosas e com condições de saúde pré-existentes parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, pacientes portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, representam em torno de 25 a 50% dos pacientes infectados.

Existe vacina contra o novo Coronavírus?



A vacina ainda não existe. No entanto, recentemente, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram sequenciar, isolar e cultivar o coronavírus em laboratório. Agora, agências de regulação, governos, pesquisadores e indústria farmacêutica estão trabalhando juntos para criar uma vacina. Estima-se que dentro de um ano e meio a vacina possa ser disponibilizada no mercado.

A vacina contra Influenza protege contra o novo Coronavírus?

Não. No entanto, a vacinação contra Influenza é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus.

Quantos casos existem no mundo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até 27 de janeiro de 2020, foram confirmados 2.798 casos do novo coronavírus (2019-nCoV) no mundo.

No início de março, o número global de casos confirmados da nova doença do coronavírus, a COVID-19, ultrapassou 100 mil.
Quantos casos existem no Brasil?

Entre 18 e 27 de janeiro de 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu a notificação de 10 casos suspeitos, segundo o Boletim de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde. Hoje o Brasil já calcula 200 casos da doença.
Quantos óbitos foram registrados?

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, ao todo, 123 países confirmaram 132.758 casos de COVID-19 e 4.955 mortes. A maioria na China (80.991 casos e 3.180 óbitos), Itália (15.113 casos e 1.016 mortes), Irã (10.075 casos e 429 óbitos) e República da Coreia (7.979 casos e 66 mortes).

Como prevenir o contágio?

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Devo usar uma máscara facial para proteger contra o coronavírus?



Não. Pessoas que não apresentam sintomas respiratórios não precisam usar máscaras. As máscaras são recomendadas para:

Pessoas com sintomas respiratórios;

Profissionais de saúde e pessoas que prestam atendimento a pessoas com sintomas respiratórios;

Profissionais de saúde, ao entrar em uma sala com pacientes que apresentam sintomas respiratórios.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com a coleta de material da via respiratória. Também pode ser feito com exames de sangue.

Como é o tratamento?

Até o momento não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano.

Dinheiro pode transmitir a doença?

Não. A Organização Mundial da Saúde não emitiu declarações sobre isso e recomenda que as mãos sejam lavadas com água e sabão e higienizadas frequentemente com álcool para matar os vírus presentes nas mãos.

Sou profissional de saúde e atendo várias pessoas. Como posso me proteger?

Profissionais de saúde devem adotar medidas de prevenção e controle da infecção (consulte as diretrizes provisórias da Organização Pan-Americana da Saúde). As estratégias incluem:

– Garantir triagem, reconhecimento precoce e controle da fonte (isolar pacientes com suspeita de infecção por nCoV);

– Aplicar precauções padrão para todos os pacientes;

– Implementar precauções empíricas adicionais (gotículas e contatos e, quando aplicável, cuidados de saúde) para casos suspeitos de infecção por nCoV;

– Implementar controles administrativos;

 Controles ambientais e de engenharia.

Lembre-se de seguir as medidas de higiene respiratória e de aplicar a abordagem “Meus 5 momentos para higiene das mãos da OMS” antes de tocar em um paciente, antes de qualquer procedimento limpo ou asséptico, após exposição ao fluido corporal, depois de tocar em um paciente e depois de tocar o ambiente do paciente.

Onde posso encontrar informações confiáveis?



Os sites da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde estão sendo atualizados constantemente com novas informações sobre a doença.

Além disso, com o intuito de combater a propagação de fake news, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Nenhum comentário: