terça-feira, 12 de novembro de 2019

SOLUÇÃO NATURAL para barriga inchada.



Solução natural para barriga inchada

Tatiana Zanin
Nutricionista
Para aliviar os sintomas da barriga estufada, inchada e dura, é recomendado deixar de consumir alimentos que fermentam no intestino, como alimentos com glúten, lactose, como leite e derivados, e alimentos com fermento, como pão branco e bolos, por exemplo. Além disso, caso a razão do inchaço da barriga for realmente a alimentação, pode ser interessante tomar chá verde e consumir fibras, por exemplo.

Alguns remédios para eliminar os gases e as dores abdominais podem ser o Luftal ou comprimidos de carvão vegetal ativado.

Outra dica muito importante para acabar com o inchaço abdominal é a prática regular de exercícios físicos, que melhora o funcionamento intestinal e a eliminação dos gases, que funciona muito bem quando se sabe que o aumento da barriga não se trata de gordura localizada, mas, sim, de uma alteração passageira, onde a barriga fica inchada, dura e dolorida, como ocorre em caso de prisão de ventre, gases ou próximo à menstruação, por exemplo.


O que fazer para desinchar a barriga

Em caso de barriga inchada, o que se pode fazer é tomar uma 1 cápsula de fibras ou consumir alimentos ricos em fibras, como ameixa seca preta e o mamão. A fibras são importantes para ajudar na mobilização do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes acumulados e dos gases. Conheça outros alimentos ricos em fibras.

O chá verde ou de carqueja também são indicados para casos onde a barriga inchada é causada pela retenção de líquidos, como ocorre antes da menstruação, por exemplo, pois promovem melhor filtração renal, eliminando mais facilmente o excesso de líquidos do organismo. Para fazer o chá basta colocar 1 colher das folhas secas da erva escolhida em uma xícara e cubra com água fervente. Em seguida, tapar, deixar amornar, coar e beber a seguir. Veja algumas opções de chás para desinchar a barriga.

Como evitar a barriga inchada e dura

Para evitar a barriga inchada é recomendado que sejam feitas substituições alimentares de acordo com a recomendação do nutricionista, como por exemplo:
Substituição do pão comum pelo pão do tipo "pita" e torradas especiais sem glúten, assim como cereal ou qualquer alimento que contenha trigo;
Troca do leite e derivados por produtos à base de soja, por exemplo;
Substituição de refrigerante e sucos industrializados por água e água e coco, pois além de terem menos calorias, facilitam a digestão;
Troca da carnes vermelhas, produtos embutidos e enlatados por carne branca grelhada sem molho e produtos in natura.

Além disso, é recomendado substituir doces e frituras por frutas da época com casca e assados integrais ou grelhados.

Alimentos que causam barriga estufada

Outros alimentos que também causam a barriga inchada são o feijão e os grãos, como a ervilha, a lentilha e o grão de bico, repolho, brócolis e a batata doce. Todos eles devem ser evitados pois favorecem a formação de gases e a retenção de líquidos.

Após 1 semana, avalie os resultados e decida se vale a pena eliminar completamente esses alimentos do dia-a-dia. 


Resultado de imagem para barriga inchada fotos


Mas, é importante lembrar de fazer a substituição por outros alimentos com equivalente componente nutricional.

Nenhum comentário: