quinta-feira, 16 de maio de 2019

ENTENDER ANTES < EMBATE IDEOLÓGICO> LIBERALISMO – DIREITA E ESQUERDA FRAUDE HISTÓRICA. SABER, ANTI -VEXAMES!






LIBERALISMO – DIREITA E ESQUERDA FRAUDE HISTÓRICA

Uma das fraudes do mundo político é informar que “Bolsonaro e da extrema direita”, que “Boulos é da extrema esquerda”, que “Alckmin é de centro”. Há nestes conceitos enormes equívocos que a maioria não sabe o que significam.
Vamos tentar clareá-los. A primeira constatação é de que os conceitos interessam sobretudo, aos socialistas, que tradicionalmente, se escondem atrás destes juízos de valor para apagar da memória o tanto que está doutrina acumulou de malfeitos em pelo menos 60 países. Foram milhões de assassinatos, fome, exílios, muito sofrimento. O processo histórico de que é possuída leva seus militantes, ainda hoje, a lutar pela implantação dos postulados em várias partes do mundo, como por exemplo na Venezuela. No Brasil há 12 partidos que defendem o socialismo. Neste mês estiveram reunidos em CUBA no foro São Paulo para programar ações de implantação do socialismo na América Latina. (REDE PT, PPS, PSOL, PDT, PCO, PSTU, PCdoB, PSB, PCB, PMN, PPL)



Há outro argumento muito utilizado pelos exterminadores de verdades – a de que o liberalismo é sempre contra o povo, que o seu braço econômico o capitalismo, é que cria todas as mazelas que levam ao desperdício e à miséria da população. Conseguiram chamar a este processo de “direita”. Fazem pior, vinculam todo os liberais às ditaduras fascista e nazista, como se o stalinismo não tivesse existido. E para se contrapor, se autodenominam de “esquerda”. Dá-se então um embate ideológico falso entre a direita predadora, e a esquerda redentora dos males criados.

Na verdade, é justamente o contrário, quem gera empregos, renda, mais impostos é o liberalismo/capitalismo e onde o socialismo se instalou, a pobreza aumentou e no limite, retornaram ao liberalismo como foi o caso do berço socialista, a Rússia.

O Liberalismo tem origem nobre, seu berço são os iluministas do século XVIII, da Revolução Francesa, do direito à vida, dos direitos individuais e coletivos, da propriedade privada, do livre mercado e da democracia. Estes valores se antepõe à doutrina socialista que prega precisamente o contrário. Basta ver como funciona Cuba.

Não há que se falar de direita e esquerda e sim em liberalismo e socialismo, aí dá para entender melhor.



Dentro do liberalismo podemos até dizer que há aqueles que preferem ficar mais à direita, centro ou mais à esquerda dos postulados liberais. Faz sentido você dizer que um candidato pertencente ao campo liberal pode estar mais à direita (aceita mais Estado) ou mais à esquerda (menos Estado) mas isto não se aplica ao socialismo. Neste só cabe o Estado sem as propriedades privadas, sem os direitos sociais, sem o livre mercado.



É o que está acontecendo neste momento na Venezuela. O povo desinformado acredita nestas inverdades, e os núcleos centrais dos partidos socialistas manipulam até vereadores e deputados estaduais, a favor de seus interesses. O liberalismo no Brasil é uma calamidade.
Nem esquerda, nem direita: Não existem apenas dois lados na política
Uma aula necessária sobre democracia, liberdade social e econômica.



Rui Davi
Nos últimos anos, o descontentamento com a política só fez crescer. Por isso, muitos brasileiros se polarizaram em dois grupos, o “vermelho” e o “azul”.

Mas, apesar do que muita gente pensa, não existem só as opções esquerda ou direita. A questão é muito mais ampla do que isso.

O canal do Youtube Plano Piloto publicou um vídeo explicando detalhadamente o que são esses conceitos e a gente fez uma resenha pra você. O vídeo você pode assistir ao final desse artigo.
Como tudo começou

Desde os primórdios da civilização, os territórios e populações eram controladas por monarcas autoritários, o que geralmente não dava espaço para discussões políticas.

Até que, por volta do século XVIII, o descontentamento com o governo dos reis aumentou a ponto do povo se organizar em revoluções movidas por ideais de liberdade e igualdade.

As pessoas que compunham esse grupo de insatisfeitos ficaram conhecidos como “Liberais”, já que lutavam por mais liberdade do governo. Eles, geralmente, adotavam a cor vermelha como símbolo, em referência ao sangue derramado nas lutas. Esses grupos foram considerados as primeiras “Esquerdas”.

Nem esquerda, nem direita: Não existem apenas dois lados na política

Uma aula necessária sobre democracia, liberdade social e econômica.

Rui Davi Publicado:

Nos últimos anos, o descontentamento com a política só fez crescer. Por isso, muitos brasileiros se polarizaram em dois grupos, o “vermelho” e o “azul”.

Mas, apesar do que muita gente pensa, não existem só as opções esquerda ou direita. A questão é muito mais ampla do que isso.

Nenhum comentário: