segunda-feira, 18 de março de 2019

Derretimento de geleira revela paisagem oculta durante 40 mil anos no Canadá.




Derretimento de geleira revela paisagem oculta durante 40 mil anos no Canadá.


O derretimento de uma geleira na ilha canadense de Baffin deu lugar a uma paisagem que se manteve oculta sob o gelo durante aproximadamente 40 mil anos. Os pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos, conseguiram determinar por quanto tempo o local ficou encoberto pela superfície gelada após analisarem 48 amostras de plantas em 30 pontos diferentes, todos eles ao redor da região que aflorou após o degelo. 

Imagem relacionada

De acordo com os os pesquisadores, a região pode estar passando pelo seu século mais quente em 115 mil anos. Trata-se de mais uma evidência das aceleradas mudanças climáticas pelas quais passa a Terra. "O Ártico está atualmente aquecendo de duas a três vezes mais rápido que o resto do globo", disse Simon Pendleton, encarregado pelo estudo.
Baffin é a quinta maior ilha do mundo. O local apresenta fiordes profundos, separados por planaltos de alta elevação e baixo relevo. Uma camada fina de gelo atua como uma espécie de isolante térmico natural, preservando musgos e liquens durante milênios.

A pesquisa concluiu ainda que todo o gelo da região de Baffin pode desaparecer nos próximos séculos. "A magnitude do aquecimento é tão alta que tudo está derretendo", afirmou Pendleton.

Resultado de imagem para Derretimento de geleira revela paisagem oculta durante 40 mil anos no Canadá fotos

De acordo com ele, os cientistas nunca haviam observado esse fenômeno acontecer de forma tão radical.

Fonte: Live Science e Universidade do Colorado em Boulder

Imagem: Universidade do Colorado em Boulder/Reprodução

Nenhum comentário: