sábado, 15 de dezembro de 2018

COMO SABER SE TEM ALERGIA A ANIMAIS... e o que fazer.


Como saber se tem alergia a animais e o que fazer

Algumas pessoas possuem alergia a animais domésticos, como ao cachorro, coelho ou gato, o que provoca sintomas como espirros constantes, tosse seca ou coceira no nariz, olhos e pele, sempre que se entra em contato com eles ou com seus objetos. A alergia acontece porque os animais eliminam pelos, pele descamada e resíduos que não conseguimos ver a olho nu, mas que inalamos durante a respiração.



Quando existe alergia aos animais, pode ser necessário fazer um tratamento com o uso de anti-histamínicos indicados pelo médico, mas a melhor forma de evitar as crise é evitar o contacto com os animais ou tê-los dentro de casa, já que não há cura para esta alergia.

Além disso, pessoas alérgicas que desejam ter um animal de estimação podem optar por ter espécies que causam menos alergias, como peixes ou tartarugas, assim como dar preferência a raças de cachorros que costumam causar menos reações, como Terrier americano sem pelo, Yorkshire terrier ou Cão d'água português, por exemplo.



Sinais que podem indicar alergia aos animais

O contato com animais, como cachorro ou gato, por exemplo, que causam alergia pode provocar sintomas como:
Dificuldade para respirar, com falta de ar e ruídos;
Tosse forte, seca e constante;
Garganta seca e coceira;
Nariz pingando e coçando;
Olhos vermelhos e lacrimejando;
Bolinhas na pele e coceira intensa nas mãos com pele áspera;
Espirros constantes;
Crise de asma com intensa dificuldade para respirar em pessoas propensas. Saiba o que fazer durante uma crise de asma.

Estes sintomas correspondem a uma alergia respiratória e de contato e deve ser tratada como tal.
Tratamento para crise alérgica

O tratamento para crise alérgica a pelo de cachorro deve ser feito segundo a orientação do otorrino ou dermatologista, geralmente com uso de remédios anti-histamínicos, como Loratadina, Cetirizina ou Hidroxizina, por exemplo, ou corticoides inalatórios, como Budesonida em spray.

Além disso, pessoas asmáticas podem ser gravemente afetadas devido ao contato com estes animais, já que podem passar a ter crises mais frequentes e necessitar do uso de uma bombinha para asma.

Entretanto, a principal forma de se tratar e evitar a alergia a animais domésticos é evitando o convívio em casa. Assim, quando se opta por ter animais, é indicado preferir mantê-los no ambiente externo ou, quando não é possível, deve-se optar por animais que causam menos alergias, como peixes, répteis ou porquinhos-da-índia sem pelos.

Já nos casos em que a pessoa quer ter mesmo um cachorro, uma alternativa é optar por raças menos alérgicas.




Raças de cachorros que não causam alergia

Algumas raças de cachorros indicadas para pessoas alérgicas incluem:
Bedlington terrier;
Bichon Frisé;
Cão d'água português;
Cristado chinês;
Kerry blue terrier;
Maltês;
Schnauzer;
Soft Coated wheaten terrier,
Spaniel d'água irlandês e o
Pelado mexicano.

Os cachorros destas raças são os mais indicados para pessoas alérgicas, pois está comprovado que a descamação da pele destes animais não consegue provocar tão facilmente uma reação alérgica.


Nenhum comentário: