quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O Diabetes é a principal causa de cegueira em adultos com idades entre 20 a 70. Parabéns á UNICAMP CRIOU COLÍRIO QUE EVITA A PERDA DA VISÃO POR DIABÉTICOS.





Como você está enxergando? Você sabia que os olhos são uma janela para o nosso corpo?



O Bem Estar desta terça-feira (3) falou sobre a saúde dos olhos. Algumas doenças podem afetar a visão e provocar até cegueira, como pressão alta, diabetes e até sífilis. Aproximadamente 14 milhões têm diabetes hoje no Brasil, e cerca de metade dessas pessoas não sabe que tem a doença. Para falar sobre o assunto, participaram do programa o oftalmologista Emerson Castro e o endocrinologista João Salles.



E como essas doenças sistêmicas podem se manifestar no olho? O diabetes, por exemplo, atinge os vasos sanguíneos do corpo inteiro. Quando a doença está descontrolada, pode afetar também os vasos dos olhos, desenvolvendo retinopatia diabética. Os vasos ficam lesionados e o sangue extravasa. Sem sangue, falta oxigênio e a retina começa a sofrer. Se o diabetes não for controlado nesse estágio, o problema pode se agravar.

O tratamento depende do estágio do problema. Os diabéticos tipo 2 devem fazer o exame o exame de fundo de olho a cada ano para prevenir. Já os diabéticos tipo 1 devem fazer exame cinco anos após o diagnóstico e depois anualmente.



A hipertensão também pode causar a retinopatia hipertensiva. A hipertensão arterial faz com que os vasos da retina fiquem tortuosos, aumentando a pressão. A retina passa a não receber sangue como deveria e essa diminuição gradativa atrofia. O exame de fundo de olho deve ser feito uma vez por ano. Os médicos alertam que é preciso controlar as duas doenças. Existem medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão.



Saiba tudo sobre o diabetes em cães e gatos - PetCidade.com.br
petcidade.com.br


O diabetes é um distúrbio complexo que resulta na incapacidade ou ineficiência do pâncreas de secretar insulina nos tecidos, o que também acomete os pets. O tipo mais comum é o diabetes...

Já a sífilis pode causar a uveíte sifílica. A doença é uma infecção que pode lesionar a retina e causar inflamação.



Unicamp cria colírio que evita perda de visão por diabéticos...

Um grupo de pesquisadores das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um colírio para a prevenção e combate da degeneração gradativa que ocorre com frequência nos olhos das pessoas com diabetes, a chamada retinopatia diabética.

"A grande vantagem desse achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos", explicou a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário