quarta-feira, 24 de outubro de 2018

MARTE, MISTÉRIOS QUE NOS ENCANTAM.





Marte é o quarto planeta do Sol e é o segundo menor planeta do sistema solar. Nomeado após o deus romano da guerra, Marte também é frequentemente descrito como o "Planeta Vermelho" devido à sua aparência avermelhada. Marte é um planeta terrestre com uma fina atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono.
Perfil Do Planeta Marte
Diâmetro Equatorial: 6.792 km

Diâmetro polar: 6.752 km

Massa: 6,42 x 10 ^ 23 kg (10,7% Terra)
Luas: 2 ( Phobos e Deimos )
Distância Órbita: 227 943 824 km (1,52 UA)
Período da órbita: 687 dias (1,9 anos)

Temperatura da superfície: -153 a 20 ° C
Primeiro registro: 2º milênio aC
Gravado por: Astrônomos egípcios


Diagramas De Marte




Tamanho de Marte comparado à Terra



Distância de Marte do Sol e excentricidade orbital

Fatos Sobre Marte
Marte e Terra têm aproximadamente a mesma massa de terra.
Apesar de Marte ter apenas 15% do volume da Terra e pouco mais de 10% da massa da Terra, cerca de dois terços da superfície da Terra estão cobertos de água. A gravidade superficial marciana é de apenas 37% da Terra (o que significa que você poderia saltar quase três vezes mais em Marte).
Marte é o lar da montanha mais alta do sistema solar.
O Monte Olimpo , um vulcão-escudo, tem 21km de altura e 600km de diâmetro. Apesar de ter se formado ao longo de bilhões de anos, evidências de fluxos de lava vulcânica são tão recentes que muitos cientistas acreditam que ela ainda pode estar ativa.


Resultado de imagem para Marte fotos

Apenas 18 missões a Marte foram bem sucedidas.
Em setembro de 2014 houve 40 missões a Marte , incluindo orbitadores, landers e rovers, mas sem contar os flybys. As chegadas mais recentes incluem a missão Mars Curiosity em 2012, a missão MAVEN, que chegou em 22 de setembro de 2014, seguida pelo orbitador MOM Mangalyaan, da Organização de Pesquisa Espacial da Índia, que chegou em 24 de setembro de 2014. As próximas missões chegarão. a missão ExoMars da Agência Espacial Européia, composta por um orbitador, lander e um rover, seguida pela missão de pouso robótico InSight da NASA, prevista para março de 2016 e uma chegada planejada em setembro de 2016.
Marte tem as maiores tempestades de poeira no sistema solar. 


Resultado de imagem para Marte fotos

Eles podem durar meses e cobrir todo o planeta. As estações são extremas porque seu caminho orbital elíptico (oval) em torno do Sol é mais alongado que a maioria dos outros planetas do sistema solar .
Em Marte, o Sol parece ter metade do tamanho da Terra.
No ponto mais próximo do Sol, o hemisfério sul de Marte se inclina para o Sol, causando um verão curto e intensamente quente, enquanto o hemisfério norte dura um breve e frio inverno: em seu ponto mais distante do Sol, o hemisfério norte marciano se inclina o Sol, causando um verão longo e ameno, enquanto o hemisfério sul dura um inverno longo e frio.
Pedaços de Marte caíram na Terra.
Cientistas descobriram minúsculos traços da atmosfera marciana dentro de meteoritos violentamente ejetados de Marte, então orbitando o sistema solar entre os destroços galácticos por milhões de anos, antes do pouso forçado na Terra. Isso permitiu aos cientistas começar a estudar Marte antes de lançar missões espaciais.


Imagem relacionada

Marte leva o nome do deus romano da guerra.
Os antigos gregos chamavam o planeta Ares, depois de seu deus da guerra; os romanos fizeram o mesmo, associando a cor vermelho-sangue do planeta a Marte, seu próprio deus da guerra. Curiosamente, outras culturas antigas também se concentravam na cor - para os astrônomos da China era "a estrela do fogo", enquanto os sacerdotes egípcios chamavam "Her Desher", ou "a vermelha". A cor vermelha pela qual Marte é conhecido é devido à rocha e poeira cobrindo sua superfície sendo rica em ferro.
Há sinais de água líquida em Marte.
Há anos que Marte é conhecido por ter água na forma de gelo. Os primeiros sinais de água escorrendo são listras escuras ou manchas na parede da cratera e falésias vistas em imagens de satélite. Devido à atmosfera de Marte, essa água teria que ser salgada para impedir que ela congelasse ou vaporizasse.


Imagem relacionada


Um dia, Marte terá um anel.
Nos próximos 20-40 milhões de anos, a maior lua de Marte, Phobos, será destruída por forças gravitacionais que levaram à criação de um anel que pode durar até 100 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário