sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Extinção...80 ANOS E UMA SEMANA ! E O QUE NOS SEPARA DO DIA DA EXTINÇÃO!


80 ANOS E UMA SEMANA !

TYLACINO, O LOBO-DA-TASMÂNIA OU O TIGRE DA TASMÂNIA



Esta é uma imagem que "quase" garantidamente, nunca mais veremos!

Uma das raras imagens de uma família de Tylacinos... uma mãe com as suas três crias. No zoológico de Beaumaris (actual Zoo de Hobart), em Hobart (a capital do estado australino da Tasmânia) no ano de 1910.


BENJAMIN, no mesmo zoológico de Hobart (Beaumaris) em 1933



Este é Benjamin, o último tylacino. Morreu faz HOJE, 80 anos e uma semana... no dia 7 de Setembro de 1936. O dia triste em que se extinguiu uma espécie (como algumas hoje ameaçadas) sem paralelos na vida selvagem. Este é um dos muitos casos, em que podemos "agradecer" ao homem... a sua inteligência e superioridade ou grandeza (sendo irónico!!!).

Defini há muito, este animal como o símbolo da minha batalha pela conservação das espécies, preservação da vida (seja ela qual for!), e dos direitos à existência com dignidade e respeito.

Sobre ele, sobre esta espécie, já falei num dos meus primeiros artigos publicados neste Blog...

Talvez todos nós pudessemos aproveitar este mês para reflectir seriamente, sobre que tipo de espécie somos... sobre aquilo que devemos e podemos fazer do mundo que nos rodeia.


Um exemplar empalhado... no Museu Nacional de Austrália, em Canberra

Que esta imagem nos faça lembrar o quanto a raça humana está muito longe do estatuto que julga ter enquanto espécie.
Sinceramente, julgo que serve de muito pouco a evolução do homem e de tudo aquilo que concebe ou mesmo inaltercer a presunção da inteligência, do saber e do conhecimento... quando este foi o desfecho e o destino dado pelos mesmos homens, a um animal que só queria viver.

Não pretendo dar lições a ninguém, não sou mais do que qualquer um e igual a todos os outros, mas este é um sentimento que me doi e sempre me atromentou.

Se puderem, vejam um filme que vi há dois dias...
"The Hunter" (2011) de Daniel Nettheim, com Willem Dafoe... sobre o Tylacino!

Esta é uma das raras filmagens deste magnífico animal que perdemos há 80 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário