terça-feira, 17 de abril de 2018

Ilustração IMPRESSIONANTE COMPROVA O QUÃO PROFUNDO, misterioso e assustador é o oceano.




Sabendo disso, e provavelmente inspirado por todo esse mistério, Randall Munroe, da XKCD, decidiu ilustrar de maneira cômica e informativa tudo o que sabemos. Chamada de “Lagos e Oceanos” ela basicamente explica o quão superficial é nosso conhecimento sobre as águas.

A ilustração apresenta fatos como o náufrago do cargueiro SS Edmund Fitzgerald, de 200 metros de comprimento, que ocorreu em 197, a 160 metros de profundidade. Também relembra o acidente envolvendo o RMS Titanic, bem como o tamanho do edifício Burj Khalifa e até mesmo personagens como Freddie Mercury e David Bowie, fazendo uma referência à música “Under Pressure”.Já a parte inferior da imagem ilustra o Challenger Deep, um projeto feito pelo cineasta James Cameron que visou mergulhar e registrar em vídeo no ponto mais profundo conhecido na Terra, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, a quase 11 mil metros de profundidade.

Às vezes é difícil compreendemos o quão profundo são nossos oceanos, mas Randall Munroe explicou perfeitamente neste infográfico:

1 – No topo é possível ver onde o SS Edmund Fitzgerald afundou, em 1975, em comparação ao Lago Michigan, nos EUA, e ao maior arranha-céu já construído pelo ser humano, o Burj Khalifa, em Dubai, por exemplo.

2 – Também, é possível ver onde a proa e a popa do Titanic afundaram, em 1912, bem como os pontos de média pressão no Oceano.
3 – A ilustração também brinca com a música “Under Pressure”, de David Bowie e Freedie Mercury, em alusão a região de grande pressão no oceano, entre 5.000 e 6.000 metros de profundidade.



4 – Considerando que apenas 5% de nossos oceanos foram explorados, o resto é apenas um mistério com alguns poucos e ocasionais vislumbres do que guarda. “Baleias cachalote nadam até esta profundidade. Elas surgem na superfície cobertas de feridas e outras lesões. Então, presumivelmente devem haver lulas gigantescas vivendo lá”. “… Cara, não sabemos nada sobre o oceano”.


5 – O ponto mais profundo do oceano, explorado no Challenger Deeper, do cineasta James Cameron, está nas Fossas Marianas, a 10.916 metros de profundidade.


6 – James Cameron desceu até lá em 26 de março de 2012. “Porta misteriosa que James Cameron construiu em seu submarino. Ele nunca vai dizer o que encontrou atrás dela”.


Embora Cameron tenha relatado ter visto apenas alguns minúsculos anfípodes e nenhum peixe, podemos apenas imaginar que os inexplorados 95% do oceano são simplesmente um mistério, porém habitados por criaturas assombrosas como as registradas pelo pescador russo, Roman Fedortsov. Veja abaixo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário