quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A ESSÊNCIA DA VIDA. O VERDADEIRO AMOR. VALORES INABALÁVEIS.



Tema: FRUTO DO ESPÍRITO .

Imagem relacionada

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” I João 3.16


-Introdução: O amor é fruto porque deve ser semeado, cuidado e quando colhemos devemos reconhecer que somente Deus pode fazer brotar e crescer. Quando desfrutamos do amor, sentimos o prazer e bem estar inigualáveis que saciam a alma do ser humano.
Para o mundo, o sentido do amor foi deturpado. Quando as pessoas falam que ‘amam sorvete’, ou que ‘fazer amor’ é apenas o ato sexual, ou que ‘amor’ é um tempero artificial para comida. Nada disso pode explicar o verdadeiro amor.

Imagem relacionada

O apóstolo João, era conhecido como o “discípulo amado” (João 19.26), porque em sua vida o que mais marcava era o amor que conheceu em Jesus. Em sua primeira carta à Igreja Cristã, se preocupa em definir e ensinar sobre o verdadeiro amor que vem de Deus 1. Várias doutrinas e costumes estranhos estavam tentando se infiltrar na igreja e o apóstolo procurou trazer o povo de volta ao que é mais importante: o amor de Deus. A primeira epístola de João pode ser chamada de ‘uma carta de amor’.
Como é fruto do amor?
Vamos aprender sobre o amor através da carta de I João:
1- O que é o Amor?
I João 4.8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.
Na verdade, a pergunta correta seria: Quem é o Amor? Deus é a essência do Amor e o Amor é a essência Divina. O amor de Deus é sacrificial e incondicional (Romanos 5.8). Então o amor não é um sentimento passageiro, mas sim atitudes características da pessoa de Deus.
a) O amor é uma entrega total:
I João 4.9 “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele”.
Deus entregou o seu Filho Jesus Cristo por amor a nós para mostrar quem o amor se doa voluntariamente pelo outro.
b) O amor perdoa:
I João 4.10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.
Quem ama é capaz de perdoar como Jesus que nos perdoou de nossos pecados mesmo não sendo merecedores.
c) O amor é Gratidão a Deus:
I João 4.11 “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros”.
O amor nos faz ser gratos primeiramente a Deus e também ao nosso próximo por tudo o que nos faz. A ingratidão é um sintoma de desamor.
d) O amor é a presença de Deus:
I João 4.12 “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado”.
Sem a presença de Deus é impossível amar, pois o próprio Deus é o amor presente em nós.
e) O amor é obediência:
I João 5.3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”.
Quem ama consegue obedecer por amor e não por obrigação ou sacrifício. A obediência não é difícil se houver amor.
A única forma de conhecer o amor é conhecendo a Deus e para permanecer no amor precisa continuar na presença de Deus. Somente Deus pode capacitar o ser humano a amar verdadeiramente.
Deus é o verdadeiro amor!
ASSISTA:

2- Como Amar?
I João 4.21 “Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”.
O amor não é um sentimento passageiro, mas sim as características da pessoa de Deus. O amor é o maior mandamento (Marcos 12.30,31) e também o maior dom (I Coríntios 13.2).
a) Guardando a Palavra:
I Joao 2.5 “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele”.
Através da Palavra de Deus aprendemos sobre o verdadeiro amor revelado em Jesus.
b) Conhecendo o amor de Deus:
I João 3.1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo”.
Quando conhecemos o amor de Deus por nós e nos entregamos a Jesus, recebemos o amor Divino em nossos corações.
c) Com atitudes práticas:
I João 3.17 “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”.
Amar não é apenas um discurso bonito, mas deve ser expressado além das palavras, com atitudes práticas.
d) Nascer para Deus:
I João 4.7 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
O novo nascimento marca uma nova vida cheia de amor, deixando o passado de maldade.
e) Permanecendo em Deus:
I João 4.16 “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.
A cada dia precisamos crescer e aprender a amar com Jesus que é o nosso Mestre do amor.
Assim como as pessoas aprendem a não amar através do que o mundo faz e ensina, também podemos aprender amar seguindo o que Deus tem para nossas vidas: viver em amor.
Você pode aprender a amar!
3- Características de quem Ama:
I João 4.17 “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo”.
Ninguém pode julgar ao outro se está amando ou não, pois não sabemos o que se passa em seu coração, mas podemos observar as características próprias de quem conhece e pratica o amor (I Tessalonicenses 5.21).
a) Andar na luz:
I João 2.10 “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço”.
Quando amamos somos iluminados pela a luz de Deus que vence as trevas do mal com sua maior força que é o amor (João 1.5).
b) Ser filho/a de Deus:
I João 3.10 “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”.
Como um filho se parece com seus pais em todos os sentidos, desde o físico aos hábitos, quem se torna filho de Deus também aprende amar.
c) Vencer a morte:
I João 3.14 “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte”.
A morte significa todo mal quem vem do inimigo (João 10.10) e a vida vem de Deus que é mais forte para vencer a morte.
d) Vencer a mentira:
I João 4.20 “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.
Quem ama sabe falar a verdade em amor (Efésios 4.15)
e) Vencer o medo:
I João 4.18 “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.
O amor traz a confiança e certeza da presença de Deus para vencer todas as coisas e por isso não há o que temer.
Como cristãos precisamos buscar e cultivar as características de uma vida em amor. É necessário partir para a prática e não somente as palavras bonitas.
Busque as características do amor em sua vida!
Frutifique em amor!

Imagem relacionada

-CONCLUSÃO:
I João 2.15 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.
A coisa mais importante que Deus procura em nós é o amor que nos faz retornar à sua “imagem e semelhança” (Gênesis 1.27). Conheça o amor verdadeiro, procure aprender amar e viva as características do amor.
Muitas pessoas não amam porque nunca foram amadas, então não sabem como amar. Mas quando conhecemos a Jesus, o verdadeiro amor passa a fazer parte de nossas vidas e tudo se transforma.

Imagem relacionada

Deus ama você!


______________________________

Nenhum comentário: