sábado, 14 de novembro de 2015

Satélite capta imagem do furacão Patrícia se juntando a uma tempestade no Texas...


Satélite capta imagem do furacão Patrícia se juntando a uma tempestade no Texas..





 (Foto: NASA)
No fim da semana passada falamos aqui sobre o Patrícia, furacão que, com ventos de velocidades de 325 km/h se tornou "o mais potente já registrado na história". A intensidade faz com que o fenômeno se encaixasse na categoria cinco na escala Saffir Simpson, classificação máxima do cálculo de potência de furacões.

Os satélites JAXA'S GPM e Aqua, ambos da NASA, registraram o momento em que os restantes do Patrícia se moveram em direção ao nordeste. As nuvens, as precipitações e a umidade se uniram a uma área de baixa pressão no estado do Texas, nos Estados Unidos, causando fortes chuvas na região.

Na imagem feita pelos aparelhos da agência espacial americana é possível ver as nuvens do Patrícia em cima dos estados dos Texas, de Louisiana, Oklahoma, Arkansas e Mississippi, no sábado (24).
 (Foto: NASA)

No dia seguinte, domingo (25), o Texas, a Louisiana e o Mississippi ficaram em estado de alerta para inundações conforme a tempestade se moveu pela Costa do Golfo dos Estados Unidos. 
Uma segunda imagem realizada pela NASA é possível ver os restantes da formação no Golfo do México. Eles continham tempestade com temperaturas baixíssimas, chegando até -53ºC, indicando a capacidade do fenômeno de causar chuvas muito fortes.
 (Foto: NASA)
Via NASA

Nenhum comentário: