domingo, 1 de novembro de 2015

10 maneiras de como o seu corpo reage a ansiedade...

10 maneiras de como o seu corpo reage a ansiedade...
Ansiedade é um grande mal-estar físico e psíquico que acontece nos seres humanos. Porém, em algumas pessoas se manifesta mais forte do que em outras. A ansiedade em excesso pode resultar em sérios problemas, precisando até de acompanhamento médico. Será que você sofre de ansiedade? Veja a lista abaixo e entenda as reações do seu corpo:
ansiedade

1. Transpiração:
Mesmo se não houver uma ameaça de verdade o seu corpo começa a suar como se quisesse te preparar para algum perigo eminente.. Sendo assim, o cérebro ativa glândulas sudoríparas, criando a reação ”luta ou fuga”. Seu corpo tende a transpirar para lubrificar áreas como as axilas, onde a pele roça contra a própria pele e pode causar irritações.
2. Gula:
Quando estamos ansiosos, comemos mais do que o normal. Pessoas que são ansiosas comem mais rápido, não dando tempo do hormônio da fome ser ativado e levar a mensagem ao hipotálamo (que fica no cérebro) de saciedade e satisfação.
ansiedade-2
3. Insônia:
A ansiedade pode alterar a produção de serotonina (neurotransmissor) que é responsável pelo estado de alerta de nosso cérebro. Portanto, a produção inadequada de serotonina causa insônia.
ansiedade-3
4. Bexiga hiperativa:
É uma síndrome caracterizada por aumento de frequência urinária e Idiopático é o nome de quem a possui. Não é possível explicar o motivo, mas é comprovado que condições emocionais como ansiedade estão associadas à maior constância de distúrbios urinários, entre eles a bexiga hiperativa.
ansiedade-4
5. Excitação:
Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca a excitação. É um processo que pode ser hereditário ou adquirido através das experiências mais hostis.
6. Prisão de ventre:
A ansiedade pode gerar uma alteração nos movimentos involuntários do intestino, reduzindo o trânsito intestinal. Da mesma forma, a prisão de ventre provoca mais impaciência tornando um ciclo vicioso no qual a preocupação provoca constipação, e esta favorece a ansiedade.
ansiedade-6
7. Vômito:
Quando você entra em estado de ansiedade o seu corpo fica muito sensível. Isso reflete no seu Trato Gastrointestinal porque tem ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro, que ativa o quarto ventrículo hospedeiro do centro do vômito que quando é estimulado provoca o vômito psicogênico.
8. Dores no corpo:
A ansiedade causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrófico (ACTH). Portanto, uma simples dor pode se tornar insuportável.
ansiedade-8
9. Desmaios:
Quando nos vemos numa situação de perigo queremos nos afastar desse plano, seguindo uma direção de amolecimento e desfalecimento provocando uma queda de pressão arterial passiva e o desmaio ocorre como se fosse uma fuga. O inverso também pode acontecer, a pressão arterial aumentar por conta da ansiedade e o corpo se desligar (desmaiar) numa tentativa de reiniciar voltando para o seu estado normal.
10. Alteração no ciclo menstrual:
Diante de uma situação de ansiedade, seu corpo produz um hormônio chamado cortisol. E em níveis altos bloqueia a produção de outro hormônio, o GnRH, responsável pelo equilíbrio do ciclo.
ansiedade-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário