quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pode uma banana te matar? Uma não, mas 480, sim. Veja doságens que matam...


Pode uma banana te matar? Uma não, mas 480, sim.


oa1advvpviy7tnsnwgdr
Médicos sempre alertam que “a dosagem faz o veneno”, significando que qualquer coisa — na dosagem certa — pode te matar. Então vamos ver quanto é necessário destas cinco comidas e itens comuns (e normalmente benignos) para matar alguém. Já pensou em comer 480 bananas? Não coma.

480 bananas

nltn887ckz0aoazkuyqu
Vamos ignorar a dificuldade em se colocar 480 bananas dentro do seu estômago e vamos falar de outra coisa: potássio. Uma única banana geralmente contém 450 miligramas de potássio, fazendo dela uma ótima fonte de eletrólitos. Íons de potássio caminham por dentro de nosso corpo, balanceando os fluidos e desempenhando um importante papel nas contrações musculares e impulsos nervosos. As células de todo o tecido do nosso corpo têm canais de potássio.
Seria virtualmente impossível comer uma dose letal mediana de potássio (pouco mais de meio quilo), mas o elemento é muito mais mortal quando inserido diretamente na corrente sanguínea, quando um súbito influxo surpreende o corpo. Sabemos disso muito bem porque em injeções letais, o químico que faz o coração parar de bater é o cloreto de potássio.

179 espressos

tdlw66vx5qnt0l1tprab
Uma dose moderada de cafeína durante às manhãs vai muito bem, obrigada. Uma dose alta de cafeína causa intoxicação por cafeína, e a pior parte de beber café exageradamente: inquietação, ansiedade, insônia, estômago irritado, coração agitado. Agora eleve isso ao extremo e a cafeína pode estimular o sistema nervoso de tal forma que cause arritmia cardíaca — palpitação, batimento irregular e até convulsão.
11 gramas é o suficiente para produzir uma dose média que seja letal para um adulto. Intoxicação por cafeína é extremamente rara e improvável de ocorrer apenas tomando café, mas o perigo mora nas pílulas e energéticos cheios de cafeína.

47 colheres de chá de sal

joasfcfi1vf0hnwcmmdj
Como qualquer leitor ou sobrevivente de naufrágio sabe, você não deve beber água salgada, porque a quantidade de sal que ela contém é demais para que nosso corpo possa processar.
Como o potássio, o sódio é um eletrólito que regula o fluxo de água das nossas células. Quando se tem muito sódio no fluido intersticial que banha nossas células, a água escapa delas por osmose para restaurar o equilíbrio, o que faz com que as células encolham. O mais óbvio sintoma da hipernatremia, ou o excesso de sódio no sangue, é neurológico: pouca capacidade de resposta, letargia e fraqueza. Em altíssimas quantidades, o sódio pode causar convulsões ou induzir ao coma.

17 garrafas de água

bcwu42on1qunqik1yni0
Pois é, até água em excesso pode matar. Intoxicação por água é o oposto da intoxicação por sal. Quando se tem muita água e pouco sal no fluido intersticial, as células começam a reter água e inflam como balões. As pequeninas células do cérebro não têm espaço para inflar dentro do crânio, e isso pode causar uma lesão cerebral fatal.
Beber toda essa água é raro em circunstâncias normais. É muito mais comum em atletas profissionais ou usuários de ecstasy em raves, nas quais as pessoas tendem a beber água demais por estarem suando demais. Nosso corpo geralmente sabe equilibrar a água do corpo, mas quando a coisa fica extrema, esse mecanismo para de funcionar — e isso pode acontecer com 17 garrafas de água. Lembra daquela promoção que daria um Wii a quem bebesse a maior quantidade de água possível? Então, esse  foi um dos raros casos de morte por intoxicação por água.

24 tubos de pasta de dente

np7lynj4i1a0g4hzkhks
Todo tubo de pasta de dente vem com um aviso: “Mantenha longe do alcance de crianças”.  Fluoreto em pequenas doses é indiscutivelmente bom para prevenir cáries, mas muito dessa substância pode te levar ao pronto socorro. De qualquer forma, um dose letal precisa de muita pasta de dente — 24 tubos grande para um adulto e um poucos menos (mas ainda assim muitos) tubos para uma criança. Em uma série de avaliações de casos de crianças que ingeriram fluoreto, nenhum dos relacionados à pasta de dente apresentaram efeitos agravantes.
Notas sobre a metodologia aplicada no texto
Todos os números foram calculados usando o sistema padrão de dose letal mediana (LD50), a dosagem que mata metade da população testada. Isso cobra variações naturais dos objetos de pesquisa, mas também significa que uma dose menor que o LD50 pode ser letal. Os testes LD50 são feitos em ratos e camundongos e os resultados são apresentados em miligramas da substância por quilo do corpo. Estes números são calculados com base em um homem adulto de 90 quilos e são, obviamente, apenas estimativas. Mas não leve isso como um desafio.
Seguem fontes e números relevantes:
Bananas: citrato de potássio, que é a forma como o potássio é encontrado em bananas, tem um LD50 de 7200mg/kg. Cerca de 1/3 do peso molecular do citrato de potássio é do potássio, logo, uma banana com 450mg de potássio contém 1.350mg de citrato de potássio.
Cafeína: contém um LD50 de 127mg/kg. Uma dose de espresso contém 64mg de cafeína.
Sal: ou cloreto de sódio, possui LD50 de 3000mg/kg. Uma colher de sal pesa cerca de 5.69mg.
Água: LD50 de 90ml/kg.
Pasta de dente: fluoreto de sódio possui LD50 de 52mg/kg. Um tubo pequeno de pasta de dente contém 152mg de fluoreto de sódio; um tubo grande contém 198mg.
Ilustrações de Michael Hession

Nenhum comentário: