quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Morre aos 101 anos, em São Paulo (SP), o Rev. Enéas Tognini.















Morre aos 101 anos, em São Paulo (SP), o Rev. Enéas 

Tognini...

Luto - Fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário 
Teológico Batista Nacional, Enéas Tognini ajudou a escrever 
parte da história da Igreja Cristã Protestante no Brasil.

Fonte: Guiame
 
Faleceu na manhã desta quarta-feira (9), aos 101 anos de idade, em São Paulo (SP), o Reverendo Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional. 
No início de março deste ano, o pastor Enéas foi submetido a uma cirurgia de emergência, para retirar um tumor do intestino. Apesar da idade avançada, sua boa recuperação pós-cirúrgica chegou a deixar a equipe médica otimista. Cerca de uma semana depois do procedimento, Tognini recebeu alta do hospital, porém o líder passou a ter acompanhamento médico regularmente em sua casa.
Em nota enviada ao Portal Guiame, o atual líder da Igreja Batista do Povo, Pastor Jonas Neves lamentou o falecimento do amigo. Confira abaixo:
"Com pesar, comunico o falecimento do colega e amigo amado pastor Enéas Tognini.
Pastor, professor, escritor, fundou o Seminário Teológico Batista Nacional (STBN), e a Igreja Batista do Povo. Avivalista, é reconhecido como um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira e pela criação da Convenção Batista Nacional.
A saudade causada pela ausência do nosso Pastor Enéas é compensada pela lembrança dos muitos frutos deixados e pela certeza de que nos encontraremos na Glória.
Que o Espírito Santo de Deus console os familiares, as ovelhas da IBP e os amigos!
Pr Jonas Neves de Souza"

Histórico
 

Enéas Tognini ajudou a escrever parte da história da igreja cristã protestante no Brasil. Filho de imigrandes italianos e nascido em 20 de abril de 1914, no município de Avaré (SP), formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Chegou a pastorear as igrejas Batista do Barro Preto (Belo Horizonte) e a Batista de Perdizes (São Paulo).
Sua influência estendeu-se sobre líderes, não apenas da igreja Batista, mas de diversas outras denominações.
Já na década de 1960, Pastor Enéas foi um dos grandes líderes do avivamento espiritual, que originou a Convenção Batisa Nacional (CBN) e tornou-se presidente desta entidade.
Seu nome acabou sendo sempre ligado à obra pentecostal por pregar a doutrina do chamado Batismo no Espírito, fazendo sempre menção também dos dons espirituais.
Ao longo de seu ministério, o fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional conquistou respeito, como líder espiritual e também como professor e orientador educacional. Prova disto é que chegou a trabalhar também em outras instituições de ensino, como o Colégio Batista Brasil e a Faculdade Batista de Teologia.
Escritor conceituado na literatura cristã nacional, pastor Enéas lançou mais de 48 livros, foi reconhecido como membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e chegou a presidir a Sociedade Bíblica do Brasil.
Já em 2002, foi agraciado com com o título de Cidadão Paulistano.
Enéas Tognini deixa a esposa Élia e suas duas filhas, Dinéa e Edna.
Informações sobre o ofício fúnebre e o sepultamento serão divulgadas em breve.
Luto
O Portal Guiame se solidariza com a família do Rev. Enéas Tognini por tão dura e dolorosa perda. Que Deus console e conforte os corações de seus familiares neste momento de luto.
As últimas informações são de que o corpo do pastor Enéas será velado na Igreja Batista do Povo, a partir das 14h. Também haverá um culto cerimonial, posteriormente, às 19,00h na própria IBP.

O sepultamento do corpo será realizado nesta quinta-feira (10), às 15h, no Cemitério São Paulo, Rua Cardeal Arcoverde nº 1250.
eneas

"Portanto meus amados, Tudo o que eu tenho feito, se é que fiz alguma coisa, eu atribuo ao meu Senhor Jesus Cristo."



Um líder brasileiro que influenciou e formou líderes de diversas denominações da igreja evangélica no Brasil, filho de imigrantes italianos, paulista de Avaré, casado com dona Élia e pai de três filhas, o pastor Enéas Tognini teve na experiência pentecostal o marco decisivo de sua longa trajetória na obra de Deus. Ex-professor e diretor de diversas escolas teológicas, ele abandonou tudo e, a partir de 1965, embrenhou-se pelo país levando consigo o fogo do Espírito Santo.

O ministério itinerante foi interrompido em 1981, quando Tognini fundou a Igreja Batista do Povo, em São Paulo, da qual é vice-presidente. Ele presidiu a CBN (Convenção Batista Nacional) por anos a fio e, ainda hoje, com seus 101 anos, foi um dos líderes evangélicos mais atuantes do país.



 · 5 de abril 2015...

Uma das ultimas postágens deste Icone, exemplo de dedicação ao nosso Pai Celeste...









Nunca nos esqueceremos sua alegria em tudo que participava...






"Portanto meus amados, Tudo o que eu tenho feito, se é que fiz alguma coisa, eu atribuo ao meu Senhor Jesus Cristo."

Pr. Enéas Tognini...



Téka Cassab 
Pós Sepultamento

Hoje sepultamos o nosso pastor, nos seus 101 anos... na verdade sepultamos o envólucro, envelope da uma importante carta escrita e lida por tantos homens que, a essa altura já está de volta nas mãos do remetente. Feliz daqueles que tiveram o privilégio de lê-la, aprenderem e ensinarem através dela! Seu legado será eterno!





Nenhum comentário: