sábado, 19 de setembro de 2015

Circula pela Internet que Marte ficará do mesmo tamanho da Lua hoje, dia 27 de agosto. Mito ou verdade?

Circula pela Internet que Marte ficará do mesmo tamanho da Lua hoje, dia 27 de agosto. Mito ou verdade?


  No mundo das lendas urbanas, uma relativamente nova tem ganhado espaço nas redes sociais.  
Ela já existe há cerca de 13 anos, sendo compartilhada principalmente via e-mail. Os primeiros e-mails tinham o título "Marte Espetacular" e nos anos seguintes surgiram vários outros como "Marte está prestes a ser espetacular!" e a errada informação "Duas luas em 27 de agosto".
O que todos têm em comum é a falsa crença de que se olhar para o céu noturno em 27 de agosto de cada ano, você verá Marte gigantesco, do tamanho da Lua, lado a lado com ela.
O mito surgiu do fato ocorrido em 27 de agosto de 2003, quando Marte faria sua maior aproximação da Terra em 60 mil anos. Esse fato isolado deu a impressão de que o planeta estava maior, visto da Terra, mas de forma muito sutil.
  Assim, a notícia transformou-se em um conto fantasioso sobre Marte. Mesmo que a informação nunca tenha se confirmado, todos os anos, no dia 27 de agosto, a história parece ganhar força e circular na internet.

Até mesmo a Agência Espacial Canadense chegou a comentar o caso em sua página oficial no Facebook: “Infelizmente, nós temos respondido a tantas perguntas sobre este fato, ultimamente, que decidimos que era hora de um parecer oficial. Não, não, não e NÃO! Marte nunca será grande como a Lua. É apenas mais um mito da internet”.
Pelo modo como a resposta foi dada, provavelmente os canadenses recebem perguntas sobre o assunto com muita frequência. Mas eles não foram os únicos. A NASA também chegou a emitir comunicados, desde 2005, sobre o mito de tal história, quando astrônomos amadores publicaram imagens falsas sobre o Marte de 27 de agosto.
Ainda assim, apesar de tudo o que os cientistas, astrônomos e agências espaciais tentaram fazer para acabar com o mito, até os dias de hoje a história permanece forte. Alguns acreditam que, neste ano, finalmente conseguirão avistar Marte aumentado. Então, entenda de uma vez por todas que Marte jamais terá o mesmo tamanho da Lua e permanecerá igual à nossa vista, para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário