terça-feira, 11 de agosto de 2015

Só pôde ser visto pela humanidade em 1959... A incrível foto da Lua passando em frente à Terra...

A incrível foto da Lua passando em frente à Terra...


Resultado de imagem para A incrível foto da Lua passando em frente à Terra fotos


Satélite distante revela planeta e sua companheira
POR Fábio Marton ...



A foto acima mostra o dito lado "escuro" da Lua no momento em que ela passa em frente à Terra na parte em que é dia - assim, em verdade está iluminado pelo sol. Ele ganha esse nome não por que não recebe a luz solar, mas por que a Lua sempre tem o mesmo lado voltado para nosso planeta. Assim, o dito lado escuro - mais precisamente, lado oculto - só pôde ser visto pela humanidade em 1959, quando a sonda soviética Luna 3 passou por trás da Lua.  
A foto vem do DSCOVR, Deep Space Climate Observatory (Observatório Climático do Espaço Profundo), um dos novos brinquedos da Nasa. Lançado em fevereiro e posto em ação em junho, ele fica na chamada órbita L1, orbitando o sol - e não a Terra - num ponto em que a gravidade da estrela e nosso planeta se anulam. Isso fica a cerca de 1,6 milhão de quilômetros - mais de cinco vezes a distância entre Terra e Lua.
O principal trabalho do DSCOVR é monitorar os ventos solares, emissões eletromagnéticas que podem bagunçar seriamente com sistemas de comunicações terrestres, incluindo satélites.
Resultado de imagem para A incrível foto da Lua passando em frente à Terra fotos



 Ele tem uma câmera permanentemente apontada para o lado diurno da Terra - que tirou essa foto. Em verdade, a imagem é apenas parte de uma sequência, que mostra toda a passagem. Ela pode ser vista abaixo:

NASA/NOAA

Resultado de imagem para A incrível foto da Lua passando em frente à Terra fotosonte:

Nenhum comentário: