quarta-feira, 1 de julho de 2015

Família descobriu banheiro de 2 mil anos enquanto trocava piso da sala...


01/07/2015 12h06 - Atualizado em 01/07/2015 16h58

Troca de piso em casa de Jerusalém revela banheiro milenar escondido...

Família descobriu banheiro de 2 mil anos enquanto trocava piso da sala.
Local era destinado a rituais judaicos.

Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar (Foto: Gali Tibbon/AFP)Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar (Foto: Gali Tibbon/AFP)
Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira (1º).
Vasos de cerâmica dentro do banheiro ajudaram os arqueólogos a datar a descoberta ao século 1. A residência se encontra no vilarejo de Ein Karem, que a tradição acredita ser o local de nascimento de João Batista e que hoje é um bairro de Jerusalém.
Um alçapão coberto por um tapete, construído no novo piso após a descoberta da casa de banhos, agora sinaliza o ponto onde uma escadaria de pedra levava à antiga câmara, que tem 3,5 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,8 metro de profundidade.
A Autoridade de Antiguidades disse que, apesar das referências do Novo Testamento à “Cidade da Judeia”, que se acredita ter existido onde hoje se localiza Ein Karem, resquícios arqueológicos dos tempos de Jesus raramente foram encontrados no vilarejo.
Tal mostra o alçapão no chão de sua sala, que leva até o banheiro de 2 mil anos descoberto no subterrâneo, em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)Tal mostra o alçapão no chão de sua sala, que leva até o banheiro de 2 mil anos descoberto no subterrâneo, em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)
Homem mostra a piscina de imersão no banheiro milenar descoberto sob o piso de sua sala em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)Homem mostra a piscina de imersão no banheiro milenar descoberto sob o piso de sua sala em Jerusalém (Foto: Gali Tibbon/AFP)

Nenhum comentário: