quinta-feira, 25 de junho de 2015

A Ford apresenta protótipos de bicicletas elétricas integradas a aplicativo...

A Ford apresenta protótipos de bicicletas elétricas integradas a aplicativo

A Ford apresenta protótipos de bicicletas elétricas integradas a aplicativo...

A Ford levou o seu projeto Handle on Mobility, com protótipos de bicicletas elétricas que podem funcionar em sintonia com os carros e transporte público e são apoiadas por um aplicativo. A montadora apresentou o projeto de duas E-Bikes durante o Mobile World Congress, que se realiza em Barcelona. Ambas foram selecionadas entre as melhores de 100 propostas de modelos entregues pelos funcionários como parte de um desafio global proposto pela empresa.
A montadora já havia apresentado sua proposta Handle on Mobility durante a CES, no início do ano em Las Vegas. Esse projeto é uma extensão do plano global Ford Smart Mobility que tem 25 pilotos em execução em todo o mundo, todos com a proposta de solucionar problemas de mobilidade urbana em cada cidade escolhida para sediar o programa. São Paulo será uma das próximas, como anunciou a empresa durante o Campus Party 2015.
As duas e-bikes apresentadas em Barcelona, os protótipos Mode:Me e Mode: Pro são equipadas com motor de 200 watts com bateria de 9-am-hora que fornece energia para o pedal elétrico favorecendo velocidades de até 25 Km/h. As duas bicicletas foram inspiradas na indústria automotiva e trazem, por exemplo, um sensor de ultra-som voltado pra trás que permite que um sistema de alerta avise o ciclista quando um veículo está ultrapassando, por meio da vibração dos guidões, e também emite alertas aos motoristas da presença da e-bikes, ativando luzes do guidão.
As e-bikes, que se dobram facilmente e cabem qualquer veículo Ford, atendem às necessidades dos diferentes usuários.  A MoDe:Me foi construída com a ajuda da fabricante de bicicletas Dahon, é ideal para os viajantes urbanos se locomoverem nos congestionamentos das cidades. Já a MoDe:Pro E-bike, construída por uma equipe Ford, destina-se para uso comercial urbano, como correios, eletricistas e serviços de entrega. Ela é projetada para ser guardada com segurança em veículos comerciais, podendo atuar como veículo de apoio, e ser combinada com mais de uma e-bike.
Os dois protótipos trabalham com uma app ainda experimental chamada Mode:Link, compatível com iPhone 6. Além dos sinais e vibrações emitidos com o movimento da bicicleta para alertar outros veículos e também o ciclista, o pedal elétrico pode ajustar a velocidade à frequência cardíaca do coração do condutor com a ferramenta No Sweat, que promove reduções da velocidade quando a taxa está acelerada. O aplicativo também auxilia na destinação, com passo a passo do caminho a ser adotado.
“Há várias formas de se andar pelas cidades, mas o que realmente precisamos é um caminho que conecte todas as outras opções de transporte juntas”, comentou Ken Washington, vice-presidente da Ford Research and Advanced Engineering.
Em Barcelona, a Ford também apresentou pela primeira vez na Europa o projeto Info Cycle, uma iniciativa que prevê o levantamento de informações sobre como as bicicletas são usadas em diferentes áreas urbanas. O objetivo é aumentar a segurança do ciclista, bem como explorar mapaeamento, planejamento inteligente de viagem.

Nenhum comentário: