quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUANDO VOCÊ PERCEBE QUE TEM que mudar, Renovar.










MITOS SOBRE AS AVES

A lenda da águia

É muito difundida a lenda de que a águia (não é indicada a espécie), depois de viver 40 anos, apresenta-se com o bico, unhas e asas muito desgastados. Então, ela recolhe-se ao alto de um montanha, e bate com os bicos na rocha até este cair. Em seguida nasce um novo bico e então ela arranca as unhas, esperando-as crescerem de novo. Com estes, arranca as penas das asas. Por fim, com todas essas partes renovadas, após 120 dias, ela vive ainda mais 30 anos, atingindo a longevidade de 70 anos.

Imagem relacionada


Esse fenômeno não acontece, claro. Na verdade tanto o bico quanto as unhas das águias (e de outras aves) são renovados continuamente, pois vão se desgastando com o uso. Anualmente as penas caem e são substituídas por outras. Mas essa queda não ocorre de uma só vez, o que impediria a ave de voar (isto acontece com alguns patos), e sim sincronizadamente. Sabe-se também que as águias não vivem 70 anos, mas em média 30.

Não se sabe com certeza a origem dessa lenda. Alguns a atribuem a uma passagem da Bíblia (Salmos, Cap. 103) que diz o seguinte:

Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia...

Ou pode ter surgido da a partir da mitologia grega, onde a ave Fênix, após morrer queimada, renasce das cinzas.

Essa lenda tem sido usada como símbolo de processos de auto-ajuda, de renovação da pessoa.

Quando você percebe que tem que mudar... Renovar

Imagem relacionada

No curso de nossas vidas, passamos por experiências que nos moldam – ou pelo menos tentam nos moldar. Se formos cegos e surdos ao que cada experiência nos ensina, então o nosso caráter não pode ser moldado. E é esse o problema que muitos de nós carregamos — a resistência à mudança. O nosso coração humano é tão cheio de si mesmo, tão convencido de que sabe melhor, de que nunca está errado, que muitas vezes não aprendemos as lições contidas numa experiência.

Quando finalmente damos conta disso, quando despertamos para o fato de que afinal ESTAMOS errados, podemos reagir de uma ou outra maneira:
Podemos acordar e humildemente aprender nossa lição, ou
Podemos ser teimosos e manter o nosso orgulho.

A primeira opção significa que aprendemos e crescemos; a segunda, que nos tornarmos tão orgulhosos que não podemos aprender algo novo.

“E vos renoveis no espírito do vosso entendimento,” diz o apóstolo Paulo em Efésios 4.23. Poucas, mas profundas palavras.

Nossa mente precisa de renovação. Precisa porque envelhece. Com o passar dos anos, se não atualizarmos o espírito da nossa mente, nos tornaremos espiritualmente e mentalmente velhos. Velhas ideias, velhas maneiras, resistência à mudança. Paramos de crescer. Somos deixados pra trás. Mentes mais jovens (e atuais) começam a passar na nossa frente. E nós nos tornamos uma chata, amargurada, ressentida caricatura do que costumávamos ser. Daí culpamos o mundo por ter mudado…

Quais serão os dramas de hoje?? Caso 01 – Brenda Tenho 20 anos, técnica em edificações, trabalho em uma empresa de renome a nível nacional, conquistei muitas coisas desde cedo, como o meu carro próprio, o que é muito para uma menina com uma família tão simples. Tenho minha independência financeira. Mas vim aqui pra falar …

“Mudança é difícil mas quase sempre essencial à sobrevivência.” – Les Brown

Então, a próxima vez que suas ideias ou convicções atuais forem desafiadas por outras melhores e diferentes, não seja orgulhoso. Vá em frente e mude.


É para o seu bem renova,r começar de novo


É vida é solução ...













Nenhum comentário: