segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CIENTISTAS DESENVOLVEM TÉCNICA de cura que ressuscita pacientes praticamente mortos.



NOTICIAS

27 de Novembro de 2014
Cientistas desenvolvem técnica de cura que ressuscita pacientes praticamente mortos



Cientistas da Universidade do Arizona, em Tucson (EUA), desenvolveram uma técnica radical para salvar pacientes à beira da morte. E como ela funciona? Através da substituição de todo o sangue do corpo por água salgada fria. “Se a temperatura de uma pessoa está a 10ºC, sem atividade cerebral, sem atividade cardíaca e sem sangue, qualquer um concordaria que ela está morta (...) Contudo, ainda a podemos trazer de volta à vida”, explicou Peter Rhee, que, junto com Samuel Tisherman, da Universidade de Maryland, em College Park, demonstrou que é possível manter os corpos em “animação suspensa” por horas.



É IMPORTANTE QUE O PÚBLICO SAIBA QUE NÃO SE TRATA DE UMA FICÇÃO CIENTÍFICA, MAS DE UM TRABALHO EXPERIMENTAL, QUE VEM SENDO ESTUDADO COM DISCIPLINA, COM O OBJETIVO DE SALVAR A VIDA DE PESSOAS-SAMUEL TISHERMAN

O procedimento já havia sido testado em animais: o sangue do corpo de uma cobaia foi drenado e resfriado em 20ºC abaixo de sua temperatura. Em seguida, o sangue foi bombeado novamente pelas veias e, assim, o corpo foi esquentando aos poucos, até que o coração voltasse a bater. Os animais utilizados nos experimentos mostraram efeitos nocivos muito baixos ao despertarem, além de um estado de atordoamento, que não dura mais que um dia. Quando foi anunciada a experimentação em humanos (vítimas de tiros), surgiu a polêmica: esta técnica implica fazer o paciente passar pela morte antes de curá-lo. Tisherman diz que “é importante que o público saiba que não se trata de uma ficção científica, mas de um trabalho experimental, que vem sendo estudado com disciplina, com o objetivo de salvar a vida de pessoas”. Esta maneira ousada de salvar pacientes poderia mudar a história da medicina, principalmente em casos de acidentes. Será possível?


Resultado de imagem para Cientistas desenvolvem técnica de cura que ressuscita pacientes praticamente mortos fotos


Fonte e imagens: BBC, NeoTeo e FayerWayer

Nenhum comentário: