terça-feira, 16 de dezembro de 2014

FLORESTA AMAZÔNICA É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO ATUAL.




BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

A floresta das alturas a presença da mata é bem visível e a extensa área verde, na mata fechada, parece não ter fim. O que observamos nesta grande área são as copas das árvores, que de tão juntas nos permitem ter essa visão e é por causa delas que há a dificuldade da entrada dos raios solares.

Olhando através das árvores, presenciamos uma variedade de plantas e árvores que são diferentes em espécie e em tamanho. Árvores que chegam a mais de 40 metros de altura e sustentam cipós, raízes de outras plantas, folhas, ramos, plantas apoiadas em outras e isto não impede a passagem livre dos nutrientes.

Como o solo não recebe muita luz solar, o ambiente é escuro e existe pouca cobertura verde, sendo ele formado por serapilheira e não por uma vegetação abundante e verde.

Justamente por isso, a fauna da Floresta Amazônica é composta por animais de pequeno e médio porte. A vida nesse ecossistema pode ser interferida por qualquer alteração, quer seja natural ou humana. Esta é a relação entre seres vivos e não vivos e entre o homem que vem causando problemas neste grande bioma.

ANIMAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA

Animais Floresta Amazônica de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2005, a fauna amazônica era constituída de 4.221 espécies de animais. Talvez imaginava-se que a Floresta Amazônica era como os filmes do Tarzan, deslizando sobre os galhos, cercado de elefantes, lobos, girafas, etc. É claro que este ambiente é encontrado em florestas como na África (que é a menor área de floresta tropical do mundo) ou no Pantanal, mas não na Floresta Amazônica.

Apesar disso, existe uma fauna variada e espécies desconhecidas. Os mais populares são os macacos, como o macaco-aranha, os guaribas, os coatás, os barrigudos, etc. Há também a presença de muitos répteis, anfíbios, peixes, mamíferos terrestres e aquáticos, aves e muitos insetos. Nos rios amazônicos existem cerca de 85% de espécies de peixes da América do Sul e um dado curioso é que só no Rio Negro foram catalogadas 450 espécies de peixes.
Outro fato interessante é o processo conhecido como piracema, no período da desova dos peixes, eles nadam contra a correnteza, encontrando obstáculos para reprodução da sua espécie. Além de obstáculos naturais, eles também fogem da pesca predatória, que é proibida durante essa época. Sendo este um sistema interligado, onde qualquer alteração produz desequilíbrios consideráveis, a pesca predatória durante a piracema prejudica a cadeia alimentar havendo o desaparecimento de algumas espécies e aumento de outras.

A maior parte da fauna amazônica é composta por muitos insetos, nela encontra-se besouros, formigas, vespas, mariposas, etc. Esses animais são de grande importância nos ecossistemas, pois ajudam na polinização das plantas direta ou indiretamente.

Já as aves são responsáveis por colocar um pouco de cor na floresta. Na Amazônia existem 1.300 espécies de aves, constituídas por araras, papagaios, periquitos, tucanos, entre outros.

PERIGOS DA MATA

A Floresta Amazônica é cercada de beleza, mas também encontramos muitos perigos ao adentrarmos na mata.



As dificuldades que os expedicionários encontraram no passado foi a presença de mosquitos e insetos transmissores de enfermidades diversas tais como serpentes venenosas, plantas espinhosas e venenosas, índios, rios e cavernas desconhecidos. Portanto, na hora de nos aventurarmos na Amazônia, precisamos ficar de olhos abertos e observar tudo em detalhes. Um modo de defesa, no encontro com um animal nocivo, é vê-los a distância e ter muito cuidado, tratando de observar todos os lugares. Conheça alguns animais perigosos:

Mosquitos – mais conhecidos como muriçocas, pernilongos ou borrachudos. Essas pequenas criaturas estão relacionadas a mais de 2 milhões de mortes de pessoas por ano no mundo. Ao viajar para a Amazônia, principalmente na primeira viagem, tome todas as vacinas e use repelente, pois estes insetos gostam muito de locais úmidos e com muita formação arbórea.

Cobras venenosas – jararaca, surucucu, coral e a cobra papagaio, estas são as espécies de cobras mais perigosas da Floresta, mais ativas a noite, encontram-se penduradas em árvores, troncos ocos, buracos, rastejando-se no chão e o alvo de ataque delas são os pés e as pernas. Por isso, nas caminhadas pela floresta devemos usar botas e sapatos que nos protejam da ação de certos animais. Sendo elas as responsáveis por mais de 100 mil mortes por ano no mundo.



Aranhas – são perigosas as aranhas armadeira e marrom. Se for picado por uma delas, é necessário a aplicação de soros correspondentes a uma determinada espécie.

Escorpiões – os escorpiões preto e amarelo são nocivos ao homem e possuem uma picada dolorosa e intensa, sendo necessário a aplicação do soro em casos graves.

Arraias – vivem em águas doces, em lagos, rios e possuem um ferrão serrilhado coberto de veneno. O ideal é arrastar os pés sobre as águas e cutucar o fundo do rio com um galho.

Animais selvagens – onças, jaguatiricas e gatos do mato podem ser um perigo quando estão famintos ou quando confundem a sua presa com um ser humano, caso isso aconteça, não fique parado. Suba em uma árvore e fique por lá até o felino ir embora.

FLORA DA AMAZÔNIA
A Floresta Amazônica é cercada por várias espécies já catalogadas. Com aproximadamente 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas, elas constituem um patrimônio para os recursos que o homem utiliza da natureza. Madeiras com valor comercial e próprias para o uso, a floresta possui a maior reserva de madeira do mundo.

As espécies mais conhecidas são a castanheira, a seringueira, a vitória-régia e o cacaueiro. As árvores consideradas de grande porte ficam próximas umas das outras e impedem a passagem dos raios solares que dificultam o surgimento de uma vegetação rasteira que é encontrada em poucos lugares.

Em algumas árvores amazônicas presenciamos o crescimento de plantas como orquídeas e bromélias que mantém uma relação mútua. Assim, metade das plantas existentes no Brasil são encontradas nessa floresta. A cada ano que passa mais espécies são catalogadas em todo o mundo e adicionadas à lista.



FONTE

https://www.sosamazonia.org.br

Nenhum comentário: