sábado, 29 de novembro de 2014

CONHECER AS as “entranhas” de 19 objetos cotidianos.


Veja as “entranhas” de 19 objetos cotidianos


Mari

Ciência, TOP Curioso
Você pode não saber, mas 08 de novembro foi o Dia Internacional de Radiologia. Neste dia, em 1895, o físico alemão Wilhelm Roentgen descobriu acidentalmente os raios-x. A Biblioteca Britânica conta a história da revelação acidental.

Roentgen estava explorando o caminho dos raios elétricos que passam de uma bobina de indução através de um tubo de vidro parcialmente evacuado. Embora o tubo estivesse coberto de papel preto e o quarto estivesse completamente escuro, ele notou que uma tela coberta de material fluorescente foi iluminada pelos raios. Mais tarde, ele percebeu que objetos poderiam ser penetrados por esses raios, e que a imagem projetada da sua própria mão mostrava um contraste entre os ossos opacos e a carne translúcida. Mais tarde, ele usou uma chapa fotográfica, em vez de uma tela, e uma imagem foi capturada. Desta forma, uma descoberta extraordinária tinha sido feito: as estruturas internas do corpo poderiam ser visíveis, sem a necessidade de cirurgia.



Acima, você pode ver o primeiro raio-x médica. É uma imagem da mão da esposa de Roentgen, incluindo seu anel de casamento. A descoberta fez com que Roentgen ganhasse um Prêmio Nobel.

O Dia Internacional de Radiologia foi organizado por um grupo de radiologistas para aumentar a conscientização sobre a importância que a radiologia tem. Isso pode soar um pouco como um auto-engrandecimento, mas as técnicas de imagiologia médica realmente salvam vidas.

Para comemorar este feriado talvez subvalorizado, a General Electric (GE) digitalizou um monte de objetos aleatórios, como parte de sua campanha #SeeInsideIt. Várias imagens bem legais foram geradas, veja a seguir:


Bolsa. Raio-X



Leitor de CD. Raio-X



Carrinho de corrida eletrônico. Tomografia computadorizada



Chave e cadeado. Tomografia computadorizada



Macaco de pelúcia. Raio-X



Pizza. Raio-X



Patinho de borracha. Raio-X



Video game. Tomografia computadorizada



Tangerina descascada. Raio-X



Walkie Talkie. Tomografia computadorizada



Concha. Raio-X



ovo. Raio-X



Controle de video game. Tomografia computadorizada


Câmera de vídeo. Raio-X invertido



Batedeira. Raio-X invertido



Lâmpada. Raio-X



Câmera fotográfica. Tomografia computadorizada



Caranguejo. Raio-X



Calculadora. Raio-X



Tomate. Ressonância Magnética



Banana. Ressonância Magnética



Melão. Tomografia computadorizada

Nenhum comentário: