segunda-feira, 10 de novembro de 2014

TÚNEL ESCONDIDO há 1800 anos revela tesouro arqueológico em Teotihuacan, no México.


CATEGORY ARCHIVES: TÚNEL ESCONDIDO HÁ 1800 ANOS REVELA TESOURO ARQUEOLÓGICO EM TEOTIHUACAN

Assista a reportagem:

Túnel escondido há 1800 anos revela tesouro arqueológico em Teotihuacan, no México.
Postado em novembro 10, 2014 por Mirabel Krause



O trabalho de escavação de uma equipe de arqueólogos mexicanos, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), chegou a uma descoberta reveladora. Foram encontrados minerais, pedras preciosas e figuras talhadas na madeira, escondidos dentro de um túnel subterrâneo com mais de 100 metros de extensão, no complexo de Teotihuacan, no México, e que não era acessado há mais de 1800 anos. Como os objetos estavam no teto e nas paredes, os especialistas acreditam que os teotihuacanos queriam recriar o submundo.

O tesouro revelado é composto por mais de 50 mil peças arqueológicas. O local, assim como os objetos encontrados, datam aproximadamente do ano 250 d.C., e estes teriam servido tanto para empossar os membros da alta classe quanto para enterrá-los no momento de sua morte. Os especialistas acreditam que poderão encontrar restos mortais de algum governante até o final do ano que vem. “Já estamos nas câmaras. Retiramos sedimentos de 60 a 70 centímetros, mas falta ainda cavar um ou dois metros a mais, onde acreditamos encontrar algo muito importante”, afirmou o arqueólogo responsável pelo projeto, Sergio Gómez.

Declarada patrimônio da humanidade pelas Nações Unidas, a cidade pré-hispânica de Teotihuacan foi fundada há cerca de 2.500 anos e lá se encontram as famosas pirâmides do Sol e da Lua. Ela teve seu apogeu entre os anos 250 e 500 d.C., quando sua população chegou a 150 mil habitantes, erguendo-se como um dos maiores centros urbanos do planeta, depois de Constantinopla e Alexandria.

Assista a reportagem:
Posted in Em pauta, Túnel escondido há 1800 anos revela tesouro arqueológico em Teotihuacan

Nenhum comentário: