segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Famosa chuva de meteoros LEONIDAS. Tudo sobre a Chuva de Meteoros Leonidas.


Famosa chuva de meteoros Leônidas.



Tudo sobre a Chuva de Meteoros Leonidas.

 
Leonidas - veja como observar uma das chuvas de meteoros mais famosas da história do quintal da sua casa!

A chuva de meteoros Leonidas (ou Leonídeas) acontece todos os anos, entre os dias 14 e 20 de novembro - época em que a Terra passa pelos rastros do cometa 55P/ Temple-Tuttle. Mas é na noite / madrugada entre os dias 17 e 18 de novembro que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada. E não são poucos meteoros.



Como observar a chuva de meteoros Leônidas?

Em primeiro lugar devemos conhecer a região do radiante - local onde os meteoros parecem se originar. No caso da chuva Leonidas, seu radiante fica na constelação de Leão (daí a origem do nome da chuva). Isso não significa necessariamente que você deve encontrar a constelação de Leão, mas sim que deve olhar na direção em que ela se encontra no céu.

No mês de novembro, a constelação de Leão nasce um pouco antes do amanhecer, portanto é nesse horário que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada, na direção nordeste do céu, como vemos na imagem abaixo:


Radiante da chuva de meteoros Leônidas.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Dê preferência para observar a chuva de meteoros a partir de um local longe de poluição luminosa. A iluminação artificial das grandes cidades ofusca o brilho tênue das estrelas, e consequentemente, atrapalha a observação dos meteoros.

A Lua estará caminhando para a fase Cheia, o que pode acabar atrapalhando a observação dos meteoros no início da noite, sobretudo os mais tênues. Porém, quando a constelação de Leão começa a despontar no céu à leste, a Lua se põe à oeste, deixando os céus bem escuros para facilitar nossa observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário