quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DOENÇAS DA PELE...Dermatite atópica ou eczema atópico.


Doenças da Pele
A dermatite atópica pode existir junto com a asma, rinite, urticária e pode gerar um indivíduo tenso, inseguro, agressivo, com sentimentos de inferioridade .

Dermatite atópica ou eczema atópico

O que é?

A atopia é uma doença adquirida por herança genética que, na pele, causa lesões inflamatórias: a dermatite atópica ou eczema atópico. A pessoa que sofre de atopia, além da dermatite atópica pode apresentar asma ou rinite alérgica. É frequente encontrar histórico de uma destas doenças nos familiares.

Manifestações clínicas

O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros. Com o ato de coçar, tornam-se escoriadas e podem sofrer infecção secundária.

Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais.



Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crônico (longa duração), apresentando períodos de melhora e de piora. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição desta por uma das outras formas de apresentação da atopia (asma ou rinite).

Outra característica da pele do atópico é a sua tendência maior ao ressecamento que, por si só, pode dar origem à sensação de coceira e descamação. O estresse emocional pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado.
Tratamento


A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes. Se tomar mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles. Logo após o banho, com a pele ainda úmida, deve-se usar hidratantes para evitar o ressecamento.

As lesões são tratadas com o uso de cremes e pomadas à base de corticosteróides ou outras substâncias que ajudam a combater a inflamação. Em caso de infecção secundária, devem ser usados antibióticos. Medicações anti-alérgicas ajudam a diminuir e controlar a coceira. Casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, via oral, para o seu controle. O tratamento da dermatite atópica depende de cada caso e deve ser conduzido por um médico
dermatologista.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista



Ivermectina (Ivermec)

Bula de Ivermectina (Ivermec)
A Ivermectina é usado no tratamento de vermes como oncocercose, filariose, pediculose, ascaridíase, escabiose e estrongiloidíase intestinal.

Este medicamento pode ser vendido com os nomes Ivermec, Plurimec, Levercitin ou Revectina e, é produzido por laboratório Ucifarma, sob a forma de comprimidos.
Preço da Ivermectina

A Ivermectina custa entre 12 e 23 reais.
Indicações da Ivermectina

A Ivermectina está indicado no tratamento de estrongiloidíase intestinal, oncocercose, filariose, escabiose, vulgarmente conhecida como sarna e também infestação por piolhos.



Modo de uso da Ivermectina

Este remédio pode ser tomado por crianças, adolescentes e adultos e varia com a doença. Assim:
Oncocercose: dose única 150 mcg/ Kg de peso; repetir entre 3 a 12 meses seguintes.
Estrongiloidíase: dose única de 200 mcg/ Kg de peso.
Filariose: dose única de 20 a 200 mcg/Kg de peso.
Piolho: dose única de 200 mcg/Kg de peso.
Sarna: dose única de 150 mcg/Kg de peso.

O medicamento deve ser tomado em jejum e uma hora antes da primeira refeição do dia. Não deve ser ingerida com medicamentos da classe dos barbituratos, benzodiazepinas ou ácido valpróico.
Efeitos colaterais da Ivermectina

A Ivermectina pode provocar cefaleias, náusea, vomito, diarreia, constipação e dor abdominal.
Contraindicações da Ivermectina

Este remédio está contraindicado na gravidez, durante a amamentação, quando o paciente tem meningite ou asma ou se a criança tiver menos de 15 Kg.

Nenhum comentário: