segunda-feira, 25 de agosto de 2014

"CAMINHAR...DOSE CERTA PARA SUA SAÚDE", esta maravilha sem medo. Qual deve ser o comportamento do cardiopata?


Qual a dose certa de corrida para o cardiopata?

Tags: caminhada, caminhada coração, cardiominas, cardiominas telemedicina, ecg online, laudo ECG, quanto caminhada coração, ricardo ghetti, ricardo mauro ghetti

cabral, Telemedicina, telemedicina cardiológica.

Muitos pacientes me perguntam sobre qual atividade física é melhor para o coração.
A impressão da maioria das pessoas é de que a corrida ou caminhada é o melhor exercício físico para o coração. Mas quanto? Por quanto tempo? Qual distância? Quantas vezes por semana?



O fator que mais impacta sobre o coração é, sem dúvida, a REGULARIDADE da atividade física.



Já publiquei em post anterior sobre os perigos do “Atleta de final de semana” que expõe o seu coração à uma atividade física à qual não está habituado, e por isso, pode provocar infartos ou morte.



Muitos pacientes me perguntam sobre qual a atividade física é melhor para o coração.



A impressão da maior das pessoas é a caminhada ou a caminhada do melhor exercício físico para o coração. Mas quanto? Por quanto tempo? Qual distância? Quantas vezes por semana?

O que tem mais impacto sobre o coração é, sem dúvida, a REGULARIDADE da atividade física. Já publicou post anterior sobre os perigos do “final de semana” que expõe seu coração a uma atividade física de uma pessoa que não é habituada, e por isso, pode provocar infartos ou morte súbita.

Um estudo publicado em junho deste ano na Revista Americana de Medicina Esportiva com 52.000 pessoas sem diabetes (hipertensão, diabetes, ou outra) que praticam atividade física regular.

Como era se esperar, uma atividade física regular reduziu a taxa em 19% (!!) quando comparado a pessoas que não praticavam a atividade física.

Uma característica muito interessante é a velocidade e a inspiração na mortalidade:

Quem corria de 9 a 11km / h reduziu a mortalidade em 27%, enquanto quem corria mais de 13km / h reduziu a mortalidade em apenas 7%.

E quem corria entre 16 e 24km por semana reduzindo a mortalidade em 27%, enquanto quem corria 32km Descontos 10%, e quem corria 40km reduziu apenas 5% da mortalidade.

E tem mais, quem corria de 2-5 vezes por semana teve mais benefício do que corria 6-7 vezes.

Por isso, uma idéia de que a atividade física "quanto mais melhor" está errada !! Portanto, se você quiser fazer alguma coisa física para ajudar o coração a praticar caminhadas (ou corridas) com moderação!



Nenhum comentário: