segunda-feira, 14 de julho de 2014

O QUE SE COME NO CAFÉ DA MANHÃ AO REDOR DO MUNDO? Hum isso da uma fome...

Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Verdade ou não, ele com certeza é uma das refeições mais saborosas, afinal, quem não curte um cafezinho recém passado, um pãozinho quente com aquela manteiguinha… hein? hein?!

Ou quem sabe um iogurte com granola e mel; ou uma fatia de bolo de trigo ou milho; ou o tradicional misto quente com suco de laranja. Seja lá qual for sua preferência, um bom desjejum parece essencial para começar bem o dia. Mas você já parou pra pensar como é o café da manhã tradicional pelo mundo a fora? Então me acompanhe nessa deliciosa viagem gastronômica.
1. Brasil



Começando por nós mesmos, nosso café da manhã tradicional é composto por frios como presuntos, queijos fatiados e mortadela, além da tradicional manteiga. Pode conter também geléias e queijo branco tipo Minas (bateu a fome agora!).
2. Estados Unidos



Nada mais tradicional na mesa de um americano que o famoso bacon frito, panquecas caseiras regadas ao xarope de milho ou molho de mirtilo. Delícia!
3. Inglaterra



O desjejum inglês é bastante farto (agora sabemos que os americanos tiveram a quem puxar). É uma festa de sabores na qual podemos encontrar pães, bacon, ovos, salsichas, tomate grelhado, cogumelos, pudim e até feijões cozidos! Tudo isso, claro, regado a uma bela xícara de chá.
4. Portugal



Uma deliciosa e simples combinação de croissants recheados com vegetais e frios, servido com uma bela xícara de café.
5. Cuba



Constituído por uma xícara de café com leite adoçado, e com uma pitada de sal (interessante); acompanhado do tradicional pão cubano, amanteigado e tostado de ambos os lados, feito para ser mergulhado no café.
6. Austrália



Há algo de bastante curioso no café da manhã do australiano. Tradicionalmente, a única coisa que não pode faltar é uma fatia de pão ou torrada e um frasco de Vegemite. Para quem não sabe que produto é esse, trata-se de uma pasta feita de extrato de levedura (um dos resíduos da fabricação da cerveja), de gosto salgado, levemente amargo e que é imensamente popular no país, bem como na Nova Zelândia.
7. Itália



Esse desjejum italiano é bem comum como lanche da tarde aqui no Brasil, em muitas cafeterias. Conhecido como “cappuccino e corneto”, o prato é composto de uma xícara do nosso velho conhecido e saboroso cappuccino, servido com um delicioso croissant.
8. Marrocos



Dando um pulo para a África, no Marrocos encontramos um café bem típico, mas não menos saboroso. É composto basicamente por pães, geléias, chutney, queijo e manteiga. Temos a presença do tradicional Baghir, um tipo de pão feito de sêmola.
9. Gana



Ainda na África, o desjejum do ganense é composto popularmente pelo Waakye, uma massa pastosa formada basicamente de arroz cozido junto com feijão. Esse é pra começar o dia com força total.

10. Turquia



A bela mesa turca é composta por queijos, ovos, azeitonas, geléias, tomates, pepinos (isso mesmo!), mel e carne temperada. Visualmente belo e provavelmente muito saboroso.
11. Egito



Um dos pratos tradicionais no desjejum egípcio é o Ful Medames, feito de favas, grão-de-bico, alho e limão. Pode ser complementado com pimenta caiena, tahini e ovos cozidos ao ponto de gema dura; o azeite de oliva e pedacinhos de cebolinha e salsa salpicados dão o toque final. Um verdadeiro café gourmet, não?
12. Bolívia


[ninja-popup ID=60003][/ninja-popup]

Voltando à América, temos a tradicional mesa boliviana composta tradicionalmente pelas Salteñas ou Saltenhas, como são conhecidas aqui no Brasil. Esses pasteizinhos de trigo podem ser recheados de carne e/ou vegetais e são levemente adocicados.
13. Argentina



Nossos hermanos preferem mesmo é uma bela caneca de mate acompanhada das tradicionais facturas, uma espécie de croissant bastante popular por lá, com ou sem doce de leite.
14. México



A comida mexicana é fantástica, principalmente na fartura dos temperos, logo, o café da manhã não poderia ser muito diferente. Composto por nachos, queijos e feijão, pode também ser servido com Chilaquiles, tradicional prato feito de tortilhas fritas, com molho de salsa, mas tudo com a tradicional pimenta!
15. Canadá



Num dos países mais belos e diversificados da América, o café da manhã é composto de pierogis, pasteizinhos fritos, cozidos ou assados, recheados com batata, carne moída, queijos ou frutas; complementando tudo, uma porção de salsichas e torradas.
16. Venezuela



Na Venezuela, um bom desjejum acompanha as tradicionais Empanadas, pasteizinhos recheados com carne picada, queijo fresco ou combinando vegetais e feijão.
17. França



Na Europa, a França é conhecida pela sua “boa mesa”, logo, é quase uma redundância falar que o desjejum francês não deixa a desejar. Composto por uma variedade de pães, destaca-se os croissants, tradicional massa francesa, com ou sem amêndoas, manteiga, chocolate ou creme; claro, acompanhado de uma xícara de café, pois os franceses são grandes apreciadores da bebida, assim como nós.
18. Alemanha



Os famosos embutidos alemães obviamente são consumidos neste café da manhã, bem como pão fresco e queijos alemães, além de uma xícara de café bem forte.
19. Estônia



O prato conhecido como “queijo na torrada” é feito de queijo coalho numa torrada de pão de trigo. A cobertura cremosa pode ser substituída por ricota ou fromage frais.
20. Japão



Aterrissando em território asiático, os japoneses apreciam o tradicional tofu, aquele queijo de soja, regado com molho shoyu, acompanhado de peixe e arroz cozido. Esses japoneses são mesmo saudáveis, hein!
21. Mongólia



Não tão saudáveis, os mongóis preferem comer carne de cordeiro cozida com bastante gordura e, às vezes, laticínios e arroz. No oeste da Mongólia é comum a adição de carne de cavalo à dieta local.
22. Paquistão



É muito comum consumir um pão chamado Aloo Paratha, feito de trigo e ghee (manteiga clarificada) e assado em uma frigideira. É recheado com vegetais e comido com manteiga, chutney ou qualquer outro tempero picante. O chá completa a refeição.
23. Tailândia



Normalmente constituído de algum tipo de carne, como a de porco, mergulhado em uma mistura de sêmola. Geralmente acompanhado de rosquinhas chinesas, brotos de feijão, intestino de porco recheado de carne de porco temperada e picada, coração de porco fatiado e pudim de sangue e estômago fatiado. Bem peculiar, não?!
24. China



Muito parecido com as outras refeições chinesas, o café da manhã dos chineses é praticamente um almoço: é composto por macarrão cozido, carnes fritas, como a de frango, arroz e vegetais fritos.

Não sei vocês, mas bateu a fome aqui depois desse post. E aí, qual desses cafés da manhã vocês mais gostaram?

Nenhum comentário: