terça-feira, 4 de março de 2014

Ciência atropelando...Quais partes do corpo humano a ciência já consegue substituir?

Quais partes do corpo humano a ciência já consegue substituir?


 Autor: Juliana Miranda.


Resultado de imagem para SUBSTITUIR PARTES hUMANAS FOTOS

A inteligência artificial poderia um dia substituir os políticos? 

Imagem relacionada
O avanço da ciência vem promovendo a recuperação de membros e orgãos perdidos por seres humanos.

Resultado de imagem para SUBSTITUIR PARTES hUMANAS FOTOS

Nos últimos anos, a medicina teve grandes descobertas e evoluções, como próteses que beiram à perfeição e podem substituir partes do corpo humano.

Imagem relacionada

Confira a lista de partes do corpo humano que a ciência já consegue substituir:

Olhos – Os olhos são órgãos complexos. A ciência já evoluiu a ponto de os médicos conseguirem criar retinas artificiais que transformam a luz em impulsos elétricos.

Resultado de imagem para SUBSTITUIR PARTES hUMANAS FOTOS

A evolução já fez com que ratos cegos voltassem a enxergar. Em breve, a ciência será capaz de desenvolver olhos artificiais capazes de devolver a visão para as pessoas.



Nariz médico – A Universidade de Illinois criou um nariz humano que écapaz de cheirar e identificar odores. O protótipo deve começar a ser usado por médicos em breve.



Mãos – Hoje já é possível usar próteses para as mãos, mas os pesquisadores estão desenvolvendo mãos robóticas capazes de tato.
A tendência para o futuro é que os avanços da ciência sejam cada vez mais importantes. A expectativa é que dentro de alguns anos existam vários órgãos artificiais.



Coração de espinafre
Para chegar à estrutura do tecido cardíaco, os cientistas retiraram todas as células vegetais presentes nas folhas de espinafre, usando uma solução detergente que “lavou” a planta. O resultado do processo foi uma carcaça de celulose, com todas as ramificações da folha original. Em seguida, os pesquisadores inseriram células do tecido cardíaco humano nessas estruturas, para observar seu comportamento. Após cinco dias da aplicação, os pesquisadores viram, pelo  microscópio, que os aglomerados de células humanas estavam se contraindo, espontaneamente. A equipe também inseriu fluidos avermelhados, similares ao sangue humano, na estrutura, que se movimentaram pelas “veias” do espinafre.
Até então, as tecnologias existentes ainda não haviam conseguido construir tecidos densos o suficiente para substituir um tecido cardíaco e fazer com que pequenas veias fossem capazes de distribuir os nutrientes necessários para mantê-lo. As ramificações de artérias e veias do coração têm menos de um milímetro e são muito difíceis de serem reproduzidas pela engenharia biomédica. Mas, como as plantas já possuem uma rede de distribuição capilar, semelhante à dos animais, elas suprem essa necessidade com relativa facilidade.
descelularizaccca7acc83o-da-folha-de-espinafre-20170327-068
Com resultados iniciais bastante promissores, a equipe pretende agora continuar os estudos para desenvolver tecidos de celulose que funcionem dentro do corpo de animais. Se tiverem sucesso, as estruturas vegetais poderão corrigir diversas condições, como má formação ou funcionamento do coração, regeneração de áreas atingidas por infarto, além do cultivo e irrigação do músculo cardiovascular para transplantes. Além do espinafre, estão sendo testados pelos cientistas outros vegetais como a salsa, raízes de amendoim e a Artemesia annua, uma espécie de arbusto chinês.

E vai por aí!
Até onde iremos chegar? Deus esta no controle?
É desordenada a evolução? Devemos temer?
Ou nos alegrar? Reflita e nos dê sua maneira de pensar... Do autor,
JO/ELI.




Nenhum comentário: