quarta-feira, 12 de março de 2014

Injeção de óleo ou silicone industrial no braço pode matar, diz médico...


Injeção de óleo ou silicone industrial no braço pode
matar, diz médico...


Goiano morreu após uso de silicone; pedreiro de PE injetou óleo nos braços.
Substâncias podem mudar de lugar e entrar na corrente sanguínea.



Foto distribuída pela agência Barcroft mostra Arlindo de Souza, de 43 anos, que injeta uma mistura de óleo mineral e álcool para aumentar o volume nos braços (Foto: Maria Andrade/Barcroft Media/Other Images)O uso de injeções de óleo mineral e álcool ou a aplicação de silicone industrial para aumentar o tamanho de partes do corpo, como os braços, são técnicas caseiras condenadas por médicos, que classificam os métodos como perigosos por oferecem risco à saúde. O uso desses métodos pode até matar, segundo os especialistas.
Dois casos recentes de pessoas que recorreram aos procedimentos estéticos caseiros foram registrados apenas este mês no Brasil.
Em Goiânia (GO), o analista de laboratório Marcos Paulo Batista dos Santos morreu aos 34 anosapós injetar silicone industrial nos braços. Santos ficou internado 12 dias em um hospital após ele mesmo aplicar um produto no corpo que, segundo a Polícia Civil, é normalmente usado na limpeza de carros e na impermeabilização de azulejos.



Marcos Paulo morreu após injetar silicone industrialnos braços (Foto: Arquivo pessoal)
Em Olinda (PE), o pedreiro Arlindo de Souza, 43 anos, teve sua história contada pelo site “Huffington Post” e foi apelidado de “Popeye da vida real” pelo jornal on-line britânico "Daily Mail" após mostrar seus bíceps de 73 centímetros “moldados” com a ajuda de injeções de óleo mineral e álcool.
Segundo o médico infectologista Paulo Olzon, presidente da associação dos médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambos os métodos podem causar consequências graves aos usuários.
Ele explica que as substâncias podem invadir a corrente sanguínea e provocar embolia pulmonar, quando há obstrução de artérias ou veias do pulmão.
Além disso, é alto o risco de infecção, com chances de o membro sofrer algum tipo de trombose – o que pode causar até uma amputação.
Desta forma, com o passar do tempo (meses ou até anos), o líquido pode descer para a mão, por exemplo, e formar um volume que dificilmente poderá ser diminuído com ajuda médica. “O líquido fica espalhado e há dificuldade para drená-lo”, explica Olzon.Efeito da gravidade
No caso das injeções de óleo mineral nos braços, as substâncias procuram espaços existentes entre os músculos e a pele, permanecendo nesses locais. “A tendência futura é que o líquido vá para partes mais baixas do corpo por efeito da gravidade”, explicou Olzon.
De acordo com o médico João Morais Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pessoas que buscam esse tipo de método precisam de ajuda psicológica. Segundo ele, eles podem estar sofrendo de dismorfismo corporal, transtorno caracterizado por uma preocupação obsessiva com algum defeito inexistente na aparência.
'Popeye pernambucano'
O pedreiro Arlindo de Souza, popularmente conhecido com Arlindo Montanha, se orgulha de manter braços com 73 centímetros, moldados com a ajuda de musculação e injeções de óleo mineral e álcool, que lembram os braços do personagem marinheiro Popeye.
Em entrevista ao "Huffington Post", publicada nesta terça-feira (11), as injeções foram aplicadas pelo próprio "Montanha". Ele afirmou no vídeo distribuído pela agência Barcroft que sabe que a estratégia é perigosa, citando inclusive a perda de um amigo após sofrer com problemas pelo excesso de aplicações das substâncias. Na cidade, o pernambucano virou atração turística, mas sua família teme pela sua saúde.
Procurado pelo G1, Arlindo não quis dar entrevista.
José Carlos de Oliveira, amigo do "Popeye pernambucano", responsável por gravar e publicar na internet um vídeo que mostra os músculos artificiais do brasileiro. Ele conta que conheceu Arlindo quando ele tinha um corpo normal. "Era bem malhado, mas depois, começou a fazer isso", disse.
Segundo Oliveira, Montanha chegou a misturar o óleo com anabolizantes. "Ele é gente boa, mas por não ter conhecimento acaba fazendo uma coisa que não deveria", explica. "Somos amigos até hoje, mesmo sendo muito diferentes. Vou na casa dele, ele vem na minha”, diz Oliveira.
A intenção de Arlindo, segundo Oliveira, é ser mais forte do que todo mundo. Mas o amigo enxerga o risco: "Aquilo não é músculo. Tenho um amigo que morreu por injetar assim. Aqui é muito comum malhar, algumas pessoas usam esse tipo de anabolizante, mas é errado", diz o vigilante.



Detalhe da imagem mostra bíceps de Arlindo "Montanha", que injetou óleo mineral misturado a álcool e anestésico para aumentar o tamanho do seu braço (Foto: Maria Andrade/Barcroft Media/Other Images)

Nenhum comentário: