sábado, 1 de fevereiro de 2014

Qual é a sensação de andar em velocidades absurdas?

Resultado de imagem para velicidade fotos

COLABORAÇÃO...



Terencio Barberio Junior

Qual é a sensação de andar em velocidades absurdas?



Imagem relacionada

Quando a aceleração é demais para o corpo aguentar.
Atingir velocidades insanas é o sonho de muitos viciados em adrenalina e com isso, vem a aceleração. Mas você já pensou que ao chegar lá, a situação pode não ser tão divertida? Perda de visão, desmaios e até mesmo a morte podem estar esperando por aqueles que vão atrás disso. 

Afinal, nosso corpo simplesmente não está preparado para lidar com situações extremas.
A chamada força g é uma unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra. Vale lembrar que ela não é igual ao G (maiúsculo), que representa a constante gravitacional de Newton. Por ser influenciada pela gravidade, a força g pode variar bastante de acordo com o planeta em que se está.


Resultado de imagem para fotos de velocimetros em alta velocidade

Um pouquinho de ciência
Para explicar os efeitos da velocidade no corpo humano, é necessário antes falar sobre o porquê de sofrermos tanto quando estamos rápido demais: a força g. Antes que você pense, não, não estamos falando do filme, mas sim de uma grandeza da física que representa quanta aceleração de gravidade está sendo exercida sobre nós.


Imagem relacionada

A tolerência do corpo a essa força depende de alguns fatores, como sua duração, sua intensidade e o local onde é aplicada.
Calcular isso é bastante simples. 1 g significa que estamos sob uma aceleração de, aproximadamente, 9.8 m/s2. Já em 2 g, essa aceleração duplica. Em 3 g, o valor original triplica e assim vai seguindo progressivamente. Para ter uma ideia melhor dos efeitos, basta ver o vídeo abaixo.
Força g vs. efeitos colaterais
Ser submetido a acelerações bruscas pode ser, sem sombra de dúvidas, fatal. Embora não seja muito difícil resistir a pressões de 2 g, valores muito superiores podem tornar quase impossível que você simplesmente se mantenha consciente.




3 g
Primeiro nível onde uma pessoa comum começa a sofrer com a aceleração. Embora gere algum desconforto, raramente causa perda de consciência ou qualquer outro efeito colateral. Passageiros de ônibus espaciais costumam passar por esse nível de pressão durante o lançamento e a reentrada.
4 g a 6 g
Ponto em que uma pessoa comum costuma sofrer do efeito chamado “G-LOC” ou perda de consciência induzida pela força g, cujo nome é autoexplicativo. Mesmo não desmaiando, quem é submetido a tanta pressão costuma sofrer de vários outros problemas, como:
Perda temporária da capacidade de ver cores;
Efeito “Visão de túnel”, em que a pessoa perde a visão periférica temporariamente;
Perda temporária da visão. Tal nível de força g pode parecer difícil de alcançar, mas é na verdade bem comum: montanhas-russas conseguem atingir 4 g com facilidade, podendo alcançar até 6,5 g em certos momentos do trajeto. Veículos feitos para correr, como dragsters e carros de F1, também conseguem chegar a até 5 g, o que é uma boa prova de como o esporte pode ser perigoso.


Resultado de imagem para velicidade fotos

9 g
O ponto máximo de aceleração atingido por pilotos de caça ao fazerem manobras aéreas, exerce tanta pressão que torna difícil mesmo para pessoas treinadas manterem-se nela sem sofrerem do efeito G-LOC.
Para resistir a níveis tão grandes de aceleração, é necessário um alto nível de treino. E mesmo assim, não é um trabalho fácil. Confira abaixo um vídeo de como tal tarefa pode ser desafiadora.
18 g
Aqui é onde se acredita ser o limite de resistência do corpo humano. Bastam alguns segundos para que nossos órgãos simplesmente não aguentem, rasgando-se em pedaços. Os pulmões são comprimidos com tanta força que se torna impossível respirar. Menos de um minuto é suficiente para a morte certa.
Força g vs. tempo
Mas o verdadeiro perigo de tanta velocidade não está, de fato, em quão forte é a pressão e sim no tempo a que somos submetidos a ela. Uma prova disso está na lista logo abaixo, feita pelo site wiseGEEK, que mostra que aguentamos valores absurdos, desde que por poucos instantes:
Espirrar exige que o corpo aguente 3 g. Mas, para a surpresa de muitos, a tosse é ainda mais intensa, fazendo com que o corpo chegue à 3,5 g com facilidade; 


Imagem relacionada

Pilotos como Ralf Schumacher e Robert Kubica já atingiram valores ainda mais absurdos em acidentes nas corridas de F1: ambos ultrapassaram 70 g, mas apenas durante milésimos de segundo;
O atual recorde mundial de resistência do homem à força g é de 82,6 g. E isso por um período bastante “longo” de 0,04 segundos.
Os astronautas, ao chegar no espaço, experienciam o 0 g.
Na velocidade da Luz
Outro assunto causador de muitas discussões é a possibilidade do homem viajar na velocidade da luz e os efeitos que tal jornada traria para seu viajante. Caso houvesse um veículo tão rápido, já viria o primeiro problema: se o ser humano mal aguenta viajar em um caça sem correr risco de vida, como fazer com que ele sobreviva a velocidades centenas de vezes maiores?


Se levarmos em consideração a tecnologia atual, a resposta seria bastante simples: não há como. Isso porque, antes mesmo de chegar aos quase 300 milhões m/s, nosso corpo simplesmente seria esmagado pela força g. Logo, temos de supor que o veículo conseguiria alcançar sua velocidade máxima instantaneamente.
Agora parece que não há como escapar da morte, já que a velocidade é grande demais para suportarmos, certo? Errado. Isso levando em consideração as “palavras” de Einstein. De acordo com ele, qualquer objeto viajando tão rápido quanto à luz iria adquirir tanta energia que literalmente se tornaria parte dela, o que faria com que supostamente não fôssemos mais afetados pela força g. A verdadeira dúvida fica para como voltar ao normal depois disso...
O corpo humano é uma máquina assustadoramente resistente. Mesmo assim, ele possui seus limites, entrando em colapso com facilidade surpreendente. E você, será que aguentaria a incrível pressão dos 9 g ou apenas um passeio em uma montanha-russa já seria demais?

Nenhum comentário: