segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Arca da ALIANÇA. Saiba mais sobre esta maravilha!


Tradução:João Ferreira de Almeida Atualizada... 

§°Yeshua Hamashiach"A Arca Viva no meio dos 

homens"§

Imagem relacionada


A Arca da ALIANÇA.


A Arca da Aliança é talvez o maior símbolo da presença do poder de Deus em um objeto físico. Ela foi construída por ordem direta de Deus a Moisés, veja a referência.

Exôdus

"Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. 25:16
Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 25:17"
Ela esteve presente em diversos pontos cruciais da história de Israel como na passagem do Rio Jordão
"Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão." Josué 3:17
Qual o valor real da Arca? Qual o motivo pela qual teria desaparecido? Muitos creêm que o cumprimento da profecia da volta do messias, esta perderia o seu valor, pois ela era somente uma representação da presença de Deus, e Yeshua sendo o próprio Deus tomaria o seu lugar.
A Arca da Aliança foi construída de madeira de acácia e coberta de ouro puro por dentro e por fora; a sua medida era de 1,30 m de comprimento, 0,70 m de largura e 0,70 m de altura. Sobre a tampa da Arca foi colocado o propiciatório e dois querubins, tudo feito de uma só peça de ouro puro.

O ouro puro é o símbolo de Deus, razão pela qual a Arca e todos os demais utensílios, utilizados quer no Tabernáculo, quer no templo erguido por Salomão, e até nas vestimentas dos sacerdotes, dispunham da utilização abundante de ouro. Os reis magos, quando foram visitar o menino Jesus, levaram ouro como presente. Dentro da Arca eram guardadas as tábuas da Aliança, a vara de Arão, que floresceu, uma urna de ouro contendo o maná e o Livro da Lei, que foi colocado ao lado da Arca como testemunha contra a rebeldia do povo de Israel. Essa Arca era o sinal da presença de Deus com o Seu povo a caminho de Canaã. Quando Moisés construiu o Tabernáculo no deserto, ela era colocada dentro do Santo dos Santos e ia adiante do povo em todo o percurso do deserto De qualquer forma a Arca da Aliança, em sua última menção em toda a Bíblia, aparece no livro de Apocalipse.
"E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:19"
Dando a entender que não mais ao homem estar o consultar a arca, mas sim a Yeshua Hamashiach, A Arca Viva no meio dos homens. 


§°Yeshua Hamashiach"A Arca Viva no meio dos 


Homens"§


1 Crônicas 15

15 : 1 Davi fez para si casas na cidade de Davi; também preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda:
Então disse Davi: Ninguém deve levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu para levarem a arca de Deus, e para o servirem para sempre.



Convocou, pois, Davi todo o Israel a Jerusalém, para fazer subir a arca do Senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado.

E reuniu os filhos de Arão e os levitas.
dos filhos de Coate, Uriel, o chefe, e de seus irmãos cento e vinte;
dos filhos de Merári, Asaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos e vinte;
dos filhos de Gérson Joel, o chefe, e de seus irmãos cento e trinta;
dos filhos de Elizafã, Semaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos;
dos filhos de Hebrom, Eliel, o chefe, e de seus irmãos oitenta;
10 dos filhos de Uziel, Aminadabe, o chefe, e de seus irmãos cento e doze.
11 Então chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe,
12 e disse-lhes: Vós sois os chefes das casas paternas entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel ao lugar que lhe preparei.
13 Porquanto da primeira vez vós não a levastes, o Senhor fez uma brecha em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança:
14 Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel.
15 E os levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelos varais que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor.
16 E Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a voz com alegria.
17 Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, a Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merári, seus irmãos, a Etã, filho de Cusaías;
18 e com eles a seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaías, Maaséias, Matitias, Elifeleu e Micnéias, e Obede-Edom e Jeiel, os porteiros.
19 Assim os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze;
20 e Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaías, com alaúdes adaptados ao soprano;
21 e Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas adaptadas ao baixo, para dirigirem;
22 e Quenanias, chefe dos levitas, estava encarregado dos cânticos e os dirigia, porque era entendido;
23 e Berequias e Elcana eram porteiros da arca;
24 e Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaías e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca.
25 Sucedeu pois que Davi, os anciãos de Israel, os capitães dos milhares foram, com alegria, para fazer subir a arca do pacto do Senhor, da casa de Obede-Edem.

 


26 E sucedeu que, havendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca do pacto dó Senhor, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.

27 Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e juntamente com eles Quenanias, diretor do canto; Davi levava também sobre si um éfode de linho.
28 Assim todo o Israel fez subir a arca do pacto do Senhor com vozes de júbilo, ao som de buzinas, trombetas e címbalos, juntamente com alaúdes e harpas.



29 E sucedeu que, chegando a arca do pacto do Senhor ã cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela e, vendo Davi dançar e saltar, desprezou-o no seu coração.


§°Yeshua Hamashiach"A Arca Viva no meio dos 


homens"§




Nenhum comentário:

Postar um comentário