sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Rin Tin Tin "A lenda" O Cão Ator que encantou a todos no cinema mudo! ("Yo ho Rinty!").



Rin Tin Tin (Lorraine, França, 10 de setembro de 1918 

– Los AngelesCalifórnia, EUA, 10 de agosto de 1932), também grafado Rin-Tin-Tin nos anos 20 e 30, era um cachorro pastor alemão que estrelou em várias séries e filmes, a partir da década de 20 do século XX.

Ficheiro:Rin Tin Tin 1929.JPG
Origem
No final da Primeira Guerra Mundial, em 15 de setembro de 1918, o Cabo Lee Duncan, da Força Expedicionária dos EUA, sob o comando do Capitão George Bryant, encontrou em Toul-aux-Lorraine, na França, um canil alemão bombardeado e, num buraco, uma cadela com 5 cachorrinhos recém-nascidos. O regimento os adotou e, quando voltaram para Los Angeles, nos EUA, Duncan ficou com 2 filhotes, um macho e uma fêmea, e Bryant com os outros filhotes e a mãe, dos quais não se ouviu mais falar.

Duncan chamou os filhotes de Nannette e Rin Tin Tin, o mesmo nome que os soldados franceses davam a uns bonequinhos de boa sorte, que sempre levavam consigo.1 Nannette contraiu pneumonia e morreu, e Duncan se dedicou a ensinar Rin Tin Tin, desenvolvendo suas habilidades e educando-o por 5 anos. Era um cão de pelo escuro e olhos negros.

Apelidado Rinty por seu proprietário, o cão aprendeu truques e podia saltar grandes alturas. Ele foi transformado em um cão de shows pelo produtor cinematográfico Charles Jones, que pagou a Duncan para filmar Rinty. O primeiro Rin Tin Tin surgiu nas telas, assim, em 1922, emThe Man From Hell's River, no papel de um lobo. Sua primeira aventura protagonizada no cinema foi em 1923, no filme Where The North Begins (“Onde o Norte Começa”), quando contracenou com a atriz do cinema mudo Claire Adams, sob a direção de Chester Franklyn. Credita-se ao enorme sucesso popular do cão artista, o salvamento da falência iminente da (Warner Brothers). Outros filmes foram: Shadows of the North (“Sombras do Norte”) (1923), Clash of the Wolves (1925), A Dog of the Regiment (1927), Tiger Rose (1929). Até 1930, fez um total de 22 filmes.

Suas proezas atléticas surpreendeu o público - ele poderia escalar um 11 - pé, cerca de 9 polegadas, salto sobre abismos, e subir em árvores. Sua atuação trouxe lágrimas, risos e espanto. Milhares de crianças enviou cartas de fãs, e ele respondeu com uma fotografia pata-impresso. Rin-Tin-Tin: The Movie Sta r coloca a vida de Rin-Tin-Tin, no contexto da guerra-rasgado França, onde ele poderia ter nascido e, em Hollywood, onde se tornou uma estrela. Este livro responde as perguntas: "Por que um cão se tornar um herói de cinema, neste momento particular?" e "Como grande parte da lenda Rin-Tin-Tin é realmente verdade?



("Yo ho Rinty!"). 

Rin Tin Tin era uma série sobre um cão que acompanhava uma unidade da cavalaria dos EUA. O melhor amigo de Rin Tin Tin era o Cabo Rusty, um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino ele gritava ("Yo ho Rinty!"). Todos viviam em um forte apache, no Arizona.

O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922 e foi sucedido por outros dois cães Pastor Alemão (German Shepherds) na série de TV. O Rin Tin Tin original morreu em 1932.




  • Rin-Tin-Tin



  • Rin Tin Tin, também grafado Rin-Tin-Tin nos anos 20 e 30, era um cachorro pastor alemão que estrelou em várias séries e filmes, a partir da década de 20 do século XX. Wikipédia
    Nascimento10 de setembro de 1918, Lorena, França

  • O canal de TV ABC estreou em 1959 uma nova série com o personagem que ficou no ar até 1961 e outro canal, a CBS, retonou com a mesma série em 1962, mantendo-a no ar até setembro de 1964. 




    O veterano ator James L. Brown (não confundir com o cantor de soul) foi convocado em 1976 para fazer as aberturas da série em que havia participado nos anos 50. 




    A série voltou ao ar mais uma vez com sucesso de público.
    Nos anos 80 e 90 uma grande quantidades de filmes foram feitos, todos inspirados no primeiro grande cão ator da TV americana, Rin Tin Tin. Surgiram os filmes da série K9 (Canine) e K9 Cop entre outros.
    Elenco
    CaboRusty.............................Lee Aaker
    Ten. Rip Masters............James L. Brown
    Sgt. Biff O'Hara.....................Joe Sawyer
    Capitão Boone........................Rand Brooks









    Rin Tin Tin no Brasil.




    No Brasil.



    No Brasil, fez grande sucesso a série produzida entre 1954 e 1959. Narrava a história de Rin Tin Tin, o cachorro que acompanhava uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidosno final do século XIX, sediada no Forte Apache. Seu melhor amigo era o Cabo Rusty (Lee Aaker, nascido em 1943), um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino, gritava Yo ho Rinty! e Rin Tin Tin aparecia para ajudar. Dentre seus amigos soldados estavam o atrapalhado Sargento O`Hara e o Tenente "Rip" Masters.
    A série, no Brasil , já teve a voz do então dublador mirim Reginaldo Faria, dublando o Cabo Rusty.
    Há uma série brasileira, a produção de Ary FernandesVigilante Rodoviário, que também apresenta um cão, denominado Lobo, parceiro de aventuras do policial rodoviário, interpretado por Carlos Miranda.
    Mediante o sucesso da série na TV brasileira, vários brinquedos foram fabricados na época, entre eles o Forte Apache, no Brasil fabricado pela Gulliver e Casa Blanca, e o Forte Rin Tin Tin, fabricado pela Trol.
    No Brasil a primeira emissora a exibir o seriado foi a TV Record a partir de 1961, alcançando um enorme sucesso imediatamente e gerando o lançamento de produtos ligados à série como miniaturas e revistas e o famoso brinquedo Fort Apache. Por volta de 1966 a Tv Tupi adquiriu os direitos de transmissão do seriado, mas As Aventuras de Rin Tin Tinretornou à Record no final daquela década onde ficou até 1972.
    A série só retornou à televisão brasileira no início da década de 1980 pela Tv Bandeirantes, onde curiosamente a emissora inseriu um efeito sépia nas imagens para não transmitir um programa que fosse totalmente sem cores.
    Em 1996 As Aventuras de Rin Tin Tin foi reprisada pelo canal a cabo Warner que abriu as portas para seu retorno à TV Record, quando a emissora  decidiu colorizar e redublar Rin Tin Tin, mas não alcançou a audiência esperada.

    Elenco


    Dubladores Brasileiros

    Lee Aaker .... Rusty
    James Brown .... Tenente Rip

    Joe Sawyer .... Sargento O'Hara
    Rand Brooks .... Cabo Boone

    William Forrest .... Major Swanson
    Tommy Farrell .... Thad Carson
    Hal Hopper .... Clark
    John Hoyt .... Coronel Barker
    Syd Saylor .... Pritikin
    Les Tremayne .... Major Stone
    Gravasom e AIC - São Paulo:

    Reginaldo Farias .... Rusty
    Zezinho Cútulo .... Rusty
    Ronaldo Batista .... Tenente Rip

    Marcelo Ponce .... Sargento O'Hara
    Waldir de Oliveira .... Cabo Boone
    Waldir de Oliveira .... Pritikin



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário