terça-feira, 9 de abril de 2013

A beleza do Delta do Parnaíba. Parnaíba vista a partir da Ilha Grande de Santa Izabel, a maior do Delta.


Parnaíba Piaui...



Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí. Possuindo uma população de mais de 146 mil habitantes, é dessa forma o segundo mais populoso do Estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).
Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referências na Europa.
Etimologia
O nome do município, na língua tupi-guarani, significa "rio de águas barrentas", em alusão ao Rio Parnaíba. A cidade é banhada por um de seus afluentes, o Rio Igaraçu. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila.

Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a "Capital do Delta", pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.

As 08 belezas do litoral piauiense na lente de Morais Brito


     Fim de tarde na Praia do Coqueiro
     Vista parcial do Coqueiro em Luis Correia
     Beira-rio em Parnaíba
     Delta do Rio Parnaíba
 Lagoa do Portinho
 Cajueiro da Praia
 Ponte Simplicio Dias da Silva, que liga Parnaíba as Ilhas do Delta
     Praia de Pedra do Sal em Parnaíba

Parnaíba vista a partir da Ilha Grande de Santa Izabel, a maior do Delta.

O empresário de turismo e fotógrafo de natureza Edilson Morais Brito fez cerca de 300 fotografias aéreas do Delta do Parnaíba e da cidade Parnaíba, nesta terça-feira (20). Ele esteve a bordo de um helicóptero pertencente a um amigo dele de São Paulo, também fotógrafo profissional. Foram sobrevoados locais como Baia do Caju, que é a terceira maior do Delta; Porto dos Tatus, local de onde partem as embarcações, além de regiões da cidade de Parnaíba. “Como o tempo de voo foi curto, só deu para fotografar em Parnaíba a região do Porto das Barcas e da Beira Rio”, disse ele referindo-se ao passeio aéreo sobre a sede do município.

A beleza do Delta do Parnaíba.

No sobrevoo no delta foram registrados ele registrou com uma câmera digital Sony Hx200V locais que são considerados biomas de grande importância no ecossistema regional, como os manguezais e grande quantidade de ilhas, ilhotas, rios, igarapés e baias. “Foi uma grande emoção sobrevoar, de helicóptero, o Delta do Parnaíba”, disse o empresário que há mais de 20 anos trabalha com ecoturismo no Delta, sendo o responsável pela criação de vários roteiros de passeios em barcos e lanchas rápidas. Mesmo conhecedor por terra e por água dos principais acidentes geográficos desta região encrostada entre o Piauí e o Maranhão, Morais Brito disse que ficou impressionado com a diversidade natural e o seu grau de preservação, especialmente as florestas de manguezais, habitat do caranguejo-uçá. (Texto: www.a24horas.com).

  Eu já estive lá !

Lindo ... natural... IMENSO!!!  JO/ELI


Nenhum comentário: