quarta-feira, 7 de março de 2012

Revelações! Acidente do Titanic foi precedido por alinhamento de Sol e Lua, diz estudo!

Página renovada!



Acidente do Titanic foi precedido por alinhamento de Sol e 


Lua, diz estudo...


Aproximação entre os astros teria sido a maior em mais de 1.400 anos.

Evento teria aumentado número de icebergs na rota da embarcação.


A colisão do Titanic com um iceberg em 1912 pode ter sido consequência de um raro alinhamento do Sol e da Lua ocorrido mais de quatro meses antes, segundo um artigo publicado na edição de abril da revista "Sky & 
proveitando a renovada fascinação em torno do naufrágio do transatlântico, pela proximidade do centenário do acidente no qual morreram aproximadamente 1,5 mil pessoas, os astrônomos da Universidade Estadual do Texas Donald Olson e Russell Doescher explicaram sua hipótese sobre a abundância de icebergs na rota da  dia 14 de abril de 1912, o navio, que "nem Deus era capaz de afundar", segundo a publicidade da época, bateu em um iceberg e naufragou.

Outras embarcações que responderam aos chamados de socorro encontraram na região do Atlântico Norte uma abundância incomum de icebergs.
Foto mostra trabalho de resgate na área do naufrágio do Titanic (Foto: Divulgação)Foto mostra trabalho de resgate na área do naufrágio do Titanic (Foto: Divulgação)
Pesquisa
Junto com a proliferação de reportagens, romances e filmes que transformaram o afundamento do Titanic no "acidente do século 20", se multiplicaram por décadas as perguntas sobre o motivo da existência de um número de icebergs superior ao habitual na área.
Os astrônomos partiram do trabalho do oceanógrafo Fergus J. Wood, da Califórnia, um estudioso das marés. Ele sugeriu que uma aproximação rara da Lua à Terra, ocorrida em 4 de janeiro de 1912, pode ter contribuído para marés também mais altas do que o normal.
Olson e Doescher descobriram que nessa data também ocorreu um acontecimento pouco comum: a Lua e o Sol se alinharam de uma maneira que fez com que sua atração gravitacional se reforçasse mutuamente, formando o que é conhecido como maré de sizígia.
Além disso, a proximidade da Lua foi a maior registrada em cerca de 1.400 anos e ocorreu dentro dos seis minutos de uma lua cheia. Já a aproximação máxima do Sol havia ocorrido no dia anterior.
"Foi a maior aproximação da Lua à Terra em mais de 1.400 anos e esta configuração maximizou as forças lunares que levantam as marés nos oceanos da Terra", disse Olson.
Icebergs
Inicialmente, os pesquisadores procuraram determinar se marés mais cheias tinham aumentado os desprendimentos de icebergs na Groenlândia, que é o local de origem da maioria dos icebergs dessa região atlântica.
Mas logo se deram conta que, para chegar à rota de navegação do Titanic por volta de abril, os icebergs desprendidos das geleiras da Groenlândia em janeiro deveriam ter se deslocado muito rápido e em sentido contrário às correntes.
No entanto, segundo o depoimento das tripulações dos outros navios que responderam ao chamado do Titanic, havia muitos icebergs na área, tantos que pelo resto da temporada de 1912 as rotas de navegação foram desviadas para o sul.
A resposta à questão sobre a procedência de tantos icebergs na região está nos icebergs encalhados e à deriva.
À medida que os icebergs desprendidos da Groenlândia se movimentam para o sul, muitos ficam encalhados nas águas menos profundas do litoral de Terra Nova e Labrador (Canadá).
Normalmente, os icebergs ficam ali e não conseguem se movimentar até que derretam o suficiente para voltar a flutuar, ou até que uma maré alta os libere.
Arquivo: Titanic fraque diagram.png
Assim, os astrônomos do Texas levantaram a hipótese de as marés mais elevadas do que o normal de janeiro de 1912 terem desencalhado estes icebergs, que se deslocaram rumo ao sul pelas correntes oceânicas e em direção às rotas de navegação.

RMS Titanic foi um britânico navio de passageiros que naufragou no norte do Oceano Atlântico em 15 de abril de 1912 após colidir com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton , Reino Unido, para Nova York , EUA. Onaufrágio do Titanic causou a morte de 1.502 pessoas em um dos mais mortais desastres marítimos pacíficos da história moderna. RMS  Titanic era o maior navio a flutuar no momento da sua viagem inaugural. Ela foi a segunda de três Olímpicos transatlânticos classe operados pela White Star Line , e ela foi construída pela Harland and Wolff estaleiro emBelfast com Thomas Andrews , que pereceu com o navio, como seu arquiteto naval. Em sua viagem inaugural, que levava 2.224 passageiros e tripulantes.
Sob o comando de Edward Smith , seus passageiros incluíram algumas das pessoas mais ricas do mundo, bem como centenas de emigrantes da Grã-Bretanha e Irlanda , Escandinávia e em outros lugares em toda a Europa em busca de uma nova vida na América do Norte. O navio foi projetado para ser a última palavra em conforto e luxo, com um ginásio on-board, piscina, bibliotecas, restaurantes de alta classe e cabines opulentos. Tinha também um poderoso telégrafo sem fio fornecidos para a conveniência de passageiros, assim como para utilização operacional. Embora tivesse recursos de segurança avançados, como compartimentos estanques e das portas estanques ativados remotamente, ela não tinha suficientes botes salva-vidas para acomodar todos aqueles a bordo. Por causa de regulamentos ultrapassados ​​segurança marítima, levou apenas botes salva-vidas suficientes para 1.178 pessoas-um pouco mais da metade do número de viajar na viagem inaugural, e um terço a capacidade total de passageiros e tripulação.




Titanic Grand Staircase.

A Guarda Costeira C-130 aeronaves de asa fixa 

sobrevoa um 

iceberg durante patrulha. Service com a patrulha 

internacional gelo é uma das muitas operações do C-
130. 

(Foto da guarda costeira EUA)

 Titanic bow.naufrágio





Edward Smith, captain ofTitanic, in 1911

A La Carte restaurant



A La Carte restaurant!



Desde sua descoberta, o naufrágio do Titanic tem sido revisitado inúmeras vezes por exploradores, cientistas, cineastas, turistas e salvagers, que se recuperaram milhares de itens a partir do campo de destroços para a conservação e exposição pública. A condição do navio deteriorou-se significativamente nos últimos anos, em parte devido a danos acidentais causados ​​por submarinos, mas principalmente por causa de um ritmo acelerado de crescimento do ferro-comendo bactérias no casco. [ 192 ] Estima-se que nos próximos 50 anos, o casco e estrutura do Titanic vai entrar em colapso completo, eventualmente, deixando apenas os arranjos interiores mais duradouros do navio misturadas com um monte de ferrugem no fundo do mar. [ 193 ]
Muitos artefatos do Titanic foram recuperados do fundo do mar por RMS Titanic Inc., que os apresenta em exposições itinerantes em todo o mundo e em uma exposição permanente no Luxor Las Vegas hotel e casino em Las Vegas , Nevada . [ 194 ] Um número de outros museus exibem artefatos ou doados por sobreviventes ou recuperados os corpos flutuantes de vítimas do desastre. [ 195 ]
Em 16 de abril de 2012, um dia após o 100 º aniversário do naufrágio, as fotos foram liberados mostrando possível humano permanece descansando no fundo do oceano. As fotos, tiradas por Robert Ballard durante uma expedição liderada pelo NOAA , em 2004, mostram uma bota e um casaco de perto a popa do Titanic que os especialistas chamados de "provas convincentes" de que é o lugar onde alguém veio para descansar, e que os restos humanos poderiam ser enterrados no sedimento abaixo deles. [ 196 ] destroços do navio agora vem sob a tampa do corpo cultural "das Nações Unidas", que protege os destroços do navio, mas os Estados Unidos não são signatários da convenção, introduzido em 2001 para proteger o patrimônio cultural subaquático . 







Nenhum comentário:

Postar um comentário