terça-feira, 20 de setembro de 2011

Muitas razões para que eu seja, conforme a vontade de Deus,




Muitas razões para que eu seja, conforme a vontade de Deus,

Voltar a ser menino. 

1-"Aquele que fizer o bem a um pequenino, a mim estará fazendo"?

Essa frase foi dita por Jesus. Podemos concluir que para realmente aceitá-lo temos que fazer bem ao nosso irmão?




2-[Disse Jesus:] Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele(Marcos 10:14-15).

3- (Is 43.6-7). O salmista expressa a segurança que sente na presença de Deus usando a comparação do aconchego materno: “... fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo 

4-Na carta aos Gálatas 4.1, a palavra do Senhor diz: Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.




1. INTRODUÇÃO
Todos os cristãos temos o desejo de viver segundo a vontade de Deus. No cumprimento desta vontade, os cristãos nos defrontamos com duas perguntas essenciais:
. Como perceber a vontade de Deus?
. Como fazer a vontade de Deus?

1. O que é a vontade de Deus
2. Como saber se estou fazendo ou não o que Deus quer?
3. Será que Deus responde ("SIM" ou "NÂO") às nossas perguntas?
4. A mesma Bíblia que diz que temos que fazer a vontade de Deus, afirma, por outro lado, que Deus irá realizar os desejos do nosso coração?

Com a intenção de responder a estas perguntas, precisamos ir ao livro que apresenta esta vontade. Na Bíblia, a expressão "vontade de Deus" e suas correlatas ("vontade do Senhor", sua "vontade" e "vontade dEle" figuram diretamente em 42 passagens.
Neles, como é comum na Bíblia, não há propriamente uma definição do que seja, mas há indicações muito claras de como ela se manifesta.
Estes textos podem ser agrupados em 7 categorias.

. Vontade de Deus como o exercício de sua soberania (5 textos)

. Vontade de Deus como o seu projeto para a nossa salvação (7 textos)

. Vontade de Deus como uma chamada específica para a ação (5 textos)

. Vontade de Deus como dependência dEle (7 textos)

. Vontade de Deus como se realizando por meio de uma vida reta (11 textos)

. Vontade de Deus como orientação em situações específicas (4 textos)

. Vontade de Deus como sua resposta às nossas orações (3 textos)


1
VONTADE DE DEUS COMO O EXERCÍCIO DE SUA SOBERANIA (5 textos)
A vontade de Deus é a expressão de sua soberania sobre a história.

Daniel 4.35 -- Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?

2 Crônicas 22.7 Foi da vontade de Deus que Acazias, para a sua ruína, fosse visitar a Jorão; porque, vindo ele, saiu com Jorão para encontrar-se com Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor tinha ungido para desarraigar a casa de Acabe.

Isaías 48.14 Ajuntai-vos, todos vós, e ouvi! Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O Senhor amou a Ciro e executará a sua vontade contra a Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus.

Esdras 7.17-20 [Artaxerxes:] Também o que a ti e a teus irmãos bem parecer fazerdes do resto da prata e do ouro, fazei-o, segundo a vontade do vosso Deus.  Portanto, diligentemente comprarás com este dinheiro novilhos, e carneiros, e cordeiros, e as suas ofertas de manjares, e as suas libações e as oferecerás sobre o altar da casa de teu Deus, a qual está em Jerusalém. Também o que a ti e a teus irmãos bem parecer fazerdes do resto da prata e do ouro, fazei-o, segundo a vontade do vosso Deus. E os utensílios que te foram dados para o serviço da casa de teu Deus, restitui-os perante o Deus de Jerusalém. E tudo mais que for necessário para a casa de teu Deus, que te convenha dar, dá-lo-ás da casa dos tesouros do rei.

Romanos 9.19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?


2
VONTADE DE DEUS COMO O SEU PROJETO PARA A NOSSA SALVAÇÃO (7 textos)
Para cumprir Sua vontade -- a de que todos os homens se salvem -- Ele nos enviou Seu Filho para tornar possível nossa salvação.

1 Timóteo 2.4  -- [Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Isaías 53.10  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

João 6.39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

João 7.16-17 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Atos 22.14 Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca.

Efésios 1.5, 7 e 11 [Deus] nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, (...) desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, (....)  no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

Hebreus 2.3-4 Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.


3
VONTADE DE DEUS COMO UMA CHAMADA ESPECÍFICA PARA A AÇÃO (5 textos)
A vontade de Deus se realiza por ações diretas dEle e por intermédio daqueles que cumprem a Sua vontade.

2 Timóteo 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus...

1 Coríntios 1.1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo...

2 Coríntios 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus...

Efésios 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus...

Colossenses 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus...


4
VONTADE DE DEUS COMO DEPENDÊNCIA DELE (7 textos)
A meta do cristão é conformar (fazer convergir; não se "resignar") a sua vontade à vontade de Deus.

2 Crônicas 27.6 -- Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do Senhor, seu Deus.

Salmos 103.21 Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.

2 Coríntios 8.5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus.

Colossenses 1.9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.





Hebreus 10.36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

Hebreus 13.20-21 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

1 João 2.17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.


5
VONTADE DE DEUS COMO SE REALIZANDO POR MEIO DE UMA VIDA RETA (11 textos)
Devemos viver segundo a vontade Deus, isto é, conforme os princípios que nos deixa em Sua Palavra.

Romanos 12.2 -- Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Marcos 3.35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Romanos 2.17-21 Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?

Efésios 5.15-20 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.





Efésios 6.5,6 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus.

Colossenses 4.12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.

1 Ts 4.3-4 3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra.

1 Ts 5.18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Tiago 1.17-18  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

1 Pedro 2.15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos.

1 Pedro 4.1,2 Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

1 Pedro 4.19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.


6
VONTADE DE DEUS COMO ORIENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS (4 textos)
Devermos pedir a Deus que nos instrua a como agir diante de situações específicas, em todos os setores da vida.

Romanos 1.9-10 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.

Atos 21.12-14  Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar, rogamos a Paulo que não subisse a Jerusalém. Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como, porém, não o persuadimos, conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor!

Romanos 15.30-32 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos; a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.

1 Pedro 3.17 Porque, se for da vontade de Deus [sofrer], é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.


7
VONTADE DE DEUS COMO SUA RESPOSTA ÀS NOSSAS ORAÇÕES  (3 textos)
Nossa oração deve ser prioritariamente para que nossos desejos convirjam com a vontade de Deus. Isto acontecerá quando nos agradarmos da Sua vontade (Salmo 37.4). Serão satisfeitos os nossos desejos que estiverem de acordo com a Sua Vontade.





1 João 5.14 -- Esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve.

João 9.31 Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.

Romanos 8.26-28 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

JO/ ELi  


Nenhum comentário: