sábado, 3 de setembro de 2011

Recordando com saudades... Índios - Os Primeiros Habitantes do Brasil...

Índios - Os Primeiros Habitantes do Brasil




Índios - Os Primeiros Habitantes do Brasil

QUANDO Falamos Sobre o descobrimento do Brasil, notamos Que muitos Livros Didáticos e PESSOAS AINDA ESSE atribuem Feito à figura do Navegador português Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Contudo, sabemos Que OS Primeiros descobridores do Nosso Território were como antigaz comunidades that chegaram à América não Período pré-histórico e, com o Passar do Tempo, formaram Diversas civilizações.
Essas comunidades Só were chamadas de "Indígenas" e OS SEUS Integrantes de "índios" com a chegada dos Europeus. Tal Nome foi dado Porque, Quando chegaram here Pela Primeira Vez, OS Europeus acreditavam Que tinham alcançado a Índia. De tal forma, percebemos Que o Termo foi resultado do Contato Entre OS brancos e Os Nativos.
QUANDO Falamos dos Índios TEMOS that ter o Cuidado de Nao Pensar Que OS índios São Todos Iguais. Ao Longo dos Séculos, como comunidades Indígenas here formadas desenvolveram Diferentes Tipos de trajes, Línguas, Valores e Tradições. ATE MESMO em SUA fisionomia, PODEMOS observar Que OS Povos Indígenas also possuem Otras Interessantes.
Algumas comunidades Indígenas do Brasil Viviam de forma nômade e seminômade, Consumindo OS Recursos Naturais available E Depois se Mudando Pará regions Que tivessem Maior disponibilidade de animais de Caça, plantas, frutos e Recursos Hídricos.
Por Outro Lado, also havia Povos Indígenas that dominavam a agricultura e Que tinham Uma Rotina de Trabalho intensa e regular. NÃO POR acaso, muitos Desses Indígenas were Empregados Como Escravos NAS PROPRIEDADES criadas Pelos colonizadores portugueses.
Além de dominarem a Caça e Pesca, TEMOS VÁRIAS em comunidades Indígenas a Presença de Um vasto Conhecimento Sobre a Vegetação do Território. De: Não raro, era Conhecimento tal Empregado Pará um Fabricação de Remédios Naturais Que acabaram Sendo utilizados Pelos colonizadores.
Organizando-se de forma variada, percebemos Que Uma Quantidade expressiva dos Indígenas vivia em Grandes cabanas chamadas de "ocas". Nas ocas TEMOS uma Presença de VÁRIAS FAMÍLIAS e Integrantes de Uma Comunidade Vivendo de forma Muito Proxima. Como habitações Menores e com poucos Integrantes ERAM Mais Comuns em comunidades Menores.
De a Acordo com ESTUDOS atualizados, comeu A Época da Chegada dos Portugueses, o Brasil contava com 1.400 Povos Indígenas. Em TERMOS Numéricos, ESSA Variedade de Povos abarcava Uma População that oscilou Entre a casa dos Três a cinco Milhões de Habitantes. Com Números Tão significativos, percebemos o quão Importante E a Presença indígena em Nossa História.
Infelizmente, AINDA TEMOS UM Longo Caminho Para Revelar com Maior Riqueza O Passado eA cultura indígena na Formação de Nosso povo. A Exploração, uma matança OE OS preconceito contra Povos Indígenas acabaram acobertando MUITAS INFORMAÇÕES e saberes de suma importancia. De tal modo, cabe a Nós, estudiosos, Alunos e Professores, ampliar horizontes NOSSOS Sobre Tão Relevante tema.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vamos RECORDAR... O Ciclo das Águas...








O Ciclo da Água



A água passa por vários estados, aparecendo na forma líquida, sólida ou gasosa. Quando estudamos como esses fenômenos ocorrem na natureza, falamos em ciclo da água. 


A quantidade de água dos lagos, rios e mares, e nos seres vivos, é muito grande. Com o calor produzido pelo sol, ela passa por um processo chamado evaporação. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água se apresentam bem afastadas, permitindo com que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Depois, essa água forma nuvens.


A água que fica na toalha depois que nos enxugamos, após o banho, passa por esse mesmo processo, quando penduramos esse tecido no varal. Os ventos, o calor e a pouca umidade fazem com que a evaporação ocorra mais rapidamente.

As nuvens, quando ficam bem cheias de água, se precipitam, ou seja: se transformam em chuva, lançando água no estado líquido. Parte da água que cai no solo penetra essa camada, formando os lençóis subterrâneos, ou freáticos. Outra parte é encaminhada para rios, lagos, represas e mares.

Às vezes, essa água acumulada nas nuvens pode resfriar tanto que passa a se apresentar no estado sólido, congelada. Por esse motivo é que ocorrem as chuvas de granizo e as nevascas. Estas últimas ocorrem nas regiões mais frias do Brasil e do planeta em geral.


Com a presença do sol e/ou aumento do calor, todo esse gelo tende a derreter. Assim, a água volta para o estado líquido, sendo, mais tarde, novamente evaporada.
A ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que, no ano de 2025, aproximadamente metade da população enfrentará problemas relacionados à falta de água doce não contaminada e/ou poluída; se nada for feito até lá. 

Imagine você vivendo com pouca água: como iria tomar banho, matar a sede, cozinhar, limpar a casa, lavar louça. Não seria bastante difícil? 

Por esse motivo é que devemos criar consciência sobre a importância de não se desperdiçar a água, mantendo atitudes da maneira mais corretamente possível.


Por Jussara de Barros

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Silvana Bravin Um exemplo de cristã!!

Um milagre a colocou de volta e seu testemunho tem edificado a muitos!
Uma amiga de VALOR...
Seu testemunho é edificante!

Silvana Bravin: "Silvana Bravin... Uma vencedora que esta vencendo! 
‎"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.Jó 42:10"....Olha ai um segredo de prosperidade e vitória...Ore sempre pelos seus amigos e principalmente por aqueles que não gostam de vc...Pois a oração abre as portas e quando oramos por nossos inimigos, essas portas se abrem mais ainda....Pois como sempre digo, Deus tem prazer em te abençoar...boa noite!!!"


Citações favoritas


HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...

Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...

Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)













terça-feira, 30 de agosto de 2011

Todas as Músicas Dos Beatles + Musicas p/ todas as idades, gostos, costumes!










Bebê é Você 
Baby, Você é um homem rico 
bebê In Black 
Back In The USSR 
Bad Boy 
Saudações Beatle 
Porque 
Ser For The Benefit Of Mr. Kite! 
Besame Mucho 
Aniversário 
Blackbird 
Blue Jay Way 
Meninos 
Não pode Buy Me Love 
Carol 

carregar esse peso 
cadeias 
Clarabella 
Come And Get It 
Come Together