sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Direto das "Mil e UMA NOITES" noites ISTAMBUL Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias (Misir Çarsisi).



O Mercado ou Bazar das Especiarias...
Bazar Egípcio.


O Mercado ou Bazar das Especiarias, ou Bazar Egípcio (em turco: Mısır Çarşısı) é um dos bazares mais antigos e maiores da cidade turca de Istambul, apenas sendo ultrapassado em dimensões pelo Grande Bazar.nt 1 Está situado no bairro de Eminönü, distrito de Fatih, junto à Mesquita Yeni, da desembocadura do Corno de Ouro, daPonte de Gálata e próximo da Estação de Sirkeci.

Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias (Misir Çarsisi)

O Bazar das Especiarias está diante da Mesquita Nova, numa praça infestada de pombos, repleta de vendedores ambulantes, e de frente para aPonte de Gálata.



O nome Bazar Egípcio deriva de sua antiga associação com a ‘Caravana do Cairo’, uma frota de navios que, anualmente, trazia arroz, café e incenso do Egito, e sua principal fonte de recursos foi justamente a dos impostos que incidiam e eram cobrados sobre as mercadorias provenientes daquele país. Foi construído entre 1663-1664 e tem aproximadamente 80 lojas.



Difere bastante do Grande Bazar em tamanho e em alguns produtos que comercializa, ainda que haja algumas similaridades. Sua planta tem a forma de um ‘L’ invertido coberto por cúpulas. Tem seis portões de entrada em diferentes direções...e gente prá todos os lados!



Vá munido de muita paciência porque está sempre lotado. Apesar do sufoco na hora das compras gostei mais dele do que do Grande Bazar, por ser menor e mais fácil de andar e se localizar, mais barato, acho que é mais autêntico e oriental, assim como seu entorno, muito mais interessante. Além disso, o exótico aroma de seus corredores, por causa das especiarias, é delicioso!



Aqui, podem-se apreciar uma infinidade de especiarias, ervas medicinais, cosméticos naturais, perfumes e essências, chás, frutos secos, mel, geléias, temperos, queijos turcos e doces típicos como olokum. , e é legal pela variedade de produtos e pelas provinhas que os vendedores oferecem.





Também existem outras lojas, como no Grande Bazar, que vendem lembrancinhas, cerâmicas, pashiminas, e até jóias.



Vá ao Erzincanlılar (loja 2), para provar deliciosos favos de mel e o queijo curado turco . Vale a pena também conhecer a Pinar (loja 14) com seus simpáticos vendedores, e que tem um excelente lokum.Delícia!

 

Loja Pinar e vendedor ao lado do famoso lokum. Para vender ele arrisca um "portunhol"



E não deixe de parar na Malatya Pazarı para comprar pistache, pinhole, tâmaras enormes, nozes, amoras cobertas com mel, figos secos recheados com nozes, chás de uma infinidade de sabores, temperos e outras delícias.

Depois de perambular pelo Bazar das Especiarias, e se ainda tiver fôlego, vale pegar o bonde e seguir até a próxima estação e dar uma olhada na antiga Estação Sirkeci.



Quando ficou pronta, em 1881, era um charmoso terminal para trens vindos da Europa, inclusive o elegante Expresso do Oriente. O cartaz abaixo, que peguei no Wikipédia, dá uma idéia do glamour da época.



A fachada que dá para as ruas está desfigurada porque a estação foi relegada a terminal de ônibus, mas a que dá para o mar mantém sua grandeza. Infelizmente passamos por lá quando já estava fechado e não pudemos ver o restaurante que continua intacto.

Passar por essa estação de trem e imaginar o glamour da época faz sonhar com as mil viagens que ainda gostaria de fazer. Quem sabe...

Nenhum comentário: