sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Grupo MCassab, com sede em São Paulo, é o rosto do próspero e empreendedor Brasil de hoje.



Um conglomerado brasileiro de 86 anos com interesses na distribuição de Lego para piscicultura


O Grupo MCassab, com sede em São Paulo, é o rosto do próspero e empreendedor Brasil de hoje.


O GRUPO MCASSAB...


Grupo MCassab é um grupo empresarial familiar, com gestão profissional, fundado em 1928 e conhecido tanto por sua diversificação como pela importante presença internacional. Sua ampla área de atuação é resultado direto do espírito empreendedor que norteia as iniciativas do grupo e por sua percepção de que por trás de cada oportunidade existe um bom negócio à espera.
Atuamos com 15 unidades de negócio que envolvem indústria, distribuição, trading, varejo e serviço. Empreendedorismo, credibilidade e competência dão sustentação a todas elas e nosso compromisso contínuo é geri-las de forma profissional e focada.



Mi
ssão: Construir negócios para hoje e sempre com pessoas felizes e profissionais competentes.
Visão: Chegar aos 100 anos com excelência e solidez em todos os negócios em que operamos.
Valores: Empreendedorismo, credibilidade e competência.
Posicionamento: Nós fazemos acontecer! 

O Grupo MCassab, com sede em São Paulo, é o rosto do próspero e empreendedora Brasil de hoje. 

Resultado de imagem para João Eli Cassab

Um conglomerado brasileiro de 86 anos com interesses na distribuição de Lego para piscicultura...


DE PRODUTOS QUÍMICOS A COSMÉTICOS (E TUDO EM ENTRE)
ARTIGO | 2 JUNHO, 2014 10:07 AM | POR  PETER SHAW-SMITH
Image013
A duas milhas ao noroeste do famoso circuito de corridas de Fórmula 1 da Interlagos, há um grupo de escritórios, laboratórios e armazéns que é o centro de um dos mais bem-sucedidos conglomerados familiares, ainda relativamente desconhecidos, da maior economia da América Latina - MCassab Group . 
Fora da catraca na entrada do complexo, dezenas de funcionários da turnê da tarde e os trabalhadores de entrega empurrar para ganhar a admissão, um processo que leva pelo menos 10 minutos. A segurança em todos os principais escritórios brasileiros é extremamente apertada. Atrás de uma tela unidireccional, uma mulher invisível repita vivamente e confirma compromissos via intercomunicador, ea fila polegadas para frente. É uma rara oportunidade de entrar na sede da MCassab e conhecer o chefe executivo da empresa, Fábio Cutait, e seu genro, Alexandre Vasto. 
Cutait, 73, é cada polegada do empresário brasileiro de sucesso, exsudando um charme proposital, mas descontraído. Porendo sobre seu terminal Bloomberg, Cutait parece tão genial cavalheiro como titan de negócios. De produtos químicos para cosméticos, Lego para explorações de terras, alimentos para fosfatos ou alimentos, MCassab Group é um gigante brasileiro operando em uma ampla gama de setores. Com receitas de US $ 511 milhões (€ 370,6 milhões) no ano passado e US $ 680 milhões previstos para este ano, o grupo diversificado brasileiro - e cada vez mais internacional - está constantemente procurando expandir.
"Somos comerciantes por inclinação. Estamos sempre à procura de oportunidades ", diz ele. "Quando encontramos oportunidades, as estudamos e decidimos investir ou não", diz Cutait.
O negócio familiar de terceira geração hoje aparece como brasileiro como qualquer outro conglomerado doméstico, mas como muitos outros que fizeram sua marca na América Latina, ele originalmente vem de uma parte muito diferente do mundo.
Mansur Cassab e seus dois irmãos João Pedro e Elias, imigrantes de Abadieh, perto de Beirute, Líbano, montaram a empresa em 1928 para exportar café e algodão para o Líbano e para o mundo. Eles faziam parte de uma diáspora libanesa, que começou na década de 1880 e foi desencadeada por freqüentes ataques de guerra civil - seus descendentes agora número cerca de 20 milhões globalmente.
Os irmãos criaram a empresa em Morro Grande, no que hoje é a periferia norte de São Paulo, e depois se expandiram para o município de Leme. Em 1948, a empresa transferiu sua sede para a cidade, e começou uma nova fase - o que é agora a sua indústria química e farmacêutica de importação e exportação.
Na década de 1950, a empresa entrou em armazenamento de algodão e armazenagem. Em 1969, foi criada a unidade de tecnologia animal, fornecendo alimentos para as indústrias de aves, equinos e suínos. Avançando para hoje e na última década, o grupo abriu escritórios em Buenos Aires, Xangai, Miami e Dubai, criou uma nova unidade, a nuNAAT Cosmetics [ver página 24] e adquiriu os direitos exclusivos de distribuição brasileira para a empresa familiar dinamarquesa e Icônico brinquedo marca Lego. Já com grande presença nas principais cidades brasileiras, espera abrir em breve duas lojas de brinquedos no nordeste do país.
Cutait, um brasileiro cuja família vem de Tiro, no sul do Líbano, se juntou à empresa na década de 1960 e acabou se casando com a filha de Cassab. No final da década de 1990, ele comprou toda a participação da MCassab, e hoje, ele e sua família desfrutam de 100% de controle da empresa. O controle familiar é uma estrutura de propriedade comum no Brasil, responsável por 70% de seus maiores negócios, de acordo com o Family Firm Institute.
A família permanece no centro das operações da MCassab hoje, como fez há 86 anos. Em 1979, os três filhos de Cutait, Mário Sérgio, Victor e André, se juntaram à empresa e continuam ocupando posições de liderança.
"A empresa beneficia de ser gerido por uma família. Temos fortes relações entre os membros da família. É uma relação muito forte entre mim, meus filhos e os netos ", diz Cutait. "[Meus] filhos dirigem divisões diferentes. Mário Sérgio cuida do negócio de alimentos para animais e Victor cuida da nossa unidade de alimentos. André está cuidando do consumo, incluindo a nossa cadeia, Spicy Stores. As lojas são para o hardware: hoje temos 35 e, ao final do ano, estaremos 40 em todo o Brasil, do nordeste para o sul. "A filha de Cutait, Angela, ajuda nas lojas de varejo e seu marido, Alexandre Vasto (foto acima com Fábio Cutait), gerencia a nuNAAT, sua própria marca de cosméticos que a empresa vem exportando desde 2006.
A comunicação da família é vital para o sucesso da empresa. "Uma razão muito importante para as boas relações na família é que ninguém dá ordens a mais ninguém", diz Cutait. "Eu não dou ordens a meus filhos, e eles não dão ordens um ao outro. Nós decidimos tudo juntos. Freqüentemente almoço juntos, e discutir questões. Tomamos decisões muito rápidas. Nós não temos que esperar por grandes decisões, e todos sabem que decisões outros fizeram. "
Este modelo de liderança compartilhada permitiu ao MCassab Group manter-se no topo de seus diversos interesses. Possui 15 unidades de negócios ea maior parte de suas receitas são geradas internamente. No ano passado, cerca de 70% estavam na unidade de produtos químicos, a segunda maior distribuidora de produtos químicos no Brasil, com um portfólio de mais de 1.000 produtos. Tem 1.200 funcionários e quase 2.000 empregados indiretos.
No momento, a prioridade número um da Cutait é focada em uma área bastante improvável: o peixe.
"Este é um negócio novo para nós. Poderia ficar muito grande. Há um enorme potencial para peixes. Investimos US $ 10 milhões no negócio ", diz Cutait. "No final do ano, [processaremos] 800 toneladas métricas de tilápia [um peixe de água doce] por mês. Isto será principalmente para consumo doméstico. Vamos começar a exportar em 2016. "
A empresa possui 35.000 m² de armazéns em São Paulo. No sul do Brasil, mais estão localizados no Rio Grande, Paranaguá e Recife. Uma planta no Mato Grosso produz fosfato. Outro em Santa Catarina produz ração animal e um terço na alimentação de frango de Paranaguá. O grupo destinou 143 mil metros quadrados de terra para expansão, mais de um décimo dedicado ao armazenamento de produtos químicos. Dado o crescimento, o grupo está se movendo para a nova sede a 30 km de sua localização atual em 2016, para permitir um maior desenvolvimento.
As finanças vêm principalmente de empréstimos bancários, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que visa facilitar a expansão da infra-estrutura e da indústria no país e também do fluxo de caixa do grupo. O grupo investiu R $ 150 milhões (48 milhões de euros) nos últimos quatro anos em terrenos para distribuição, usinas, 15 novas lojas e equipamentos, além de escritórios de TI e recursos humanos. A companhia não tem planos para uma oferta pública inicial (IPO) ou de private equity e está mais no lado do "comprador" hoje, diz.
Preocupações reais
Como uma empresa tão dependente da circulação eficiente de mercadorias, Cutait vê a necessidade de uma agitação logística. "O negócio principal do Brasil é o agronegócio. Isso não vai sofrer. Mas o governo tem que encontrar uma maneira de melhorar a logística. A infraestrutura portuária é muito pobre no Brasil. O governo quer dar os portos ao setor privado. Agora está incentivando o setor privado a investir neles. "
Mudança é necessária. No início deste ano, 20km de retaguardas sufocaram o Porto de Santos, o principal portão marítimo internacional que serve a São Paulo. O culpado foi o grande número de caminhões de soja transportando uma das principais exportações do Brasil para a margem direita congestionada da cidade portuária para carregamento em navios a granel que levarão a cultura principal do Brasil para destinos em todo o mundo.
A Cutait tem outros receios sobre a economia brasileira, entre eles o superávit da balança de pagamentos. "Hoje, a economia brasileira está em baixo desempenho. O governo dos últimos 10 anos não fez investimentos em infra-estrutura. As exportações do Brasil são matérias-primas. Estamos sofrendo em exportações por esta razão. Nosso superávit comercial internacional está diminuindo. Em 2012, foi de US $ 22 a 23 bilhões. O governo esperava que ele fosse entre US $ 12 a US $ 15 bilhões no ano passado. Está caindo.
Ele diz que o governo tomou a rota tradicional para estimular as exportações - enfraquecendo o real. "Em 2012, o governo começou a desvalorizar o real brasileiro. Ele viu uma desvalorização de 20% em relação ao dólar, caindo de R $ 1,63 para R $ 1,65 para R $ 2,00 até o final de 2012. "Essa desvalorização continuou no ritmo. Atualmente, está em torno de R $ 2,20, atingindo R $ 2,43 nos últimos meses. No início de abril, o valor era de R $ 2,26. Mas a fraqueza cambial é uma espada de dois gumes porque, apesar dos benefícios, o enfraquecimento do real também tornou mais difícil para a empresa crescer seus negócios internacionais, já que seu olhar também está fixado nas importações.
"Estamos cobertos parcialmente com instrumentos de hedge e nossas matérias-primas e produtos são preços internacionais em dólares dos EUA, então se a taxa do dólar aumenta o mesmo acontece com os preços em reais", diz Vasto. "Nossos números de exportação não são suficientes para fazer uma proteção" natural "contra nossas importações."
Cutait está mais otimista para o futuro de longo prazo do Brasil. "O consumo no Brasil está subindo. O governo está incentivando o consumo. Muitos brasileiros estão chegando ao mercado. Hoje temos 200 milhões de pessoas. Cerca de 80 milhões estão no mercado e então você tem 120 milhões vindo lentamente [para este mercado]. Acreditamos que nos próximos anos, a economia brasileira vai melhorar principalmente por causa dos níveis de consumo ".
O que então o futuro reserva para o MCassab Group? Apesar do envolvimento integral da próxima geração, a questão da sucessão deve estar se aproximando. Cutait não comentará em relatórios da mídia que o conglomerado eliminará o cargo de executivo-chefe quando ele finalmente desistir. Os relatórios sugerem que a substituição será um conselho incluindo Cutait, seus quatro filhos e Vasto que será formalizado em 2014 e irá monitorar estrategicamente os negócios.
Cutait é otimista sobre a sucessão da empresa, afirmando que haverá pouca mudança nas operações do dia-a-dia quando chegar o dia para ele se aposentar. "Hoje, se eu não estiver aqui, o negócio será executado da mesma forma pela próxima geração. Eu imagino que eles continuarão da mesma forma como estamos dirigindo a empresa hoje ", diz ele. "Novos participantes da família têm de provar a sua capacidade de gerir o negócio. Juntos, somos muito mais fortes. "
Ainda assim, membros da quarta geração da família que mostram interesse em se juntar a MCassab devem provar suas credenciais antes que eles possam entrar na porta. "A próxima geração não vem [para baixo] em pára-quedas. Eles vêm conversar conosco, conhecer todas as empresas e tudo o que está acontecendo e depois mudar para um departamento ", diz Cutait. "Temos hoje uma boa relação de trabalho na empresa, e está aberto para qualquer um dos netos para se juntar. Eles têm que vir para a empresa e decidir o que eles gostariam de fazer. "
Como o resto de seus compatriotas, um brilho nunca está longe do olho de Cutait, e, como eles, ele é rápido para exaltar as oportunidades oferecidas pelos abundantes recursos naturais do Brasil, pura oferta de mão-de-obra e irreprimível joie de vivre. "O resto da economia brasileira está crescendo, pouco a pouco. Com o tempo, seremos a quinta maior economia do mundo. Temos um grande futuro. "MCassab pode não permanecer abaixo do radar por muito mais tempo.

O Grupo MCassab

Nossa história

1928
Os libaneses João Pedro Cassab, Elias Cassab e Mansur Cassab, recém-chegados ao Brasil, fundam a empresa João Pedro Cassab & Companhia em Morro Grande, no distrito de Rio Claro, SP.
1933
Jorge Cassab torna-se sócio de Mansur e a empresa passa a se chamar J.Cassab & Companhia. Ocorre a expansão das atividades para a região de Leme.
1940
Criação das novas filiais nas cidades de Araras, Piracicaba, São Carlos e Limeira.
1948
Transferência da sede para a cidade de São Paulo e inclusão de novas atividades ao grupo: os serviços de importação e exportação de produtos químicos e farmacêuticos.
1950
Criação da Companhia Mercantil de Armazéns Gerais, localizada na região da Vila Prudente, em São Paulo, com 11 unidades de armazenamento, para armazenar a produção de algodão própria e a de terceiros.
1969
Início das atividades na área de Tecnologia Animal.
1972
Mansur Cassab, o mais inovador e ambicioso dos patriarcas da primeira geração, passa a contar com a participação do seu filho José Carlos e do genro Fábio Cutait no gerenciamento da empresa. Nesse momento, ela já está sediada na Alameda Campinas, em São Paulo.
1975
A J.Cassab ganha novo nome: M.Cassab.
1979
Ocorre a entrada da terceira geração da família no grupo. Mário Sérgio, Victor e André Cutait, os três filhos de Fábio, ingressam na empresa.
1988
Ocorre a criação do Laboratório de Análises Químicas e da unidade de Nutrição e Ingredientes.
1990
O Grupo M.Cassab passa a ser propriedade exclusiva de Fábio, de sua esposa e de seus filhos. Se mantém até hoje como uma empresa de capital 100% nacional.
1993
O grupo entra no mercado de bens de consumo com a abertura da unidade de Utilidades Domésticas.
1996
Ocorre a abertura da primeira loja de varejo WMF, que marca o início da rede de lojas Spicy.
2003
O escritório em Shangai (China) é aberto. Duas novas unidades de negócio iniciam suas operações: Eletrodomésticos e Utensílios Profissionais.
2004
O Grupo M.Cassab é escolhido como distribuidor exclusivo da famosa marca de brinquedos dinamarquesa LEGO®.
2005
A nuNAAT, unidade de cosméticos da empresa, inicia suas atividades.
2006
Acontece a criação da unidade de equipamentos médicos Cromo Life.
2007
O escritório em Buenos Aires (Argentina) é inaugurado.
2008
São abertos os escritórios em Miami (EUA) e Dubai (Emirados Árabes). Tem início o Programa de Ação Seletiva, de reciclagem.
2009
É criada a unidade de negócios M.Cassab Foods.
2010
Aquisição do terreno de Cajamar, onde está sendo construída a nova sede da empresa. São inauguradas as Brinquedotecas LEGO no Hospital das Clínicas e no Hospital Sírio Libanês, ambos em São Paulo.
2011
Marca a aquisição da empresa Barrera Representações, pela unidade farmacêutica. Nesse mesmo ano, inicia-se a operação de Levinagem no município de Rifaina, São Paulo, administrada pela divisão M.Cassab Foods.
2012
Inauguração da Fabrica da Tecnologia Animal, Ruminantes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
2013
Ocorre a abertura da loja LEGO em Curitiba.
2014
A logomarca da empresa passa por uma revitalização: passa a ser grafada MCassab.

Nenhum comentário: