sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

VIRUS DE 15 MIL ANOS são descobertos em glaciar do Tibet.

COLABORAÇÃO DE AMIGOS (especiais)


Maria Tamanini

via nexperts

De acordo com uma pesquisa publicada no início do mês, 28 vírus até então desconhecidos pela Ciência foram descobertos em amostras coletadas em um glaciar no Tibet. O preocupante da notícia é que os núcleos de gelo contendo os organismos têm 15 mil anos e os cientistas temem que, com o crescente degelo ocasionado pelo aquecimento global, patógenos de milhares de anos sejam liberados na natureza e ofereçam risco de infecção aos humanos.
Perigo congelado
As amostras foram coletadas por uma equipe formada por cientistas norte-americanos e chineses em 2015, e consistem nos exemplares de um dos gelos glaciares mais antigos do planeta. Para obter o material, os pesquisadores realizaram uma perfuração de 50 metros de profundidade e seguiram todos os protocolos de segurança para evitar qualquer contaminação.




(Fonte: BGR / Reprodução)

Depois, os núcleos de gelo – no total, foram obtidos 2 deles – foram examinados em laboratório e os cientistas aplicaram diversas técnicas para identificar possíveis micróbios nas amostras. Elas revelaram conter 33 famílias virais e, entre elas, 28 vírus jamais vistos antes e que ainda devem ser classificados.

A possibilidade de descobrir e poder investigar organismos tão antigos é fascinante, sem dúvidas. Entretanto, os cientistas temem que, além de o derretimento de glaciares e geleiras oferecer o risco de que microrganismos do passado voltem a circular pela Terra, muitos acabem sendo liberados de suas “prisões” geladas sem que os especialistas tenham a oportunidade de estudá-los.

Isso é bastante problemático, uma vez que impede não só que esses micróbios possam ser devidamente catalogados, como tira dos especialistas a chance de que eles possam determinar se os organismos são perigosos e de encontrar formas de nos proteger ou curar em caso de contágio.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

10 EPIDEMIAS ou pandemias mortais estilo CORONAVÍRUS.




10. Coronavírus



Mortos: 106 de pessoas até o momento.
Com 4.515 mil casos e 106 mortes confirmadas até o momento, o surto na China do vírus Coronavírus está se eslastrando por todo o país. O que se sabe é que o Coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo, conhecidos desde meados dos anos 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.

9. Tuberculose
Mortos: 1 bilhão de pessoas de 1850 a 1950.
Dá para acreditar que as pessoas morriam de tuberculose? Trata-se de uma doença infecciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). A tuberculose afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. A maioria das infecções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente.

8. Varíola
Mortos: 300 milhões de pessoas de 1896 a 1980.
Apesar de erradicada desde dos anos 80, a varíola vitimou muitas crianças. Tratava-se de foi uma doença infecciosa causada por uma de duas estirpes do vírus da varíola – variola major e variola minor. O último caso natural da doença foi diagnosticado em outubro de 1977, o que levou a Organização Mundial de Saúde a certificar a erradicação da doença em 1980. O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebês. Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira.

7. Gripe Espanhola
Mortos: 20 milhões de pessoas de 1918 a 1919.
Com certeza uma das maiorias epidemias já registrada. Foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Foi causada por uma virulência incomum e frequentemente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A do subtipo H1N1. A gripe manifesta-se no aparelho respiratório, cujos sintomas são tosse, dor de garganta, febre, calafrios, fraqueza, prostração e dores nos músculos e juntas. O contágio é feito pelas gotículas expelidas pela pessoa contaminada.

6. Tifo
Mortos: 3 milhões de pessoas (Europa Oriental e Rússia) de 1918 a 1922.
Podem ser: tifo epidémico (pt) ou tifo epidêmico (pt-BR) ou tifo exantemático epidérmico, mas é popularmente conhecido apenas como tifo. Trata-se de uma doença epidérmica transmitida por parasitas comuns no corpo humano, como piolhos, e causado pela bactéria Rickettsia prowazekii. É um tipo de riquetsiose atualmente raro no mundo graças a eficiência do tratamento antibiótico e de eliminação dos vetores. Os sintomas mais comuns são febre, dores de cabeça e exantema.

5. Malária
Mortos: 3 milhões de mortos por ano desde 1980.
Não é uma doença em surto, mas ainda vitimiza anualmente milhões de pessoas. Em 1880, foi descoberto o protozoário Plasmodium, que causa a doença. A OMS considera a malária a pior doença tropical e parasitária da atualidade, perdendo em gravidade apenas para a Aids. A contaminação é pelo sangue, quando a vítima é picada pelo mosquito Anopheles contaminado com o protozoário da malária. Não há cura, apenas controle dos sintomas.

4. Peste Negra ou Morte Negra
Mortos: 75 a 200 milhões de pessoas de 1333 a 1351.
Sem dúvida uma das mais devastadoras pandemias na história humana, resultando na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia. Somente no continente europeu, estima-se que tenha vitimado pelo menos um-terço da população em geral. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas (Xenopsylla cheopis) dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Ela foi sendo combatida à medida que se melhorou a higiene e o saneamento das cidades, diminuindo a população de ratos urbanos.

3. Cólera
Mortos: centenas de milhares de 1817 a 1824.
Não se sabe ao certo o número de vítimas, pois o vibrião colérico (Vibrio cholerae) sofreu diversas mutações, causando novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos. A contaminação era muito comum pela água contaminada (vale registrar o cuidado nos dias de hoje com água fornecida e consumida). A bactéria se multiplica no intestino e elimina uma toxina que provoca diarreia intensa.

2. Sarampo
Mortos: 6 milhões de pessoas por ano – Até 1963.
É difícil acreditar que mesmo com imunização com a vacina, o sarampo ainda mata milhares de pessoas todos os anos. No Brasil o controle é maior e atinge menos de 15 mil pessoas todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

1. AIDS


Mortos: 22 milhões de mortos desde 1981.
Epidemias mortais ceifam vidas ao longo dos séculos. Fique informado! 


Resultado de imagem para vIRUS FOTOS

Confira agora 10 epidemias ou pandemias mortais estilo Coronavírus.

A esperança,

Vacina é desenvolvida por empresa em parceria com hospital universitário.




Vacina é desenvolvida por empresa em parceria com hospital universitário

A equipe chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus surgido na cidade de Wuhan — que já deixou pelo menos 132 mortos — disse nesta terça-feira (28) que espera começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O projeto, anunciado há apenas dois dias, envolve o Hospital Oriental de Xangai — parte da Universidade de Tongji — e a empresa de biotecnologia de Xangai, Stemirna Therapeutics.

O CEO da empresa, Li Hangwen, disse hoje que não serão necessários mais de 40 dias para produzir as amostras de vacina, graças aos avanços tecnológicos do ARN mensageiro, o ácido ribonucleico que contém a informação genética do DNA e está envolvido na síntese de proteínas.

Depois disso, as amostras serão enviadas para testes e fornecidas aos centros médicos "o mais rápido possível", embora ele não tenha indicado uma data para sua chegada ao mercado.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

SEU CÃO QUER SE COMUNICAR E INTERAGIR CONTIGO, É isso o que ele tenta te dizer.



ENTENDA SEU GRANDE AMIGO DE QUATRO PATAS



Os cães são conhecidos como “os melhores amigos do homem”. Isso acontece porque eles são verdadeiros companheiros e estão sempre demonstrando o quanto amam seus donos. 

Resultado de imagem para fotos de cães

Além de carinhosos, os cãezinhos se apegam em cada detalhe. Basta prestar atenção em pequenos sinais do dia a dia para ter a certeza de que seu cachorro te ama muito.
Por isso, separamos para você 10 sinais que seu cãozinho te dá todos os dias de que ele te ama muito e que você talvez não perceba:

1. Faz olhinhos de cachorrinho abandonado

Se seu cãozinho te olha fixamente com aqueles olhinhos lindos – que derretem nossos corações – saiba que esta é uma das expressões de seu sentimentos mais ternos por você! De acordo com o PetHelpful, os cachorros e os seres humanos são dos únicos mamíferos que fazem contato visual dessa maneira, e isso é um enorme sinal de confiança e adoração.



2. Busca sua aprovação
Os cães precisam saber o quanto são especiais, pois sua opinião conta muito para ele e é fundamental que ele saiba o quanto você o ama. Por isso, não poupe elogios aos seu animalzinho, ele ama esse tipo de carinho.
3. Vive encostando em você



Outra maneira que o seu cãozinho utiliza para demonstrar que sente a sua falta e que te ama é sentar-se ao seu lado e ficar encostadinho em você. Isso demonstra que ele adoraria receber mais carinho seu!

4. Te segue em todos os lugares

Você pode até se sentir irritado quando o seu cãozinho te segue em todos os lugares, mas saiba que ele não faz isso para te deixar nervoso. De acordo com especialistas, essa atitude significa que o seu bichinho está querendo dizer que você é o melhor amigo dele e está te convidando para fazer tudo juntos.

5. Fica deitadinho em sua cama

Ao sair para trabalhar, você fica com o coração na mão por ter de deixar seu querido cãozinho em casa, não é mesmo? Não se preocupe, ele encontra uma maneira de sentir-se perto de você: deitando em sua cama. Segundo Wall Street Journal, essa é uma das maneiras que eles têm de nos manter sempre por perto, sentindo nosso cheiro até que cheguemos em casa.

6. Traz alguns “presentes” para você

Os cães têm o hábito de nos trazer presentes, nós é que nem sempre reparamos. Sabe aquele brinquedo favorito dele? Ele só o empresta a pessoas muito especiais, assim como os insetos que ele caça.

7. Percebe quando você está triste

Os cães possuem a capacidade de perceber verdadeiramente tudo aquilo que o seu tutor está sentindo. Quando não estamosbem, é comum que eles venham nos lamber ou dar carinho, demonstrando o quanto se preocupam conosco.
8. Fica muito animado quando você chega em casa

O seu cãozinho faz uma festa quando você volta para casa? Esse é um sinal de que te ama e sente muito a sua falta. Assim sendo, ele realmente fica muito feliz quando você volta para casa!



9. Gosta de lamber seu rosto e/ou seus pés

Você já deve ter percebido que os cães amam lamber os seus donos, não é mesmo? De acordo com especialistas, lamber os pés é um comportamento que pode aliviar o estresse do animalzinho, pois reforça que o seu “líder” está presente. O gesto também é um sinal do seu amor maternal.
10. Fica deitadinho com você após uma refeição

Os cães são muito defensivos quando se trata de sua alimentação e sua hora de comer. Eles temem que alguém lhes venha roubar a comida, por isso, a pessoa que ele escolhe para se aconchegar após uma refeição, é extremamente importante! Essa é sua maneira de dizer que se sente relaxado com essa pessoa.

Os cães são realmente maravilhosos, não é mesmo? Agora que você tem a certeza de que seu cãozinho te ama, retribua todo seu carinho e mostre a ele o quanto você o ama e precisa de sua companhia.



Fotos: Little Things

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

ME ENGANA QUE EU GOSTO! 10 coisas que parecem comida mas não são.


Já tomou café da manhã? Almoçou? Jantou?. Então essa lista irá abrir seu apetite. Confira agora 10 coisas que parecem comida mas não são.

9. Que tal uma banana de rolo.


.

8. Eu quero brócolis, eu quero!



7. Você prefere uma porção de franguitos ou catioros?!



6. Quem quer pão, mas é sabão derretido, derretido, derretido.



5. Portão da casa de Willy Wonka



4. Um bifinho na frigideira? Que nada é apenas um pedaço de sabão



3. Porta-óculos de couro tipo bacon



2. Creme de sashimi dental



1. Bifinho suculento de papelão




10. Um delicioso chocolate derretido, mas feito de pedra.

.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PIRÂMIDES EGITO! VISITANDO AS PIRÂMIDES DE GIZÉ NO CAIRO!


Voltei pessoal! Depois de um tempo sem escrever por aqui eu estou de volta e com muitas novidades sobre vários lugares, dentre eles o Egito. Visitar o Egito era um sonho de criança, mas que estava muito distante de mim.

Lembro bem que quando eu tinha entre 10 e 13 anos e ia na Banca de Revista toda semana comprar uma coleção lançada pela Editora Escala chamada de ‘A Magia do Egito’. Eram diversas revistas sobre a cultura egípcia no qual me faziam viajar.. mal sabia que 15 anos depois eu estaria lá vendo com meus próprios olhos.

O país é imenso e cheio de templos, mas vamos deixar essa parte para depois e ir ao que interessa, a cereja do bolo, as Pirâmides do Egito. Visitei a Necrópole de Gizé aonde estão as Pirâmides mais famosas do mundo (pois existem outras não só no Egito como no mundo).
A Necrópole de Gizé

A Necrópole ou Platô de Gizé (pronuncia-se Guiza) é um grande sítio arqueológico há cerca de 14km do Cairo. Lá estão localizados o complexo de pirâmides mais famosas do mundo que juntos com a esfinge formam a Necrópole de Gizé. Vale lembrar que no Egito também existem outras pirâmides, porém não tão conhecidas.
As Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos

As pirâmides no local são dos Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto), sendo a de Quéops a pioneira e mais alta. Construídas por volta de 2550 a.C., elas chegam até 160 metros de altura e segundo historiadores foram necessários o trabalho de 100 mil homens revesando a cada 3 meses ao longo de 20 anos. Até a construção da Torre Eiffel, as pirâmide de Quéops detinha a posição de construção mais alta do mundo.

Quéops pretendeu utilizar a pirâmide para abrigar o seu sarcófago e todas as riquezas que ele levaria para a outra vida. Para os antigos egípcios a pirâmide representava a luz do sol brilhando em direção a terra. Eles acreditavam que enterrando o Faraó nela, ele se juntaria ao sol. O complexo de pirâmides do antigo Egito contava com mais de 100 construções, todas construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente, mas poucas são as que restaram, a maioria sucumbiu ao tempo.

Apesar de muitos palpites e teorias, a construção das pirâmides ainda é um mistério. Para se ter uma noção as rochas usadas para construí-las são encontradas apenas em Aswan, uma cidade há mais de 800km do local onde estão as pirâmides.






A Esfinge

Já a esfinge não está ali por acaso. Um monumento com corpo de leão e cabeça humana (que geralmente era o rosto do faraó) e que para os egípcios antigos significava poder e sabedoria servindo como um guardião das pirâmides. Construída no terceiro milenio AC, ela possuí 20 metros de altura, 6 metros de largura e 57 metros de comprimento.



Como chegar nas Pirâmides de Gizé?

Muita gente acha que as pirâmides ficam no Cairo, mas estão erradas. Elas estão localizadas na cidade de Gizé, cerca de 14km do centro do Cairo. Se você estiver no centro da cidade eu recomendo pedir um Uber, pois é um valor fixo e a viagem durará em torno de 30 minutos com o transito caótico que tem o Cairo.

Se você pedir um táxi corre sério risco de ser explorado com valores absurdos criados para os turistas. Mas se você curte uma aventura pode ir de metro até a estação de Gizé e de lá pegar um ônibus publico até as pirâmides. Eu realmente não posso ajudar nesse trecho pois não o usei e não faço ideia dos valores.




A minha sincera recomendação é pedir um Uber. Os preços no Egito são absurdamente baratos e uma corrida de 30 minutos pode sair como R$10 ou menos.

Quanto custa visitar as Pirâmides de Gizé?


Resultado de imagem para fotos de ingressos da piramides

Existem vários tipos de tickets, isso vai depender muito do que você quer fazer lá. Geralmente os tickets mais comuns são o adulto e estudante e o que dá ou não acesso ao interior da pirâmide. O meu ticket foi adulto sem acesso ao interior. Esse ticket custa EGP160 que em reais seria algo em torno de R$35,00. Mais barato que muita atração no Brasil, não acham? Se tiver uma carteirinha estudantil internacional você paga a metade desse valor. O ticket te da direito as pirâmides e esfinge, sem limite de tempo.

Resultado de imagem para fotos de ingressos da piramides

Caso tenha interesse em entrar na Pirâmide de Quéops o seu ticket irá custar EGP360. Já se quiser entrar em alguma das outras duas pirâmides irá ter que desembolsar mais EGP100. Os preços completos você pode checar aqui.


Ingresso para as Pirâmides


Bilheteria
Chegue cedo!

Sim, eu recomendo você chegar cedo em relação ao horário que pretende ir. Tire metade do seu dia para visitar as pirâmides e apreciá-las, afinal não é todo dia que você vai ter essa chance.

Eu recomendo chegar cedo, pois o trânsito no Cairo é in-fer-nal, os engarrafamentos são gigantes e quanto mais você se aproxima da área das pirâmides pior fica. Então se o Google Maps te disse que o trajeto durará 20 minutos, na verdade será o dobro disto.

Outro problema é a bilheteria que é pequena demais para atender toda a demanda de turistas, então as filas podem estar gigantes.



Cuidado com os golpes!

O Egito como um todo é um país muito seguro em relação a roubos e assaltos, porém digamos que toda essa energia foi concentrada na vontade que os egípcios tem em tirar dinheiro de turista.

Eles te abordam o tempo todo, pegam no seu braço, te seguem por vários minutos te oferecendo um monte de bugigangas, são tão insistentes para não dizer chatos que chega um momento em que você perde a paciência. O problema é que vão te cobrar valores estratosféricos pra tudo.

Vão querer fazer amizades, abraçar, tirar fotos pra você, te “presentear”, mas depois ficarão que nem Urubu na carniça querendo que você pague por isso. Você achou o camelo do cara bonitinho e tirou uma foto? Vai ser cobrado por aquilo e ai de você se não pagar.

Está andando perto das barraquinhas de souvenir e apenas olhou para uma delas, sem ao menos parar e continuou caminhando? Já era, o dono da barraca vai te perseguir e fazer o possível para te vender algo.

Resumindo, adoram extorquir dinheiro a todo custo.
Como é visitar as Pirâmides no Egito?

Quando eu cheguei no Cairo eu custei a acreditar que estava ali e que iria em que lugar que sonhava desde criança. Pela site do Couchsurfing eu havia conhecido um egípcio chamado Jamal que se ofereceu para me ajudar, inclusive foi ele quem me levou nas pirâmides.

Estava hospedado em um hostel no centro do Cairo na Praça Tahrir, bem do ladinho do Museu Egípcio. Combinei de encontrar o Jamal e o Fayez, um amigo dele em El-Zahraa, um local mais ao sul do Cairo. Peguei o metro e foi bem simples e prático, só recomendo prestar atenção em seus pertences. Encontrando o Jamal nós tomamos um forte e típico café da manhã de rua egípcio e fomos rumo as Pirâmides.

Antes de visitar Gizé fomos em algumas outras pirâmides, mas que falo em um outro post.

Seguindo para Gizé eu já não conseguia conter a minha emoção e ansiedade, principalmente quando conseguia ver a pontinha das pirâmides no horizonte entre alguns prédios. Sério, elas são muito altas a ponto de você conseguir ver a ponta delas de vários pontos da cidade.




Quanto mais chegávamos perto de Gizé, mais o transito ficava apertado.. parado. Uma loucura. Quando finalmente chegamos eu custei a acreditar. Da grade ainda do lado de fora eu estava sem reação, mas com uma grande euforia por dentro. O Fayez e eu fomos a bilheteria comprar os ingressos enquanto o Jamal foi liberado para entrar com o carro dentro do sitio arqueológico.

A bilheteria estava bem cheio, mas bem ao estilo egípcio de salve-se quem puder. Compramos nossos ingressos e em seguida entramos na Necrópole e fomos para o carro onde o Jamal estava nos esperando.

Lembrando que a revista é constante por lá, então é preciso sempre passar em máquinas de Raio X, abrir mochilas, caso esteja de carro eles checam se há bombas e tudo mais.




Lá dentro estacionamos entre as Pirâmides de Quéops e Quéfren e a sensação é incrível. Volta e meia esse sentimento era interrompido por algum vendedor ambulante querendo que eu comprasse algum lenço ou passeio de camelo e charrete, mas que logo voltava.

Dali caminhamos um pouco até a Pirâmide de Quéops, onde eu pude tocar os blocos e até subir na base. Foi um sentimento único na minha vida em que eu fiquei olhando para o topo daquela monumento somente agradecendo pela oportunidade de estar ali. Ficamos por um tempo ali apreciando e tirando fotos.




Não cheguei a entrar nessas pirâmides pois já havia visitado uma outra por dentro e pra ser sincero não tem nada demais lá. Caso queira entrar prepare as pernas, pois é um espaço bem apertado.

Em seguida fomos de carro um ponto mais distante, mas que dá uma vista panorâmica das pirâmides. Essa vista não é aquela clássica que vemos em várias fotos, pois para ir lá apenas de camelo. Nesse lugar que fui é acessível para carros e a vista não deixa de ser especial.




Dali descemos novamente de carro para a área das pirâmides para em seguida seguir para a Esfinge. Para acessar a Esfinge você precisa sair da área das Pirâmides e usar o mesmo ticket para acessar o local onde está a Esfinge, por isso é importante guardar o ticket com você. A Esfinge não é tão colossal como as pirâmides, mas só pelo fato dela ter sido esculpida em um grande bloco de rocha já faz com que ela seja bela.




Ali terminava o meu tour pelas pirâmides. Pelo post parece que é bem rápido, mas não se enganem amigos, você não vai gastar menos que 3 horas neste lugar maravilhoso.



Gostou do post? Deixa seu comentário ai embaixo!






DELÍCIA ÁRABE, Coalhada seca caseira – Um “supérfluo” essencial.



Coalhada seca caseira – Um “supérfluo” essencial.


Já faz uns dois anos que coalhada seca caseira passou a fazer parte da nossa rotina diária. Ela está na nossa mesa todos os dias, em cada café da manhã, a coalhada vai bem com geleias e com salgados.

Desde que a coalhada passou a ser essencial na nossa rotina alimentar, nós deixamos de consumir queijos, só compramos algum queijo especial para situações específicas, mas nosso dia a dia é bem mais saudável consumindo esse alimento fresco e feito em casa e delicioso.



Pão, com mel e coalhada é uma das minhas preferências no café da manhã, ela carrega a acidez do iogurte e o resultado é simplesmente delicioso.

A coalhada seca é super versátil, ela também vai para a mesa para acompanhar algumas carnes, pratos da culinária árabe e muito mais. Fica perfeita com ervas para servir com pães e é uma ótima base para uma pasta de queijo gorgonzola.



Para fazer a coalhada seca nós só precisamos de iogurte natural e um tempo para extrair seu soro. Para que obtenhamos uma boa quantidade de coalhada é preciso ter bastante iogurte natural, por isso, vamos fazer começar fazendo o iogurte caseiro.

O processo é muito simples, enquanto vamos dormir o leite se transforma em iogurte e depois é só extrair o soro e esse líquido precioso conhecido como Whey Protein ainda pode se transformar em um pão incrível.



Veja a receita do Pão de soro de leite.
Tempo de preparo:
20 mins
Tempo de cozimento:

Tempo total:
20 mins

Autor: Eline Prando
Ingredientes:
2 litros de leite integral pasteurizado (de saquinho)
1 pote de iogurte natural
Pano de algodão (novo e limpo)

Modo de fazer:
Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e deixe o leite esfriando até que fique morno.
O leite estará na temperatura correta quando atingir 38°, se você não tem termômetro, vai ter que conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar.

Nesse momento adicione o iogurte e misture bem, tampe a panela, envolva bem com uma toalha de mesa e coloque em um forno (desligado) por 8 a 12 horas.
Retire do forno e desembrulhe a panela.
Acomode uma peneira sobre uma panela ou tigela, coloque o pano de prato sobre a peneira, despeje o iogurte. É importante que o soro não tenha contato com o fundo da peneira para que o queijo escorra bem, então escolha uma panela ou recipiente alto.
Cubra e leve para a geladeira e deixe dessorando por 4h a 15h dependendo de quanto de cremosidade que você deseja.
Retire a coalhada da peneira, lave o pano, guarde o soro na geladeira.
Coloque a coalhada em recipientes bem lavados e secos. Se puder colocar em vários potes de vidro esterilizados será ainda melhor.
Para aumentar a durabilidade use sempre talheres limpos para servir a coalhada e evitar contaminação.


Dicas para manter a temperatura e ajudar na fermentação do iogurte:

A boa fermentação depende de ingredientes de qualidade e um ambiente propício para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no iogurte: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus



Você tem uma bolsa térmica para água quente? Coloque água quase fervendo na bolsa e coloque-a dentro do forno, microondas ou armário que você deixará o seu iogurte descansando.
Você tem uma caixa de isopor grande? Coloque o recipiente envolvido na toalha dentro da caixa de isopor fechada, isso ajudará a manter a temperatura.
Você tem uma boa garrafa térmica sem odores (que não seja usada café)? Coloque o leite com o iogurte dentro dela e guarde em um armário. Ela manterá a temperatura e ajudará no processo.



Rendimento da coalhada seca

Essa receita rende aproximadamente 1k de coalhada e a validade vai depender dos cuidados que você vai ter ao armazenar tendo cuidado para esterilizar os vidros e guardando em vários potes para que parte da sua coalhada se mantenha intacta para ser aberta só na hora de consumir.