sábado, 22 de setembro de 2012

Veja lista de animais que chamam atenção pela 'feiura'...




Veja lista de animais que chamam atenção pela 


'feiura'...


Por conta da aparência, espécie foi batizada de 'peixe-ogro'.
Conheça também o társio-filipino, que lembra o mestre Yoda.

Confira abaixo lista de animais que chamam atenção pela aparência estranha. Entre os feinhos, podemos citar o peixe-ogro, que é comum em grandes profundidades, e o társio-filipino, que já teve sua aparência comparada à do mestre Yoda, da saga "Star Wars".

Corpo gelatinoso e não é comestível, o peixe da espécie Psychrolutes marcidus, conhecido por blobfish, já foi chamado de 'peixe mais feio do mundo'. O hábitat da criatura é a costa sudeste da Austrália, em águas profundas.  (Foto: Reprodução)Com corpo gelatinoso e não é comestível, o peixe da espécie Psychrolutes marcidus, conhecido por blobfish, já foi chamado de 'peixe mais feio do mundo'. O hábitat da criatura é a costa sudeste da Austrália, em águas profundas. (Foto: Reprodução)
eixe-ogro (Anoplogaster cornuta), comum em grandes profundidades, é visto em exposição em 2010 em Dresden, na Alemanha, sobre animais. (Foto: Robert Michael/AFP)Peixe-ogro (Anoplogaster cornuta), comum em grandes profundidades, é visto em exposição em 2010 em Dresden, na Alemanha, sobre animais. (Foto: Robert Michael/AFP)
Társio-filipino é um dos menores primatas do mundo. (Foto: Joe Sinclair/AFP)Társio-filipino é um dos menores primatas do mundo. (Foto: Joe Sinclair/AFP)
Machado-de-prata (Argyropelecus hemigymnus), que também foi exibido em 2010 em Dresden, na Alemanha. (Foto: Robert Michael/AFP)Machado-de-prata (Argyropelecus hemigymnus), que também foi exibido em 2010 em Dresden, na Alemanha. (Foto: Robert Michael/AFP)
Detalhe dos olhos de crustáceo no registro feito por cientistas australianos com câmeras de alta tecnologia. (Foto: Barcroft Pacific/Barcroft Media/Getty Images)Detalhe dos olhos de crustáceo no registro feito por cientistas australianos com câmeras de alta tecnologia. (Foto: Barcroft Pacific/Barcroft Media/Getty Images)
Peixe conhecido como 'anglerfish', da ordem dos Lofiformes, foi registrado em 2010 por equipe da Universidade de Queensland, na Austrália. (Foto: Barcroft Pacific/Barcroft Media/Getty Images)Peixe conhecido como 'anglerfish', da ordem dos Lofiformes, foi registrado em 2010 por equipe da Universidade de Queensland, na Austrália. (Foto: Barcroft Pacific/Barcroft Media/Getty Images)
Exemplar de peixe-dragão, do tamanho de uma banana, um dos habitantes das regiões abissais nos oceanos. (Foto: Julian Finn/Museum Victoria)Exemplar de peixe-dragão, do tamanho de uma banana, um dos habitantes das regiões abissais nos oceanos. (Foto: Julian Finn/Museum Victoria)
'Yoda' posa com troféu após sua vitória na edição de 2011 do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo em Petaluma, na Califórnia (EUA). Sua raça é o resultado do cruzamento entre um chihuahua e um cão cristado chinês. Além do troféu, o cão garantiu ao dono um prêmio de US$ 1 mil e diversos produtos caninos. (Foto: Noah Berger/AP)'Yoda' posa com troféu após sua vitória na edição de 2011 do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo em Petaluma, na Califórnia (EUA). Sua raça é o resultado do cruzamento entre um chihuahua e um cão cristado chinês. (Foto: Noah Berger/AP
)

Mentiras? Veja lista com histórias incríveis de pescadores.





No Reino Unido, garoto fisgou peixe-gato do seu tamanho.
Nos EUA, tubarão de 2,4 metros e 170 quilos saltou dentro de barco.




Na semana passada, o jornal inglês "Daily Mail" destacou que o adolescente britânico Curtis Welch, de 13 anos e 1,47 metro, havia fisgado um peixe-gato do seu tamanho.
Curtis Welch, de 13 anos, pescou um peixe-gato do mesmo tamanho do que ele. (Foto: Reprodução/Daily Mail)Curtis Welch, de 13 anos, pescou um peixe-gato do mesmo tamanho do que ele. (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Em março de 2011, o norte-americano Jason Kresse disse que um tubarão de 2,4 metros e 170 quilos saltou dentro de seu barco enquanto ele e dois colegas estavam pescando no Golfo do México. Ele contou que eles não conseguiram chegar perto do predador para jogá-lo de volta ao mar. O tubarão acabou danificando o barco antes de morrer horas depois. (Foto: Jason Kresse/AP)Em março de 2011, o norte-americano Jason Kresse disse que um tubarão de 2,4 metros e 170 quilos saltou dentro de seu barco enquanto ele e dois colegas estavam pescando no Golfo do México. Ele contou que eles não conseguiram chegar perto do predador para jogá-lo de volta ao mar. O tubarão acabou danificando o barco antes de morrer horas depois. (Foto: Jason Kresse/AP)
Em 2011, o norte-americano Dave Falkenburg disse ter capturado um veado durante uma pescaria em Michigan, nos EUA. Falkenburg e seu filho Justin, de 13 anos, estavam em um barco na costa de Saginaw, quando flagraram o animal na água. (Foto: Reprodução)Em 2011, o norte-americano Dave Falkenburg disse ter capturado um veado durante uma pescaria em Michigan, nos EUA. Falkenburg e seu filho Justin, de 13 anos, estavam em um barco na costa de Saginaw, quando flagraram o animal na água. (Foto: Reprodução)
Em outubro de 2011, um grupo de pescadores de Córdoba, na Argentina, pescou o que seria uma traíra de três olhos em um lago próximo à usina nuclear de Embalse, segundo mostrou o site latino-americano Infobae. (Foto: Reprodução)Em outubro de 2011, um grupo de pescadores de Córdoba, na Argentina, pescou o que seria uma traíra de três olhos em um lago próximo à usina nuclear de Embalse, segundo mostrou o site latino-americano Infobae. (Foto: Reprodução)
Em 2010, um peixe remo de 3,65 metros foi encontrado em Lysekil, na Suécia. Essa espécie vive em águas profundas e raramente vem à superfície. Foi a primeira vez em mais de 130 anos, desde 1879, que um peixe remo foi achado em águas suecas.  (Foto: AP)Em 2010, um peixe remo de 3,65 metros foi encontrado em Lysekil, na Suécia. Essa espécie vive em águas profundas e raramente vem à superfície. Foi a primeira vez em mais de 130 anos, desde 1879, que um peixe remo foi achado em águas suecas. (Foto: AP)
Em 2011, durante uma pescaria com a mulher, o americano John White fisgou um peixe-espada de 206 quilos a cerca de 50 quilômetros ao sul de Islamorada, no estado da Flórida (EUA). Ele lutou durante cinco horas para conseguiu colocar o peixe no barco.  (Foto: Andy Newman/AP)Em 2011, durante uma pescaria com a mulher, o americano John White fisgou um peixe-espada de 206 quilos a cerca de 50 quilômetros ao sul de Islamorada, no estado da Flórida (EUA). Ele lutou durante cinco horas para conseguiu colocar o peixe no barco. (Foto: Andy Newman/AP)
Em 2011, o garoto americano Garrett Frost teria fisgado o achigã mais velho do estado de Montana (EUA). O mesmo peixe havia sido fisgado em 1997 e contava com uma marca de identificação, segundo o departamento de vida selvagem do estado.  O biólogo Mark Deleray acreditava que o peixe tivesse 19 anos de idade, pois, em 1997, quando foi capturado pela primeira vez, a estimativa era que tivesse 5 anos. (Foto: AP)Em 2011, o garoto americano Garrett Frost teria fisgado o achigã mais velho do estado de Montana (EUA). O mesmo peixe havia sido fisgado em 1997 e contava com uma marca de identificação, segundo o departamento de vida selvagem do estado. O biólogo Mark Deleray acreditava que o peixe tivesse 19 anos de idade, pois, em 1997, quando foi capturado pela primeira vez, a estimativa era que tivesse 5 anos. 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conceito Ortomolecular, equilíbrio!







Conceito Ortomolecular...

Exorcize os Fantasmas inexplicáveis em seu 

equilíbrio, alimentação, saúde, longevidade!




Área da medicina, recentemente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, através da resolução 1938/2010. Baseia-se principalmente no equilíbrio bioquímico do organismo, no controle dos fenômenos oxidativo (formação de radicais livres e do stress oxidativo), controle de intoxicações crônicas seja ela por excesso de minerais (ex: ferro, cobre), presença de metais tóxicos (ex.: chumbo, mercúrio, alumínio), agrotóxicos, pesticidas ou aditivos alimentares, além de atuar na correção nutricional e de hábitos de vida e na reposição medicamentosa das deficiências de nutrientes.



Para entendermos o que é um radical livre temos primeiro que sabermos que: Toda molécula está formada por um núcleo repleto de cargas positivas (prótons), rodeado por órbitas onde giram cargas negativas (elétrons), e cuja característica principal é ter sua órbita externa com um número pareado de elétrons.

Denomina-se radical livre toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, fora de seu nível orbital, gravitando em sentido oposto aos outros elétrons. Este elétron livre favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos, inclusive com moléculas orgânicas.


O oxigênio molecular (O2) é um birradical de 16 elétrons que, embora apresentem um elétron não emparelhado na última camada de cada átomo, é estável porque este elétron gravita na mesma direção, impedindo o O2 de agir como radical livre. Esta condição lhe confere características de potente oxidante, ou seja, receptor de elétrons de outras moléculas.




Se ocorrer a entrada de energia, os elétrons não pareados tomam direção oposta, formando então uma molécula extremamente reativa chamada de radical livre de oxigênio.





Em nosso corpo este processo acontece principalmente na mitocôndria, organela celular responsável pela produção de ATP, num processo denominado de cadeia respiratória. Nessa cadeia respiratória, 98% do O2 são transformados em água, porém os 2% restantes são transformados em um radical livre denominado superoxido (radical livre derivado do oxigênio).



Este processo acontece quando a mitocôndria deixa escapar um elétron da cadeia respiratória que é então captado pelo oxigênio

Os antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado pelos radicais livres, que podem levar a disfunção das células e o aparecimento de problemas como as doenças degenerativas crônicas. O papel do antioxidante é bloquear as reações de oxidação e proteger as membranas e outras partes da célula. Eles podem ter como origem as vitaminas, os minerais, substancias vegetais, pigmentos naturais ou terem origem no próprio organismo como é o caso de algumas enzimas.





Temos em nosso organismo um equilíbrio entre a formação de radicais livres e o nível de antioxidantes, quando este equilíbrio é rompido seja por falta de antioxidantes ou por aumento na produção de radicais livres temos o que denominamos de stress oxidativo.

Stress oxidativo


Este desequilíbrio pode ocorrer em qualquer hora de nossas vidas e pode ser conseqüência de uma má alimentação, um aumento do stress diário, por sedentarismo, por inflamações, por infecções, pelo abuso de cigarro, por noites mal dormidas ou seja por infinitos motivos, não importa; o que importa é que quando temos um aumento na produção de radicais livres sem que haja um nível adequado de antioxidantes vai ocorrer lesão na célula em primeiro lugar numa organela que se denomina mitocôndria o que causa uma diminuição na produção de energia celular, e posteriormente estes radicais livres irão atacar o núcleo celular. Quando isto ocorre, a célula pode escolher uma das duas alternativas: ou ela se mata, num processo denominado de apoptose e quando este processo ocorre em grande quantidade temos a formação das doenças crônicas degenerativas pois haverá lesão no tecido e portanto no órgão; ou, numa segunda opção ocorre a transformação do DNA celular o que transforma esta célula numa célula diferente que se não barrada pelo organismo dará origem a diversos tipos de cânceres.







Por todos estes motivos o processo oxidativo vem sendo estudado exaustivamente e tem sido feitas pesquisas para que possamos medir o nível do stress oxidativo na pessoa e desta forma tentarmos quantificar este processo e atuarmos então de maneira preventiva.
Dentre os exames que medem o stress oxidativo temos:
1) Método HLB, que foi criado em 1979 no laboratório da American Biologics Institute, na Califórnia, EUA, por Robert Bradfort e colaboradores e consiste na avaliação microscópica de uma gota de sangue coagulada em campo escuro. Bradfort e sua equipe observaram que os radicais livres influenciam o processo de coagulação o que se traduz na microscopia pelo aparecimento de imagens brancas que são resultado da formação de uma fibrina solúvel, quando este indivíduo é sadio estes espaços são pouco observados pois neste caso a fibrina é solúvel compactando desta forma a gota de sangue.
Gota de sangue normal, observe que a mesma é compacta e que não há a formação de espaços vazios (brancos) o que condiz com um baixo stress oxidativo segundo Bradfort.
Gota de Sangue alterada, observe a formação de grande número de espaços vazios, o que segundo Bradfort corresponde à um aumento do stress oxidativo.



2) MDA : A dosagem do malondialdeido (MDA) é um método muito simples que pode ser feito no consultório através de Kits próprios, utilizando urina aquecida e mistura após com ácido tiobarbitúrico (TBA), o que irá resultar numa reação colorimétrica que conforme a intensidade nos revela o grau de peroxidação lipídica, uma fase importante na cadeia do stress oxidativo. O MDA pode também ser medido no sangue.








segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cinegrafista filma tornado de fogo na Austrália, No Brasil também acontece...






Cinegrafista filma tornado de fogo na 


Austrália. Veja o vídeo...

O tornado foi registrado por um cinegrafista na Austrália
O tornado foi registrado por um cinegrafista na Austrália Foto: 
Reprodução


Um cinegrafista de 52 anos registrou imagens fascinantes de um tornado de fogo em Alice Springs, na Austrália. O fenômeno é um dos mais raros da natureza. Chris Tangey filmou o redemoinho de 30 metros de altura a apenas 300 metros de distância, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal britânico Daily Mail.
O tornado ocorre quando uma coluna de ar quente subindo entra em contato com algum foco de incêndio no chão. Esses redemoinhos normalmente duram cerca de dois minutos. Mas o fenômeno registrado por Tangey chegou a durar mais de 40 minutos.
— Ouvi um homem gritando ‘que diabos é isso?’ e, quando me virei, vi um redemoinho de fogo de 30 metros de altura. O barulho era o de um avião caça nos céus— disse Tangey.
Além de raro, o fenômeno pode ser perigoso. Desta vez, ninguém ficou ferido. Mas registros históricos apontam que, em 1923, um turbilhão de fogo surgiu durante terremoto no Japão, matado 38.000 pessoas em apenas 15 minutos.


TORNADO DE FOGO, CHUVA NO RS E SECA NO RESTO DO BRASIL

A umidade relativa do ar chegou a 16% na tarde da terça-feira na cidade de São Paulo. Não chove há 19 dias e o acúmulo pluviométrico em agosto é de apenas 0,6 mm. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou uma nova listagem que amplia para 70% dos municípios paulistas a proibição de queimar, a qualquer hora do dia, a palha proveniente da cana de açúcar. À relação inicial, que citava 389 cidades, foi adicionada uma ampliação de 67 cidades. No interior, Um raro tornado de fogo foi filmado no município de Araçatuba. O fenômeno foi causado pelo vento forte e seco que agrava os incêndios (reprodução Rede Globo).


O que aconteceu em Araçatuba não pode ser chamado de dust devil ou o tornado clássico. O primeiro é de poeira e o segundo não tem fogo. Os nomes em inglês são fire whirl, fire devil ou fire tornado. Preferimos esta última opção, a mais popular, detornado de fogo. Trata-se de um evento raro e que ocorre sob condições especiais. Eles se formam com o movimento ascendente do ar pelo calor (updraft) e pela convergência de vento resultante dos incêndios. Em regra, têm altura de 10 a 50 metros e um largura de poucos metros com pequena duração. Raros são os casos de tornados de fogo extensos e de longa duração. Veja um exemplo de um incrível tornado de fogo fotografado no exterior.


O Brasil Central segue seco e muito quente. Não chove há 90 dias em Brasília e os focos de fogo se proliferam no Distrito Federal. Em Minas Gerais, só nos primeiros 10 dias deste mês, houve 930 focos de incêndio, contra 484 no mesmo período de 2009. O fogo consome a Serra do Igarapé (reprodução O Estado de Minas).

AS ALEGRES PIN AP'S QUE ANIMARAM JOVENS E SOLDADOS NAS MAIS DIVERSAS OCASIÕENS E CONFLITOS DEPRESSIVOS...

 Nos anos 40 e 50, era passatempo entre os soldados americanos pendurar (em inglês, pin-up) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos

O que é uma pin-up?

No começo, lugar de pin-up era na parede. Nos anos 40 e 50, era passatempo entre os soldados americanos pendurar (em inglês, pin-up) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos. Eram fotos mais para concurso de camiseta molhada do que Brasileirinhas, mas que constituíam um incentivo para as tropas. 
Com o tempo, foi se estabelecendo um padrão específico. Pin-up passou a ser necessariamente uma mulher volup-tuosa, com ar clássico e retrô e muito feminina,E o termo deixou de se resumir a fotos: ilustrações de pin-ups passaram a ser utilizadas em estampas, quadros e na publicidade. Marilyn Monroe chegou a começar como pin-up,Cabelo vintage, pele alva, batom vermelho e uma postura provocante, porém com algo de ingênuo, estão no manual da pin-up moderna. Gwen Stephany e Katy Perry adotaram o rótulo temporariamente.





















terça-feira, 11 de setembro de 2012

“QUANDO QUE UM MILAGRE CAUSA O EFEITO DESEJADO?”


Colaboração do meu amigo e Pastor...
  • “QUANDO QUE UM MILAGRE CAUSA O EFEITO DESEJADO?”

    Mateus 11: 20-23

    O ministério de Cristo foi pautado por duas necessidades básicas da geração de seus dias e permanecem até hoje. Ele iniciou sua jornada terrena ENSINANDO ao povo as verdades do Reino de Deus e operando toda sorte de CURAS e MILAGRES entre eles. Mat. 3: 14-17, 23-24.




    A expectativa das profecias messiânicas que havia sobre Ele, indicava que estes dois aspectos de Sua obra seria extremamente importante. Isto por causa das condições precárias das pessoas viviam. Is. 61: 1-3. Naqueles dias o povo era atingido por várias doenças epidêmicas e as condições de saúde eram horríveis fazendo com que vivessem muito pouco tempo.

    Na Palestina do século I reinava um verdadeiro clima de terror. O escritor Richard L. Rohrbaugh, na introdução de um volume sobre “As Ciências Sociais e a Interpretação do Novo Testamento”, trata sobre a expectativa de vida da população neste período da história: “Cerca de 1/3 daqueles que ultrapassavam o primeiro ano de vida (portanto, não contabilizados como vítimas da mortalidade infantil) morriam até os 6 anos de idade. Os 60% dos sobreviventes morriam até os 16 anos. Por volta dos 26 anos 75% já tinha morrido e aos 46 anos, 90% já desaparecido, chegando aos 60 anos de idade uma cifra inferior aos 3% da população” [14].





    É claro que essas informações não estão uniformemente distribuídas por toda a população da época. Os que mais sofriam pertenciam às classes mais pobres das cidades e povoados, já que um pobre em Roma e na Palestina, no século I de nossa era, tinha uma expectativa de vida de 30 anos, quando muito. E o autor acrescenta: “Estudos feitos por paleopatologistas indicam que doenças infecciosas e desnutrição eram generalizadas. Aos 30 anos a maioria das pessoas sofria de verminose, seus dentes tinham sido destruídos e sua vista acabado (...) 50% dos restos de cabelo encontrados nas escavações arqueológicas tinham lêndeas” [15].

    Eles viviam em moradias precárias, condições sanitárias inadequadas, sem assistência médica e com uma péssima alimentação. Olhemos para a audiência de Jesus, que estando com seus trinta e poucos anos de idade, era mais velho do que 80% de sua audiência. Uma plateia doente, desnutrida e com uma expectativa de mais 10 anos de vida, se tanto! As condições de vida dos camponeses palestinos da época de Jesus revela que a violência que sofriam era brutal. Fraudes, roubos, trabalhos forçados, endividamento, perda da terra através da manipulação das dívidas atingiam a muitos. Havia uma violência epidêmica na Palestina. As convulsões sociais eram constantes e muita gente era assassinada ou desapareciam do cenário público, principalmente os que lideravam as revoltas contra o domínio do Império Romano.




  • É nesse tempo que surgiu o grupo dos sicários. Eles eram assim chamados por usarem em suas ações uma adaga curva e curta chamada “sica”. Sua tática era provocar tumultos e desestabilizar o governo através de assassinatos inesperados de personagens importantes. Eles escondiam a sica sob as vestes e misturados na multidão eliminam não só romanos, mas qualquer pessoa que colaborasse com a ocupação estrangeira. Um dos assassinados neste tempo pelos sicários é o sumo sacerdote Jônatas. Foi nos dias dessa geração que Deus escolheu enviar Seu Filho ao mundo e Ele viveu exposto a todas essas situações e ameaças.

    Cristo se movia sempre com extrema compaixão e amor pelas pessoas. Mat. 14: 14. Quando ensinou o Sermão da Montanha Mateus 5,6 e 7, Ele estava apresentando ao povo soluções políticas e sociais que já estavam inseridas na Lei de Moisés, mas há muito vinha sendo distorcida pelos religiosos que traduziam erradamente a Palavra de Deus para eles. Ele disse que não veio para destruir a Lei, mas para cumprir. Mat. 5: 17-18. Ao fazê-lo, Ele inaugurou a lei do espírito e vida que poderia libertar aquelas pessoas de uma maneira completa e absoluta. Rom. 8: 1-4. Durante o tempo que ensinou as multidões, Jesus realizou milagres extraordinários como demonstração do poder de Deus que existe permanente em Sua Palavra. Mat. 8: 16.




    Os milagres são uma necessidade e eles precisam acompanhar a vida daqueles que tem fé em Cristo. Quando as pessoas ouvirem uma verdadeira Palavra de Deus haverá um testemunho da parte Dele para confirmá-la. Mas estamos falando do tipo de milagre que afeta não apenas as pessoas em suas profundas necessidades pessoais, mas transforma toda uma sociedade corroída pelo câncer da incredulidade e ausência de Deus. Mar. 7: 29; 16: 20; Luc. 4: 36; At. 14: 3.



  • A mensagem de Cristo não traz apenas uma esperança eterna, ela também possibilita à raça humana viver em um estilo de vida que é agradável a Deus e cria resultados. A mesma Palavra que se sobrepôs ao caos existente daqueles dias e levantou um povo que transformou várias gerações é poderosa para operar em nossas vidas hoje. Atos 2: 40-27; 4: 24-35; Hebreus 2: 1-4.

    FATEM / SECAM / IFPT / SEMIBE

Imagens mostram como as drogas afetam o seu cérebro! Alerta real e desinteressado...Isso é VERDADE...



Em diferentes escalas, drogas lícitas e ilícitas modificam diversas regiões do cérebro, alterando o seu comportamento e causando danos à saúde.


Imagens mostram como as drogas afetam o seu cérebroCérebro durante o efeito de cogumelos. (Fonte da imagem: io9)
Um grupo de cientistas publicou nesta semana um estudo na Proceedings of the National Academy of Sciences em que analisa como o cérebro se comporta sob a influência de psilocibina, substância química alucinógena encontrada em cogumelos. O estudo tinha como objetivo ainda analisar o quão impactante podem ser as drogas lícitas e ilícitas em áreas específicas do cérebro.
O trabalho foi conduzido pelo neuropsicofarmacologista David Nutt e contou com 30 voluntários. Todos eles receberam uma dose intravenosa de 2 mg de psilocibina, quantidade considerada moderada e que pode ser comparada a uma dose oral de 15 mg.
As regiões em azul na imagem acima mostram as áreas que foram afetadas e que tiveram a sua atividade diminuída durante o efeito da substância. A pesquisa ajuda a desvendar um mito de que drogas do gênero “expandem” os limites da mente durante uma “viagem psicodélica”.
Na verdade, o que acontece é exatamente o oposto. A sensação percebida pelo usuário durante o efeito nada mais do que o impacto direto da substância agindo em determinadas regiões do cérebro, que têm as suas funções limitadas. Com áreas sendo restringidas cognitivamente, as demais tentam se adaptar e assumir funções que não são suas. O resultado é um funcionamento diferente e, por conta disso, perceptível de maneira distinta.

Outras drogas

Imagens mostram como as drogas afetam o seu cérebroCérebro durante o efeito de maconha. Áreas em vermelho mostram regiões afetadas. (Fonte da imagem: io9)
A mesma situação pode ser percebida durante o uso de outras drogas, embora em escalas e regiões diferentes. Testes realizados com consumidores de bebidas alcoólicas, cigarro e maconha comprovam que determinadas áreas se tornam menos ativas.
A sensação de alteração sensorial se dá justamente em razão da privação de algumas áreas e o consequente “auxílio” das áreas não afetadas. Em outras palavras, seu cérebro tenta se adaptar a uma situação anormal de funcionamento.
Déficit de atenção e perda de memória são características comuns a todos os usuários de drogas lícitas e ilícitas. O que acontece, em alguns casos, é que o uso excessivo faz com que o cérebro crie vínculos adaptados permanentes, substituindo a atividade de regiões afetadas pelo funcionamento parcial mantido por outras.
Obviamente, há uma perda no processo. Em outras palavras, seja qual for a droga em questão, o tão desejado efeito da “viagem” nada mais é, grosso modo, do que a privação de determinadas áreas do cérebro, o que a longo prazo pode provocar danos irreversíveis...

Um lembrete que ajudará quem tem dúvidas sobre seus efeitos...

viciado-drogas
Fotos com diferença de 7 anos
viciado-drogas3
Diferença de 3 anos
viciado-drogas4
Diferença de 3 anos
viciado-drogas5
Diferença de  4 anos
viciado-drogas6
Diferença de 2 anos
viciado-drogas7
Diferença de 4 anos