sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NOSSO ORGULHO. Conheça as ‘superfrutas’ encontradas na Mata Atlântica que pesquisadores tentam salvar da extinção.




Se você já bebeu um suco de ubajaí, degustou um araçá-piranga ou já provou uma cereja-do-rio-grande, parabéns. É um dos felizardos que conhece estas frutas raras da Mata Atlântica, com efeitos tão positivos para a saúde que cientistas brasileiros apostam nelas como candidatas a novas "superfrutas" da moda.
Pesquisas feitas em parceria pela Unicamp e pela USP, determinaram que cinco espécies nativas do Brasil são ricas em antioxidantes e têm alta eficiência anti-inflamatória no organismo - comparável à de estrelas do mercado de alimentos saudáveis, como o açaí e as frutas vermelhas tradicionais (morango, mirtilo, amora e framboesa).
Mas para conseguir estudar o araçá-piranga (E. leitonii), a cereja-do-rio-grande (E. involucrata), a grumixama (E. brasiliensis), o ubajaí (E. myrcianthes) e o bacupari-mirim (Garcinia brasiliensis), os pesquisadores precisaram da ajuda de "colecionadores de frutas" do interior de São Paulo, já que elas são tão pouco conhecidas e consumidas que, em alguns casos, estão ameaçadas de extinção.
Um deles é o "frutólogo" Helton Josué Muniz, que cultiva quase 1,4 mil espécies de frutas raras e exóticas em sua fazenda em Campina do Monte Alegre, à oeste da capital paulista.
"Queríamos trabalhar com frutas nativas e foi uma dificuldade encontrar onde elas estavam plantadas", disse à BBC Brasil Severino Matiasde Alencar, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), um dos autores do estudo.
"Hoje, o mercado para este tipo de superalimentos é o que mais cresce no mundo, principalmente o americano. E os pesquisadores de lá ficam assustados quando veem que a gente tem uma grande biodiversidade de frutas que poderíamos apresentar ao mundo e ainda não apresentamos."
Uma análise das folhas, das sementes e dos frutos destas cinco espécies - que ocorrem em toda a Mata Atlântica, mas têm sido mais encontradas no Sudeste e no Sul - mostrou que elas podem ser consideradas "alimentos funcionais", também conhecidos como superalimentos.
Além de altos teores de substâncias antioxidantes, elas também possuem ação anti-inflamatória no organismo.
"Os alimentos funcionais são aqueles que, além da função nutritiva, podem ajudar a prevenir doenças crônicas, como problemas do coração, diabetes e câncer", disse à BBC Brasil Pedro Rosalen, da Faculdade de Odontologia da Unicamp em Piracicaba, também autor do estudo.
Estudos sobre as espécies, financiados pela Fapesp, já foram publicados nas revistas científicas Plos One e Journal of Functional Foods.

'Novo açaí'

O principal objetivo da pesquisa com novas frutas, segundo Rosalen, era encontrar "novos açaís" - frutas nativas e altamente nutritivas que pudessem trazer resultados científicos e econômicos para o Brasil.
"Nosso alvo eram as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias por que esta é uma grande necessidade da indústria farmacêutica. No futuro, queremos isolar e identificar as moléculas ativas que fazem parte dessas frutas, que podem se tornar medicamentos importantes", afirma.
Substâncias antioxidantes inibem a formação de radicais livres - moléculas reativas de oxigênio que são geradas naturalmente pelo organismo ou estimuladas por fatores externos, num processo que causa envelhecimento e morte celular.
Ao longo do tempo, o bombardeio de radicais livres em algumas estruturas orgânicas pode contribuir para doenças como câncer, e artrite. O corpo humano produz antioxidantes naturais, mas não o suficiente para neutralizar completamente o processo.
A ação dos radicais livres também está relacionada com inflamações no organismo - daí a importância de substâncias que também atuem como anti-inflamatórios, explica Rosalen.
"Quando há uma inflamação, o corpo libera uma série de sinalizadores que atraem as células brancas do sangue para fazer a defesa. Mas geralmente essa migração é exacerbada e aumenta o processo inflamatório, produzindo mais destruição."
"Descobrimos que as substâncias químicas presentes nas frutas impedem que uma quantidade exagerada de células de defesa cheguem ao local da inflamação. Por conta disso, temos um processo mais controlado. Não é que o corpo se defende menos, mas se defende na medida certa", diz.
De acordo com os pesquisadores, a ação das frutas - se consumidas frequentemente - pode retardar os processos inflamatórios que causam doenças como diabetes, arteriosclerose e mal de Alzheimer, por exemplo.

'Berries' brasileiras.

Segundo Alencar e Rosalen, a grumixama e a cereja-do-rio-grande, frutas pequenas e vermelhas, se destacam em relação às demais nas propriedades antioxidantes.
"Elas são como berries (como algumas frutas silvestres vermelhas são chamadas em inglês) brasileiras. São fusões da cereja com a amora. Doces, mas com um teor de ácido ideal. São minhas preferidas", diz Severino Alencar.
A cor vermelha ou arroxeada das frutas, explica, é dada por um grupo de compostos, as antocianinas, cuja presença normalmente indica a eficiência no combate aos radicais livres.
Já o araçá-piranga - amarelado e mais ácido que os demais - tem o maior potencial anti-inflamatório, de acordo com Pedro Rosalen. "Ele reduziu a migração de células de defesa em 62%, um índice muito alto para uma fruta."
As cinco espécies estudadas são consideradas raras atualmente, e o araçá-piranga é considerado ameaçado de extinção. Há outras 14 em estudo pela equipe coordenada pelos pesquisadores.
"Poucas das frutas que consumimos hoje são nativas do Brasil: abacaxi, maracujá, caju e goiaba. E a Mata Atlântica já está no limiar do seu equilíbrio ecológico. É urgente estudarmos as frutas deste e de outros biomas", justifica Alencar.
Agora, a equipe de cientistas quer expandir o cultivo das cinco frutas entre pequenos agricultores e, com mais ambição, para o agronegócio. Para isso,pretendem se dedicar ao melhoramento genético das espécies.
"Compramos maçãs iguaizinhas umas às outras porque em determinado momento foi feita a domesticação da fruta. Isso é necessário para que, no futuro, elas sejam produzidas com qualidade e em quantidade."

Procura

Para aumentar o número de produtores das novas superfrutas, os cientistas acreditam que a parceria com o Sítio Frutas Raras, do colecionador Helton Muniz, e com outro sítio no interior de São Paulo, é essencial.
"Depois que apresentamos as pesquisas, várias pessoas já nos ligaram perguntando onde podem encontrar essas frutas para consumir. Elas ainda têm um mercado muito pequeno, a ciência tem que mostrar que elas têm um diferencial", diz Alencar.
Muniz, cujo trabalho já foi mostrado em reportagem da BBC Brasil, conta que a paixão por frutas exóticas se transformou em hobby, ganha-pão e até fisioterapia - ele nasceu com um distúrbio neuromotor que dificulta seus movimentos.
Helton Muniz
No sítio, ele cultiva 1.390 espécies, cujas mudas vende para os interessados. O objetivo, segundo ele, é espalhar pelo Brasil moderno as frutas esquecidas pela história da culinária nacional.
"As pessoas até podem ter no quintal, mas não sabem que são frutas comestíveis. Na vida cotidiana, a pessoa pisa em cima da fruta e acha que é veneno. A fruta para elas fica na prateleira do supermercado", disse à BBC Brasil.
Desde os primeiros resultados de Alencar e Rosalen, o "frutólogo" diz que vem aumentando a procura por informações sobre as espécies por e-mail e pelas redes sociais - Muniz responde pessoalmente a todas as mensagens na página do sítio no Facebook.
Ele diz usá-las frequentemente em sucos, geleias, bolos e até bebidas fermentadas caseiras. Mas tem dificuldade de apostar naquela que pode cair no gosto da população como o novo açaí.
"É uma cilada me perguntar qual a minha preferida, porque gosto de todas. Acho que a grumixama é minha favorita. Mas eu também aprecio muito o araçá-piranga, que as pessoas desprezam, porque tem sabor forte. Mas dá para fazer um sorvete delicioso."
O que os cientistas da USP e da Unicamp acabam de descobrir, no entanto, Muniz afirma que já sabia.
"Pelo tipo de fruta já dá para saber se ela é boa ou não. A pesquisa preenche as formalidades do ser humano. É para comprovar isto ou aquilo. Mas pela própria cor da fruta já dá para saber se ela tem antioxidante, se é boa para a saúde. A gente vai aprendendo com o tempo."



quarta-feira, 8 de novembro de 2017

IMPERDÍVEL UM rio diferente que, ao invés de água, é feito de areia.(veja Tudo)




Será verdadeiro o vídeo que mostra um rio diferente que, ao invés de água, é feito de areia correndo em uma forte correnteza?
O vídeo se espalhou no começo da segunda quinzena de novembro de 2015 e nele podemos ver um homem às margens de um rio bastante diferente. No lugar de água corrente, o rio é composto de areia!!!
O texto que acompanha esse filminho afirma que esse rio de areia nasce no Iraque e, nas imagens vemos um homem pegando punhados de areia nas mãos!
Será que esse vídeo, que já teve mais de meio milhão de visualizações no YouTube, é verdadeiro ou falso?





Será que esse vídeo, que já teve mais de meio milhão de visualizações no YouTube, é verdadeiro ou falso?


Imagem relacionada


 No lugar de água corrente, o rio é composto de areia!




Nas imagens vemos um homem pegando punhados de areia nas mãos!




Vídeo mostra um rio de areia no Iraque! Será?


Resultado de imagem para Rio de areia corre como água fotos


Detetive virtual investiga "Rio de Areia" no Iraque
MAIS INFORMAÇÕES

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é verdadeiro, mas o rio não é feito de areia!
Conforme noticiado pelo jornal Al Arabiya, 2015 foi um dos anos em que mais houve ocorrências de chuvas torrenciais na região do Iraque, além de fortes tempestades de granizo naquele país.
Nesse vídeo estamos vendo, na verdade, um rio cheio de pedras de granizo (que, em algumas partes do Iraque chegou cair com o tamanho de uma bola de golfe!!!).
jornal The Huffington Post explicou que esse foi um dos verões mais quentes já registrados, quando os termômetros chegaram a marcar 52º na capital. O calor foi tanto que o Governo teve que decretar 4 dias de feriado.

Conclusão

O rio de areia era, na verdade, uma mistura de água de chuva com pedras de granizo!











10 problemas que não tínhamos antes da internet.



10 problemas que não tínhamos antes da internet.


Que a internet melhorou nossas vidas é um fato. Porém, também é verdade que ela nos trouxe alguns problemas que não tínhamos antes, além de adaptar alguns dos problemas antigos. Veja aqui dez coisas que nossa amada internet ajudou a tornar pior em nossas vidas (mas que nós perdoamos):

10. Medo de viver sem internet
É até estranho pensar que uns 20 anos atrás vivíamos tranquilamente sem internet, mas hoje a ideia de viver sem ela nos causa arrepios.



9. Hackers roubando seu dinheiro
Antigamente a melhor maneira de ver seu dinheiro sumir do banco era através de uma canetada do presidente. Hoje você pode perder toda sua grana (especialmente bitcoins) em minutos graças a ataques de criminosos cibernéticos.



8. Disponibilidade 24 horas
A facilidade que a internet trouxe para a comunicação nos fez ficar sempre disponíveis. Respondemos e-mails à meia-noite, falamos sobre trabalho aos fins de semana no grupo da empresa no Whatsapp. Dificilmente estamos offline atualmente.



7. Não saber do que estão falando
Desde que a internet se popularizou as informações passaram a se alastrar com uma velocidade absurda. Tanto faz se é uma notícia importante ou a nova gíria que tá na moda, em algum momento você acaba se sentindo por fora dos assuntos.



6. Estar sempre atualizado sobre coisas que não te interessam
Lembra daquele tempo em que você desconhecia totalmente a existência de signo ascendente, segunda divisão do campeonato grego ou reality show da RedeTV? Hoje é impossível rolar a timeline do Facebook sem se deparar com alguma informação “útil” dessas.



5. Vazamentos de fotos íntimas
Esse, definitivamente, foi um dos problemas mais sérios que a internet trouxe. Em alguns casos trata-se de ação de hackers, mas em outros é o famoso “pornô de vingança”, quando se espalha fotos do antigo cônjuge em milhares de sites por pura maldade.



4. Quem realmente é seu amigo?
Antigamente nossos círculos de amizade eram menores mas sabíamos com quem podíamos contar (ou achávamos isso, pelo menos). Hoje temos números gigantes nas redes sociais, mas nem reconhecemos muitas dessas pessoas.



3. Rastros registrados
Não importa onde você vá, se você carregou seu smartphone ele registrou exatamente onde você esteve, além de data e horário. O próprio Google, aliás, disponibiliza essa informação para seus usuários.



2. Mãe, virei um meme
Não importa se você fazendo algo trivial como dançar, cortar o cabelo ou assistir um jogo de futebol, ninguém está a salvo de virar um meme de uma hora para outra. E não importa se você gosta ou não, se te transformarem em meme, você o será eternamente.



1. Todos são especialistas em tudo
Não importa se o assunto é mecânica de foguetes ou acasalamento de marrecos, todo mundo tem uma opinião sobre o tema e fazem sempre questão de expô-la. E acabamos lendo cada barbaridade por aí…

Receita de torta de limão: aprenda a fazer doce tradicional em casa.

Resultado de imagem para Torta de limão fotos

Ingredientes
Biscoito de leite triturado (150g)
Manteiga derretida (100g)
Suco de limão (2 xícaras)
Açúcar (3 xícaras)
Gema de ovo (6 unidades)
Clara de ovo (6 unidades)
Maisena (1 xícara)
Raspas de limão (4 colheres)
Como preparar
Resultado de imagem para Torta de limão fotos
Em um recipiente, misture o biscoito e manteiga e mexa com uma espátula até que a massa fique uniforme. Em seguida, forre o fundo de uma forma de torta com a mistura, amassando bem para que fique consistente. Leve ao forno aquecido a 180ºC por 30 minutos.
Resultado de imagem para Torta de limão fotos
Em uma panela, coloque suco de limão, 2 xícaras de açúcar, as gemas de ovo, maisena, as raspas de limão e, com o fogo ligado, misture bem até que atinja textura de creme.
Em outro recipiente, bata as claras de ovo até adquirirem consistência de neve.
Em outra panela, acrescente 1 xícara de açúcar, ½ xícara de água e ferva até caramelizar. Em seguida, misture o caramelo às claras em neve e bata.
Recheie a massa da torta com o creme de limão, cubra com as claras em neve e finalize com raspas de limão.




terça-feira, 7 de novembro de 2017

ÓCULOS EMBAÇADOS? Deixe as lentes de seus óculos sempre limpinhas.




Não tem coisa mais chata do que óculos embaçados.


Às vezes, aquele paninho de flanela acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Isso acaba forçando demais a visão e, por isso, devemos sempre reservar um tempinho para fazer uma limpeza adequada das lentes.

Resultado de imagem para Oculos limpos fotos

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como manter seus óculos sempre limpos. Mas tudo depende do material do qual é feito, então, antes de usar em suas lentes, faça um teste para verificar a compatibilidade.
Bicarbonato de sódio

Basta misturar com água e mexer até se formar uma pasta. Depois, aplique nas lentes fazendo movimentos circulares. Enxágue com água corrente e fria.
Creme dental

Imagem relacionada
Use sempre o creme dental branco para manter seus óculos sempre limpos. Ele é ótimo removedor de arranhões e sujeiras difíceis. Da mesma forma que o bicarbonato, ele também pode ser aplicado diretamente no vidro, em movimentos circulares e depois lavado com água corrente.
Pasta de dentes e lápis branco de olho

Se suas lentes estiverem muito arranhadas, há também uma solução muito simples para isso. Com a ajuda de um lápis de olho de cor branca, cubra os arranhões com a ponta do lápis, tomando o cuidado de passar só sobre os arranhões. Depois, passe o creme dental (atenção: deve ser o branco) nos dois lados das lentes. Use um chumaço de algodão para realizar essa operação. Faça movimentos circulares por cerca de 3 minutos em cada lente e em seguida, lave-as com água corrente.

Encontro emocionante com tantos amigos de longa data." Encontro dos Anos 60". Festa muito bem organizada tudo perfeito.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

       
" Encontro dos Anos 60".
João Eli Cassab. 
Evento maravilhoso, que se estendeu até o dia seguinte. Foram horas que passaram rapidamente, recheadas das mais expressivas emoções que se renovavam em cada abraço, cada conversa, um filme do que foi nossa adolescência, mocidade, marcada por fatos que passaram e que as cenas voltando nas conversas, nos encheram de prazer. Haja coração para tantas emoções. Tudo passou muito rápido, ficando um gostinho de quero mais. 
Tudo foi muito envolvente, amigas (os) queridos felizes descontraídos ate o final da festa. Ao findar veio aquela sensação de vazio, uma pena! O consolo é esperar o próximo encontro, para que possamos nos ver novamente. 
Agradeço a todos os queridos amigos de perto ou longe que estiveram ali conosco, um muito obrigado a todos os que incansáveis e determinados se doaram de corpo e alma para que tudo fosse tão maravilhoso. O encontro ficará para sempre em nossos corações. Peço a Deus que nos abençoou em tudo, que continue nos permitindo coexistir participar deste grupo, de verdadeiros heróis, vencedores que tivemos a honra de contracenar, nesta película chamada "Vida". Um beijo no coração de cada um destes queridos e amados amigos para sempre.
Jose Luiz Buschinelli Carneiro
5 de novembro às 10:59
Incrível, ontem na festa dos anos 60, tivemos a maior demonstração de carinho entre pessoas que conviveram a década, gente de todos os lugares, distantes e próximos foi uma torrente de abraços e mata saudades de ocasiões divididas que se não estavam na lembrança de alguns, estavam na lembrança de outros. Obrigado gente pelos belos e agradáveis momentos em que voltamos no tempo e renovamos as esperanças, principalmente nas almas que fazem muita falta neste universo.
Você, Jane Bueno de Camargo, Amelia Ferreira e outras 74 pessoas
Comentários
Elisa Fleury
Elisa Fleury Eu é que agradeço o amor e carinho que vocês todos da equipe organizadora nos deram doando horas de suas vidas para nos proporcionar esta noite encantadora!!!! Muita gratidão!! 🙏🙏🙏😘😘😘😘
Curtir · Responder · 5 · 5 de novembro às 11:06
Remover
Carmen Alice Brunini
Carmen Alice Brunini Quero ver as fotos. Bjs
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 11:09
Remover
Roseana Schmidt Trippe
Roseana Schmidt Trippe Infelizmente pela primeira vez não pude comparecer mas estava com vocês no meu coração. Gostaria de ver as fotos. Bjs á todos!!!
Curtir · Responder · 4 · 5 de novembro às 11:11
Remover
Beatriz Ferreira
Beatriz Ferreira O encontro foi maravilhoso!!!! Obrigada a vcs organizadores que nos proporcionaram tantas emoções....👏👏👏👏💕💕💕💕
Curtir · Responder · 5 · 5 de novembro às 11:14
Remover
Guida Freitas respondeu · 2 Respostas
Maria Cristina Passoni
Maria Cristina Passoni Foi um encontro emocionante!!parabens aos organizadores,os presentes pena dos q não puderam comparecer!!😍😍😍😍😍😍
Curtir · Responder · 7 · 5 de novembro às 11:19
Remover
Lucia Billi
Lucia Billi 😢
Curtir · Responder · 2 · 5 de novembro às 11:37
Remover
Marcia Regina Büll Haik
Marcia Regina Büll Haik Que pena tbm nao foi possível ,mas que bom que foi um sucesso
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 12:10
Remover
Regina Helena Miléo
Regina Helena Miléo Parabéns aos organizadores. A festa estebe ótima. Um abraço.
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 13:08
Remover
Giselda Cartolano
Giselda Cartolano Muito obrigada a todos os organizadores! Tudo esteve ótimo !
Curtir · Responder · 4 · 5 de novembro às 13:58
Remover
Maria Regina Negreiros
Maria Regina Negreiros \faço eco à Giselda. Parabéns pela organização. Estava muito bom!
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 14:27
Remover
Jane Bueno de Camargo
Jane Bueno de Camargo Parabéns aos organizadores. Estava ótima.
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 14:43
Remover
Maria De Lourdes Giô Giovannini
Maria De Lourdes Giô Giovannini A equipe de organizadores se superou; estava delicioso! Parabéns a você, Jose Luiz, e a todos que se dedicaram a fazer esse Encontro acontecer.
Curtir · Responder · 3 · 5 de novembro às 15:47
Remover
Itamar Maria Karan
Itamar Maria Karan Parabéns a todos vocês pela organização do estava simplesmente maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Curtir · Responder · 2 · 5 de novembro às 15:59
Remover
Iracema Albuquerque
Iracema Albuquerque Foi muito bom rever os amigos. Foram momentos inesqueciveis. Abracos a todos.
Curtir · Responder · 5 · 5 de novembro às 18:10
Remover
Antonio Hellmeister de Oliveira
Antonio Hellmeister de OliveiraAdministrador do grupo Zé Luiz. "Summer Rain". Como um tarde de verão...Perséfone(Deusa da primavera), assim quis que fizéssemos o Encontro, e convocou, Apolo(deus da música e da arte), 80´Rocks, assim seria na noite. Mas Zeus, Deus dos deuses, não concordando com a única geração que há 50 anos, se eleva sobre todas, convocou Thor e Éolo, transformassem a noite em tempestade, pra aqueles jovens mortais, na noite desafiadora, não teimassem em serem deuses...Mas, Hebe, a Deusa da juventude eterna, foi mais forte e vencemos, e por mais uma vez, fizemos acontecer. Clio a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. Por, Morfeu, o deus do sonho, convoca Nice, a deusa da Vitória!!! Forever Young - dance muito..."O Paraiso pode esperar, estamos observando o céu"!
Curtir · Responder · 9 · 5 de novembro às 21:40 · Editado
Remover
Maria Regina Negreiros respondeu · 2 Respostas
Silvia Elisabete Magalhaes
Silvia Elisabete Magalhaes A noite foi maravilhoso, com toda aquela chuva, conseguimos superar,
E mais uma vez vencemos.
🍾🥂🍾🥂👏👏👏😘❤️😍😍😍😍😍😍
Curtir · Responder · 6 · 5 de novembro às 21:02
Remover
Eduardo Inforzatohttps://scontent.fgru5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/23231280_10208094335275246_7153124393715315438_n.jpg?oh=56faf4462520686317dbc33bd15dbd59&oe=5A617E00
Eduardo Inforzato Encontro emocionante com tantos amigos de longa data. Festa muito bem organizada tudo perfeito e o melhor: comemorar amizade com pessoas tão caras é uma volta ao melhor tempo de nossas vidas. Obrigado amigos organizadores, vocês são demais! Quem não foi perdeu....
Curtir · Responder · 6 · 5 de novembro às 21:11
Remover
Silvia Elisabete Magalhaes
Silvia Elisabete Magalhaes Festa de Arromba!!!!
Curtir · Responder · 8 · 5 de novembro às 22:20
Remover
Carmen Alice Brunini respondeu · 1 resposta
Jane Bueno de Camargo
Jane Bueno de Camargo Amm
Excelente !!!!
Curtir · Responder · 4 · 5 de novembro às 22:39
Remover
MAria Belén Salazar Posso
MAria Belén Salazar Posso Vc sempre inspirado! Que Clio convoque Hebe e Morfeu para o ano que vem Nice brilhar com a vitória do novo encontro apesar de Zeus, Thor e Eolo, pois nós somos como Prometeu, nos renovamos constantemente seja no f´sico como na alma!!!!!! Obrigada a todos os organizadores que fizeram nossa alegria e felicidade! Beijos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna





Encontro dos Anos 60. Por uma arte da vida, teimamos sempre em viver. E ser do passado, é nunca abandonar a arte de viver.. Foto - Mayra Hellmeister. — em  Clube de Campo Rio Claro.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna





A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna